A página de Tempo de Execução mostra as informações sobre as bibliotecas de tempo de execução. Quando empacotados, os plug-ins da plataforma entregam todas suas classes Java em bibliotecas JAR.
Você também pode determinar as regras de exportação para suas bibliotecas. Por padrão, nenhuma classe em suas bibliotecas pode ser vista por outros. Isso é apropriado caso não haja a intenção em estender o plug-in. Se for preciso que suas classes estejam visíveis para outros plug-ins, as bibliotecas devem ser exportadas. É possível exportar a biblioteca inteira ou apenas um subconjunto de pacotes.
A primeira vez que uma classe é acessada a partir de uma das bibliotecas de plug-in no tempo de execução, o plug-in fica ativo. No 3.0, esta ativação é seletiva. É possível especificar as condições quando o plug-in deve ser ativado no tempo de execução, além disso, reduz potencialmente despesas e área de cobertura da memória. Esta funcionalidade está disponível apenas para plug-ins que possuem um arquivo manifest.mf do pacote OSGi. No entanto, se deseja ter vantagens desta funcionalidade, o PDE fornece um link na seção Ativação do Plug-in que irá criar o arquivo manifest.mf para o seu plug-in com todo o conteúdo correto na transferência.