Criando o projeto de plug-in

É possível utilizar qualquer IDE de Java que você desejar para construir plug-ins Eclipse, mas passaremos pelas etapas de construção do plug-in com o IDE Java do Eclipse, já que este é o caso típico.  Se você ainda não está familiarizado com o workbench do Eclipse e o IDE Java, consulte o Guia do Usuário de Desenvolvimento Java para obter explicações adicionais das etapas que estamos seguindo.  Por enquanto, vamos nos concentrar no código, não na ferramenta.  No entanto, existem algumas logísticas do IDE para iniciar.

Criando seu projeto de plug-in

Será necessário criar um projeto que contenha o seu trabalho. Aproveitaremos algumas das facilidades de geração de código do PDE (Plug-in Development Environment) para ter um gabarito no qual começar. Isso irá configurar o projeto para gravar o código Java e gerar um arquivo de manifesto do plug-in padrão (explicado em breve) e uma classe para guardar a visualização.

  1. Abra o assistente Novo Projeto... (Arquivo > Novo > Projeto...) e escolha Projeto de Plug-in da categoria Desenvolvimento de Plug-in e clique em Avançar.
  2. Na página Projeto de Plug-in , utilize com.example.helloworld como o nome para o seu projeto e marque a caixa para Criar um projeto Java (esse deve ser o padrão). Clique em Avançar para aceitar a estrutura de projeto Java padrão.
  3. Na página Conteúdo do Plug-in, verifique as configurações padrão. O assistente definecom.example.helloworld como o id do plug-in.  O assistente também irá gerar uma classe de plug-in para o seu plug-in e permitirá suprir informações adicionais sobre a contribuição para a UI. Esses padrões são aceitáveis, então clique em Avançar.
  4. Na página Gabaritos, marque a caixa para Criar um plug-in utilizando um dos gabaritos. Em seguida, selecione o gabarito Plug-in com uma visualização. Clique em Avançar.
  5. Desejamos criar um plug-in mínimo, então neste momento precisamos alterar as configurações padrão para manter as coisas da forma mais simples possível. Na página Configurações da Visualização Principal, altere os padrões sugeridos conforme a seguir: Configurações da visualização de plug-in
  6. Na página Visualizar Recursos, desmarque todas as caixas para que nenhum recurso extra seja gerado para o plug-in. Clique em Concluir para criar o projeto e o esqueleto do plug-in.
  7. Quando for perguntado se deseja alternar para a perspectiva de Desenvolvimento do Plug-in, responda Sim.
  8. Navegue para o novo projeto e examine o conteúdo.

A estrutura do projeto do esqueleto inclui vários arquivos e um pacote Java. Os arquivos importantes neste estágio são o arquivo plugin.xml (manifest) e o código fonte Java para o plug-in. Começaremos verificando a implementação para uma visualização e, em seguida, examinaremos o arquivo manifest.

Avisos legais.