Enquanto você desenvolve seu plug-in na área de trabalho, o compilador Java incremental compilará seu código fonte Java e colocará os arquivos *.class no diretório bin do seu projeto PDE. Quando estiver pronto para testar o plug-in, é possível ativar uma instância do workbench de tempo de execução para testar o novo plug-in.
A maneira mais fácil de ativar um workbench de tempo de execução é via link na seção Teste da página Visão Geral do editor manifest do plug-in. Executar->Executar Como->Workbench do Tempo de Execução na barra de menu principal. Isso irá criar imediatamente uma segunda instância de workbench (tempo de execução) que aparecerá em alguns segundos.
Para obter controle total sobre a maneira com que o workbench de tempo de execução será lançado, selecione Executar > Executar... a partir da barra de menu principal. Isso irá tornar visível o Diálogo Ativar Configuração.
Você pode criar várias configurações e fornecer-lhes nomes exclusivos, cada um com parâmetros diferentes. Isso permite que o plug-in seja testado em condições diferentes, simplesmente alternando entre configurações diferentes.
O campo Dados do Espaço de Trabalho defini o espaço de trabalho que será utilizado pelo workbench de tempo de execução. A localização do espaço de trabalho do tempo de execução deve ser diferente do espaço de trabalho da instância do host.
O aplicativo Eclipse padrão é org.eclipse.ui.ide.workbench. Ativá-lo irá resultar no aparecimento de uma segunda instância do workbench cujos plug-ins constituintes são os plug-ins de espaço de trabalho e os plug-ins selecionados na página de preferências Plataforma de Destino.
É possível testar o workbench de tempo de execução utilizando o JRE de sua opção e não precisa ser o mesmo no qual os plug-ins são compilados no espaço de trabalho. Também é possível especificar quaisquer argumentos VM que são apropriados para o teste.
O PDE utiliza os valores especificados na página de preferências Desenvolvimento de Plug-in > Ambiente de Destino para definir os argumentos do programa padrão para a configuração de ativação. Se você alterar manualmente esses valores na configuração, as alterações só afetarão essa configuração específica. As alterações feitas na página de preferências afetarão todas as configurações criadas depois disso.
Pressione Executar. Outra instância de plataforma deve ser aberta. Você verá um item de menu superior chamado "Menu Amostra" com um item único "Ação de Amostra". Selecioná-lo deverá exibir um pop-up do diálogo contendo a frase "Hello, world".