Guia Plug-ins

Ao testar plug-in, você pode gerenciar e selecionar manualmente a lista de plug-ins com a qual deseja ativar na Guia Plug-ins da configuração de ativação.

Guia Plug-ins

 

Opções de Seleção de Plug-in

A opção Ativar com todos os plug-ins do espaço de trabalho e externos ativados é a configuração padrão. Com essa opção, os plug-ins que constituem o aplicativo de tempo de execução do Eclipse que você está ativando são todos plug-ins do espaço de trabalho e todos aqueles explicitamente verificados na página de preferências Janela > Preferências... > Desenvolvimento de Plug-in > Plataforma de Destino. Essa opção exige muito pouca manutenção, já que a lista de plug-ins é mantida pelo PDE e atualizada antes de cada ativação, conforme você cria ou exclui plug-ins no espaço de trabalho. Essa opção é recomendável quando a configuração Programa a Ser Executado na Guia Principal da configuração de ativação está definida como produto padrão ou aplicativo padrão do destino.

Utilizar recursos no espaço de trabalho é uma opção avançada que exige uma configuração especial. Ela só deverá ser utilizada quando você quiser testar ciclos de vida de recursos e deixar o Gerenciador de Atualização no controle da seqüência de inicialização. Consulte a seção Dicas e Sugestões para obter detalhes de como configurar o espaço de trabalho para essa opção.

A opção Escolher plug-ins e fragmentos na lista normalmente é utilizada quando você está testando um aplicativo RCP que utiliza um subconjunto dos plug-ins do espaço de trabalho e do destino. Essa configuração exige manutenção adicional além das outras duas opções, visto ser necessário certificar-se de que a lista de plug-ins selecionados esteja atualizada ao incluir ou remover um plug-in do espaço de trabalho. Há vários botões disponíveis para ajudar a selecionar plug-ins, inclusive um botão Incluir Plug-ins Requeridos. O botão Incluir Plug-ins Requeridos deve ser utilizado muitas vezes para certificar-se de que o subconjunto de plug-ins selecionado esteja completo.

Observe que se um plug-in do espaço de trabalho tiver o mesmo ID de um plug-in de destino, o plug-in do espaço de trabalho será utilizado no lugar de sua contraparte de destino. Esse comportamento se aplica às três opções de seleção de plug-in descritas anteriormente; entretanto, ele pode ser substituído escolhendo a terceira opção, cancelando a seleção de um plug-in do espaço de trabalho e selecionando sua contraparte de destino.

 

Validar Conjunto de Plug-ins

A funcionalidade Validar Conjunto de Plug-ins, que pode ser chamada por meio do botão localizado no canto inferior direito da Guia Plug-ins, analisa o conjunto de plug-ins selecionado para encontrar problemas de inicialização de ativação. Por exemplo, dependências ausentes, ambientes de execução insatisfatórios, filtros de plataforma incompatíveis, são alguns problemas em potencial que podem evitar a execução do plug-in.

Marcando a opção Validar dependências de plug-in automaticamente antes da ativação, o PDE executará a função Validar Conjunto de Plug-ins antes de cada ativação. Se problemas forem encontrados, um diálogo mostrando o erro será exibido para que você examine e tenha a opção de continuar a ativação sem corrigir os problemas ou cancelá-la para corrigi-los. Caso contrário, se nenhum problema for encontrado, a ativação prosseguirá normalmente.