Ativador de Aplicativo do Eclipse

O PDE fornece um ativador de Aplicativo do Eclipse que permite executar e depurar o plug-in ativando um aplicativo do Eclipse separado. Como com todos os outros ativadores no Eclipse (por exemplo os ativadores de Aplicativo Java e Applet Java,...), o ativador de Aplicativo do Eclipse pode ser chamado por meio de um atalho, e suas configurações de ativação são gerenciadas centralmente no Diálogo de Configuração de Ativação.

 

Ativando por um Atalho

Uma maneira rápida de testar um plug-in é ativando um aplicativo separado, nos atalhos de ativação de Aplicativo do Eclipse que estão disponíveis como:

Os atalhos de ativação são sensíveis ao contexto. Se o recurso selecionado for um projeto de plug-in ou um editor de manifesto de plug-in que declara um aplicativo (uma extensão org.eclipse.core.runtime.applications) ou um produto (uma extensão org.eclipse.core.runtime.products), o PDE ativará esse aplicativo ou produto. O conjunto de plug-ins com o qual o PDE ativa é um conjunto mínimo composto apenas do plug-in selecionado e de todos os seus pré-requisitos. Se o plug-in selecionado contiver uma extensão de produto e uma de aplicativo, a extensão de produto terá precedência.

Se o plug-in selecionado não contiver uma extensão de produto ou uma de aplicativo, o PDE ativará o produto padrão conforme definido na chave eclipse.product do arquivo config.ini que se encontra no diretório ${target_home}/configuration. ${target_home} se refere ao local da plataforma de destino conforme especificado na página de preferências Windows > Preferências... > Desenvolvimento de Plug-in > Plataforma de Destino. Se o produto padrão for ativado, o conjunto de plug-ins utilizado na ativação será todos os plug-ins do espaço de trabalho e todos os que são verificados na página de preferências Plataforma de Destino. Plug-ins de destino cujo ID entra em conflito com o ID de um plug-in do espaço de trabalho não são incluídos na configuração de ativação.

O PDE cria uma nova configuração de ativação de Aplicativo do Eclipse e a pré-configura com os padrões adequados. Isso é feito somente quando necessário - não toda vez que um atalho de ativação de Aplicativo do Eclipse é chamado. O PDE procura em primeiro lugar as configurações de ativação de Aplicativo do Eclipse existentes e reutiliza aquela que já está associada ao produto ou aplicativo que está sendo ativado. Se houver várias configurações de ativação existentes associadas ao produto ou aplicativo que está sendo ativado, o PDE exibirá um diálogo contendo todas as configurações de ativação correspondentes e deixará o usuário decidir.

 

Customizando uma Configuração de Ativação

Se você precisar de controle total sobre como ativar seu aplicativo Eclipse, poderá criar e customizar uma configuração de ativação no Diálogo de Configuração de Ativação.

O Diálogo de Configuração de Ativação pode ser chamado em Executar > Executar... ou Depurar > Depurar... no menu de nível superior. Uma nova configuração de ativação de Aplicativo do Eclipse pode ser criada com um clique duplo no nó Aplicativo do Eclipse, no visualizador de árvore à esquerda.

Uma configuração de ativação de Aplicativo do Eclipse contém sete guias, permitindo customizar todos os aspectos da ativação de teste. Consulte os seguintes documentos para obter mais detalhes: