Construindo Recursos

O Build PDE é fornecido com a infra-estrutura para automatizar o build de recursos. A maior parte da configuração necessária para esse build pode ser feita por meio de algumas modificações no build.properties do modelo fornecido no build PDE. A seção a seguir tem como foco a configuração de um build simples, supondo que todos os plug-ins e recursos (para build e pré-construídos) referenciados a partir do recurso que está sendo construído já estejam localmente disponíveis em disco.

Configuração Básica

A primeira etapa na configuração de um build é criar o diretório no qual o build ocorrerá. Esse diretório será referenciado como diretório de build e conterá os plug-ins e recursos a serem construídos, bem como os artefatos gerados. Em seguida, copie seus plug-ins e recursos, respectivamente, para os diretórios "plugins" e "features". A pasta de recursos deve conter o recurso que está sendo construído.

A segunda etapa na configuração de um build é copiar o arquivo build.properties do modelo a partir do org.eclipse.pde.build/templates/headless-build para um novo diretório que será o diretório de configuração do build (também chamado de diretório de configuração). Edite o arquivo build.properties copiado e configure as seguintes propriedades:

Controlando o que Será Construído: allElements.xml

Copie o arquivo allElements.xml de org.eclipse.pde.build/templates/headless-build para seu diretório de configuração. Esse é o arquivo que indica ao PDE qual recurso você está construindo.  Esse arquivo contém dois tipos de destinos:  o allElementsDelegator que especifica o recurso que está sendo construído e os destinos de montagem que são chamados par montar configurações individuais.  O allElementsDelegator para um recurso nomeado org.foo.Feature é:
 	<target name="allElementsDelegator">
<ant antfile="${genericTargets}" target="${target}">
<property name="type" value="feature" />
<property name="id" value="org.foo.Feature" />
</ant>
</target>
Os destinos de montagem permitem controlar o nome do archive final em uma base por configuração.  Você deve ter um destino para cada configuração que está sendo construída.  Por exemplo, ao construir org.foo.Feature para Windows (quando configs está configurado como win32, win32, x86), você deve ter o seguinte destino:
<!--Destino para montar  os=win32, ws=win32, arch=x86 -->
<target name="assemble.org.foo.Feature.win32.win32.x86">
<ant antfile="${assembleScriptName}" dir="${buildDirectory}/">
</target>
Ao construir uma configuração independente da plataforma (quando configs não está configurado ou está configurado como *,*,*), você deve ter um destino semelhante ao seguinte:
<!--O destino de montagem independente da plataforma-->
<target name="assemble.org.foo.Feature">
<ant antfile="${assembleScriptName}" dir="${buildDirectory}"/>
</target>

Executando o Build

Para executar o build, você utilizará o aplicativo org.elipse.ant.core.antRunner. Ao chamar o eclipse com esse aplicativo para desempenhar um build, é necessário configurar dois argumentos na linha de comandos:
Execute o aplicativo antRunner utilizando o seguinte comando:
java -jar <eclipseInstall>/startup.jar -application org.eclipse.ant.core.antRunner -buildfile <<eclipseInstall>/plugins/org.eclipse.pde.build_<versão>/scripts/build.xml> -Dbuilder=<caminho para a pasta de configuração do build>
Depois que o build for concluído, você poderá obter o resultado no diretório de build na pasta nomeada I.TestBuild (é possível configurar esse nome definindo a propriedade buildLabel).

Cenários Avançados

Se você precisar de customização adicional do build, isto é, efetuar busca a partir de um repositório, consulte os Tópicos do Build PDE Avançado para obter informações adicionais.