Temos todas as partes necessárias para executar nosso novo plug-in. Agora, precisamos construir o plug-in. Se o seu ambiente de trabalho do Eclipse estiver configurado para ser construído automaticamente, a nova classe de visualização deve ser compilada assim que o novo conteúdo for salvo. Se não, selecione o novo projeto e escolha Projeto > Construir Projeto. A classe deve compilar sem erro.
Há duas maneiras de executar um plug-in assim que ele tiver sido construído.
Para simplificar, executaremos o novo plug-in a partir do ambiente de trabalho do Eclipse.
Para ativar um ambiente de trabalho de tempo de execução, escolha
Executar > Executar....
Este diálogo mostrará todos as maneiras diferentes de ativar um programa. Escolha Aplicativo Eclipse, clique em
Novo e aceite todas as configurações padrão. Isso fará com que outra
instância do ambiente de trabalho do Eclipse, o ambiente de trabalho do tempo de execução, seja iniciada.
Onde está nossa nova visualização? Podemos ver todas as visualizações que foram contribuídas por plug-ins utilizando o menu Janela >Mostrar Visualização.
Esse menu nos mostra quais exibições da perspectiva atual estão disponíveis . É possível ver todas as exibições que são contribuídas à plataforma (independentemente da perspectiva) selecionando Outra.... Isso exibirá uma lista de categorias de exibição e as exibições disponíveis de cada categoria.
O ambiente de trabalho cria a lista completa de visualizações, utilizando o registro de extensão para encontrar todos os plug-ins que forneceram extensões para o ponto de extensão org.eclipse.ui.views.
Conseguimos! A visualização chamada "Visualização Hello" foi incluída na janela Mostrar Visualização embaixo da nossa categoria "Categoria Hello." As etiquetas para nossa categoria e visualização foram obtidas a partir da marcação da configuração do ponto de extensão no plugin.xml.
Até agora, ainda não executamos nosso código de plug-in! As declarações feitas em plugin.xml (que podem ser vistas por outros plug-ins utilizando o registro de extensão) são suficientes para que o ambiente de trabalho descubra que há uma visualização chamada "Visualização Hello" disponível na categoria "Hello". Ele sabe até mesmo qual classe implementa a visualização. Mas nenhum dos nossos códigos serão executados até decidirmos mostrar a exibição.
Se escolhermos a "Visualização Hello" na lista Mostrar Visualização, o ambiente de trabalho ativará nosso plug-in, instanciará e inicializará nossa classe de visualização e mostrará a nova visualização no ambiente de trabalho junto com todas as outras visualizações. Agora nosso código está em execução.
Aí está, nosso primeiro plug-in! Falaremos mais sobre classes de UI e pontos de extensão posteriormente.