Utilizando Qualificadores de Versão

Os pacotes configuráveis e recursos do Eclipse possuem números de formato no formato maior.menor.micro.qualificador.  O segmento de qualificador da versão é geralmente utilizado para indicar um build específico.  Se você configurar o qualificador de versão de seu recurso ou plug-in para "qualificador" (isto é, uma versão de 1.0.0.qualificador), o build PDE substituirá automaticamente a palavra "qualificador" por um qualificador gerado.

Controlando o Qualificador Gerado

O valor do qualificador gerado é determinado pelo primeiro dos seguintes itens aplicáveis:
  1. Se a propriedade forceContextQualifier for configurada em seu arquivo build.properties de configuração do build,  o valor dessa propriedade será utilizado como o qualificador.  Essa propriedade também pode ser configurada na linha de comandos com -D ao chamar ant.
  2. Se você estiver utilizando arquivos de mapeamento para buscar seus pacotes configuráveis de um repositório, a tag que foi utilizada para buscar o pacote configurável será utilizada como o qualificador.
  3. Se nem forceContextQualifier nem os arquivos de mapeamento forem utilizados, o qualificador será um time stamp no formato AAAAMMDDHHMM (isto é, 200605121600)

Sufixos de Versão do Recurso

Você pode ativar a geração de sufixos de qualificador para recursos configurando a propriedade generateFeatureVersionSuffix="true" no arquivo configuration build.properties de configuração do build.

O conceito de uma versão é que ela deve ser incrementada toda vez que algo é alterado; o qualificador de versão incrementa e captura alterações de build para build.  Os recursos raramente são alterados, entretanto, eles contêm plug-ins que podem ser alterados com freqüência.  Quando os sufixos de versão forem ativados, uma versão de recurso terá o formato maior.menor.micro.qualificador-sufixo.   O sufixo é, na realidade, a soma dos qualificadores de versão de todos os recursos e plug-ins incluídos pelo recurso.  Isso significa que quando um dos plug-ins incluídos incrementa sua versão, a versão do recurso também é incrementada automaticamente.  Isso é particularmente útil quando o recurso é implementado por meio de um site de atualização.