Diretrizes de Autoria de Folha de Dicas

Folhas de dicas e folhas de dicas compostas permitem que o usuário atinja um objetivo executando uma seqüência de etapas. Essas orientações discutem quando utilizar a folha de dicas e a melhor forma de gravar uma.

Quando Criar Folhas de Dicas

Folhas de dicas são bem adequadas às tarefas que consistem em  etapas que levam a um objetivo tangível, como a criação de um aplicativo simples. O objetivo deve ser bem definido para que o usuário possa obter êxito quando todas as etapas da folha de dicas forem concluídas. Os tutoriais geralmente são bons candidatos para folhas de dicas; em um tutorial, o objetivo é aprender como executar uma tarefa específica. Geralmente, as folhas de dicas contêm até 10 etapas e podem ser concluídas em meia hora ou menos. Para tarefas maiores, considere utilizar uma folha de dicas composta.

Quando Criar Folhas de Dicas Compostas

As folhas de dicas compostas são utilizadas para fornecer orientação por meio de uma tarefa que seja muito grande para ser descrita em uma única folha de dicas ou que tenha muitos objetivos. Uma folha de dicas composta pode ser utilizada para descrever uma seqüência de tarefas, cada uma construída no seu predecessor.

Quando Não Utilizar Folhas de Dicas

As folhas de dicas funcionam melhor quando o problema pode ser resolvido com uma seqüência de etapas simples. As folhas de dicas não são um substituto do sistema de ajuda, que permite a criação de páginas HTML com gráficos ricos e acesso aleatório de informações utilizando pesquisa e hyperlinks. Folhas de dicas não são designadas para tarefas que requerem que o usuário insira muito texto.

Orientações para Criação de uma Folha de Dicas

Orientações para Criação de uma Folha de Dicas Composta

Links Relacionados

Trabalhando com Folhas de Dicas
Trabalhando com Folhas de Dicas Compostas
Folhas de Dicas Simples
Folhas de Dicas Compostas