Criando um Local de Repositório de CVS

Pré-requisito: Um servidor CVS já deve estar configurado na máquina host para criar um local de repositório válido no Ambiente de Trabalho.

Para criar um local de repositório:

  1. Abra a visualização Repositórios do CVS, selecionando Janela > Mostrar Visualização > Outro... > CVS > Repositórios do CVS. Alternativamente, a visualização Repositórios do CVS também é mostrada na perspectiva Exploração de Repositórios do CVS.
  2. Na barra de ferramentas, clique em Incluir Repositório do CVS (ou no menu de contexto da visualização Repositórios de CVS, selecione Novo > Local de Repositório). O assistente Incluir Repositório do CVS é aberto.
  3. Digite as informações requeridas para identificar e conectar-se à localização do repositório:
    1. No campo Host, digite o endereço do host. (Exemplo: mymachine.com).
    2. No campo Caminho do repositório , digite o caminho para o repositório no host (por exemplo, /home/repo, d:/repo.)
    3. No campo Usuário, digite o nome do usuário com o qual você deseja conectar-se ao repositório.
    4. No campo Senha, digite a senha para o nome do usuário acima.
    5. Na lista Tipo de Conexão, selecione o protocolo de autenticação do servidor CVS.  Há três métodos de conexão fornecidos com o cliente CVS do Eclipse:
      • pserver - um método de conexão específico do CVS.
      • extssh - um cliente SSH 2.0 incluído com o Eclipse
      • pserverssh2 - fornece uma conexão pserver sobre ssh2.
      • ext - o método de conexão ext do CVS que utiliza uma ferramenta externa como SSH para conectar-se ao repositório. A ferramenta utilizada por ext é configurada na página de preferência Equipe > CVS > Método de Conexão EXT.
    6. Se o host utilizar uma porta personalizada, ative Utilizar Porta e digite o número da porta.
  4. (Opcional) Selecione Validar Conexão ao Concluir, se você deseja autenticar o usuário especificado para o host especificado ao fechar esse assistente. (Se você não selecionar esta opção, o nome do usuário será autenticado posteriormente, quando você tentar acessar o conteúdo do repositório.)
  5. (Opcional) Selecione Salvar Senha se desejar salvar a senha no arquivo de chaves do Eclipse para que não seja necessário digitar a senha novamente na próxima vez que iniciar o Eclipse. O arquivo de chaves é armazenado na unidade local e não utiliza criptografia de alta segurança; assim, você não deve ativar essa opção para senhas sensíveis.
  6. Clique em Finish. A localização do repositório é criada.

Nota: Antes do Eclipse 3.0, o método de conexão extssh suportava apenas o SSH 1.0. No 3.0 ou posterior, esse método de conexão sofreu upgrade para suportar o SSH 2.0 também.

Dica: Se você desejar utilizar o método de conexão extssh, mas preferir manter o espaço de trabalho local (sandbox) compatível com o cliente da linha de comando do CVS, poderá utilizar o método de conexão ext e configurá-lo para utilizar o extssh no Eclipse, na página de preferências Equipe > CVS > Método de Conexão Ext.

Conceitos relacionados
Programação de equipe com CVS
Repositórios de CVS

Tarefas Relacionadas
Descartando uma localização do repositório do CVS
Atualizando exibição de repositórios CVS
Registrando saída de um projeto no repositório do CVS
Descobrindo marcações de ramificação e versão
Alterando as propriedades de um local de repositório de CVS

Referências Relacionadas
CVS
Visualização Repositórios de CVS