Se você está fazendo o upgrade para um release mais recente do Eclipse a partir de um release mais antigo, há etapas simples a seguir para migrar o espaço de trabalho para o novo release. Espaço de trabalho é o diretório no disco que contém todos os arquivos de projetos, bem como metadados como as preferências que você pode ter personalizado. As etapas a serem seguidas para fazer upgrade dependem se o argumento de linha de comandos "-data" foi utilizado ou não ao iniciar o Eclipse. O argumento "-data" é recomendado porque especifica claramente a localização do espaço de trabalho.
Dica: Não custa nada fazer um backup do espaço de trabalho antes do upgrade. Depois de ter feito o upgrade do espaço de trabalho, não será possível utilizá-lo novamente com uma versão mais antiga do Eclipse. Se algum dia você quiser "voltar" para um release anterior, precisará desse backup!
O diálogo selecionador de espaço de trabalho permite escolher o local do espaço de trabalho. Esse diálogo é exibido na primeira inicialização na ausência de um argumento -data. O local padrão fornecido por esse diálogo será um "espaço de trabalho" filho do diretório home (por exemplo, C:\Documents and Settings\UserName\workspace.)
A não ser que haja um espaço de trabalho existente em uma versão anterior do Eclipse, esse local poderá ser o padrão ou algum outro poderá ser escolhido. Não armazene o espaço de trabalho no diretório de instalação do Eclipse, porque isso dificultará seu upgrade para uma versão mais recente. Não copie ou mova o diretório do espaço de trabalho, porque ele pode conter metadados com caminhos absolutos do sistema de arquivo, que ficarão inválidos se o espaço de trabalho tiver sido copiado para outro lugar.
No Eclipse 3.0 e anterior, o local padrão do Eclipse para o espaço de trabalho estava no diretório do Eclipse. Por exemplo, se o eclipse.exe estava em D:\eclipse-SDK-3.0.1\eclipse, então, o local do espaço de trabalho padrão seria D:\eclipse-SDK-3.0.1\eclipse\workspace.
Para carregar um espaço de trabalho criado utilizando o 3.0 ou anterior, basta apontar para o diretório de espaço de trabalho antigo utilizando o selecionador de espaço de trabalho, esteja ele no diretório de instalação antigo ou em outro lugar.
Se você utilizou anteriormente o argumento "-data" para iniciar o Eclipse, o caminho do upgrade será muito mais fácil:
Para obter uma ilustração, veja o exemplo da seção anterior.
Se você instalou plug-ins suplementares no ambiente Eclipse, precisará adicionar esses novos plug-ins a cada nova compilação ou nova versão do Eclipse que instalar. Antes desse procedimento, consulte a documentação desses plug-ins para assegurar-se de que sejam compatíveis com a versão do Eclipse para a qual você está mudando. Há várias formas de adicionar esses plug-ins suplementares à nova instalação do Eclipse: