Editar ficheiros de construção de Ant

Visto que os ficheiros de construção de Ant são ficheiros de texto simples, qualquer editor de texto pode ser utilizado para os editar. Mas existem várias vantagens na utilização do editor Ant de Eclipse, incluindo a coloração da sintaxe, assistência do conteúdo, navegação, marcação de ocorrências e uma vista de contorno. Para ficar familiarizado com o editor de Ant do Eclipse, crie um ficheiro de construção de Ant, utilizando este editor.

  1. Crie um ficheiro de construção de Ant denominado HelloWorld.xml.
  2. Abra o editor Ant num ficheiro seleccionando Abrir Como> Editor Ant no menu de contexto do ficheiro.
    Nota: O editor predefinido para um ficheiro .xml é um editor de texto simples, até que tenha o conteúdo do ficheiro de construção, mas isto pode ser alterado em Janela > Preferências > Geral > Associações de Ficheiro.
  3. Insira o conteúdo seguinte no editor:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

    <project name="Hello World" default="Hello" basedir=".">

    <property name="HelloText" value="Hello"/>

    <target name="Hello">

    <echo>${HelloText}</echo>
    </target>

    </project>

    Conteúdo do ficheiro HelloWorld.xml

  4. Repare na coloração da sintaxe para os valores da propriedade.
  5. Comece a inserir um segundo destino, escrevendo "<tar" e depois prima Ctrl-Espaço para activar a assistência do conteúdo. É apresentada uma lista de conclusões válidas. Seleccione a conclusão <destino> e repare que o editor insere ambos os identificadores de abertura e fecho, deixando o cursor posicionado para inserir atributos para este identificador.
  6. Denomine este identificador como "World".
  7. Insira uma tarefa "echo" neste destino, semelhante à do destino Hello, mas mude o texto para "${WorldText}".
  8. Adicione uma dependência ao destino "World" do destino "Hello". Coloque o cursor depois da definição do atributo do nome, prima Ctrl-Espaço e seleccione a conclusão do atributo de dependência. Prima Ctrl-Espaço outra vez para obter a conclusão do outro destino "World" no ficheiro de construção.
  9. Guarde o conteúdo do ficheiro de construção.
  10. O contexto total será agora:

    <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>


    <project name="Hello World" default="Hello" basedir=".">

    <property name="HelloText" value="Hello"/>
    <property name="WorldText" value="World"/>

    <target name="Hello">

    <echo>${HelloText}</echo>

    </target>

    <target name="World">

    <echo>${WorldText}</echo>

    </target>

    </project>

  11. Guarde as alterações a HelloWorld.xml.
  12. Torne a vista Contorno visível e repare que existem entradas para cada propriedade e cada destino. Além disso, cada tarefa num destino tem uma entrada.
    Vista Contorno para um ficheiro de construção de Ant
  13. Ao fazer clique numa entrada na vista Contorno irá deslocar o editor para essa entrada. Além disso, quando a vista Contorno tiver foco, escrever um carácter irá mover a selecção na vista Contorno para a seguinte entrada visível que comece por esse carácter.
  14. Coloque o cursor mesmo após o final de um dos identificadores de"<destino>", escreva "<tar" e depois prima Ctrl-Espaço para activar a assistência do conteúdo. Repare que agora as únicas conclusões válidas são "</target>" e o identificador "tar". Isto deve-se ao facto do editor Ant saber que os destinos imbricados não são permitidos. Assistência de código no editor Ant
  15. Feche o editor e não guarde as alterações.