Os utilizadores podem definir e consultar marcadores de um tipo estabelecido. Os tipos de marcadores são definidos numa hierarquia que suporta herança múltipla. As definições de tipos de marcadores também especificam vários atributos que devem ou podem estar presentes num marcador desse tipo, para além de especificarem se deve ser dada continuidade aos marcadores desses tipos.
O ponto de extensão dos marcadores permite a transcritores de marcadores registarem os seus tipos de marcadores com um nome simbólico, que é depois utilizado no interior da área de trabalho para criar e consultar marcadores. O nome simbólico é o id da extensão do marcador. Ao definir uma extensão de marcador, os utilizadores são incentivados a incluir um valor legível por pessoas para o atributo "name", que identifique o seu marcador e que possa ser, eventualmente, apresentado aos utilizadores.
<!ELEMENT extension (super* , persistent? , attribute*)>
<!ATTLIST extension
point CDATA #REQUIRED
id CDATA #IMPLIED
name CDATA #IMPLIED>
<!ELEMENT super EMPTY>
<!ATTLIST super
type CDATA #REQUIRED>
<!ELEMENT persistent EMPTY>
<!ATTLIST persistent
value (true | false) >
<!ELEMENT attribute EMPTY>
<!ATTLIST attribute
name CDATA #REQUIRED>
<extension id=
"com.xyz.coolMarker"
point=
"org.eclipse.core.resources.markers"
name=
"Cool Marker"
>
<persistent value=
"true"
/>
<super type=
"org.eclipse.core.resources.problemmarker"
/>
<super type=
"org.eclipse.core.resources.textmarker"
/>
<attribute name=
"owner"
/>
</extension>
Copyright (c) 2002, 2005 IBM Corporation e outros.
Todos os direitos reservados. Este programa e os materiais que o acompanham estão disponíveis sob os termos da Eclipse Public License v1.0, que acompanha esta distribuição, e estão disponíveis em http://www.eclipse.org/legal/epl-v10.html