Separador Rastreio

O Separador Rastreio permite-lhe colocar a plataforma em modo de depuração e activa o rastreio que resulta em declarações depuradas impressas na consola.

Separador Rastreio

 

Rastreio

A plataforma faculta um mecanismo para o rastreio da actividade do plug-in em tempo de execução. Esta plataforma permite-lhe utilizar sinalizadores de rastreio que farão com que as informações de rastreio sejam impressas na consola.

Estes sinalizadores são definidos nos ficheiros .options. Estes ficheiros de propriedades têm de ser colocados na raiz de um plug-in e têm de conter a seguinte sintaxe:

Por exemplo, o plug-in org.eclipse.ui.ide seleccionado anteriormente contém um ficheiro .options que contém três pares de valores de chaves:

No seu código, para verificar se o plug-in está em modo de depuração (ou seja, em estado de comutação principal), pode verificar o valor de retorno do <Activator>.isDebugging(), no qual o <Activator> é a classe especificada no cabeçalho Agrupamento-Activador do ficheiro MANIFEST.MF do plug-in.

Os valores para nomes de sinalizadores individuais pode ser obtido ao chamar Platform.getDebugOption(optionName).

 

Activar Rastreio

Quando a opção Activar rastreio para os plug-ins seleccionados estiver marcada, o PDE é lançado com o argumento do programa -debug <filename>. A parte <filename> do argumento do programa é um ficheiro de propriedades gerado pelo PDE que contém ambos os pares de valor de chaves dos plug-ins que está a rastrear e o estado de cada sinalizador de rastreio.

Repare que a comutação de sinalizadores de rastreio no Separador Rastreio não resultará na modificação do ficheiro .options. Os valores do sinalizador de rastreio são guardados como metadados na própria configuração de lançamento e são copiados para o ficheiro de propriedades mestre que é transmitido para o tempo de execução através do argumento -debug.