Conteúdo dinâmico

o que é o conteúdo dinâmico?

Vários componentes de assistência ao utilizador permitem facultar conteúdos dinâmicos. Isto significa que o conteúdo pode alterar, dependendo do ambiente do utilizador ou do contexto. Por exemplo, poderá desejar que uma secção do documento de ajuda ou da página de boas-vindas seja apenas apresentada se o utilizador tiver uma determinada funcionalidade activada.

Existem duas formas básicas de criar conteúdo dinâmico. Uma das formas é através da adição de identificadores e de atributos (anotações) à marcação de XML, instruindo o sistema para filtrar secções dos documentos, incluir secções de outros documentos ou especificar âncoras que permitem que outros componentes expandam a sua documentação.

O outro método é através da gravação do produtor de conteúdo ao conectar código Java que irá gravar o conteúdo de início ou que irá processar documentos estáticos existentes na passagem. Examinemos ambas as abordagens.

Anotações de XML

A forma mais simples de criar conteúdo dinâmico é através da utilização de anotações de marcação de XML. Adicione simplesmente alguns atributos e identificadores especiais à marcação de XML e o sistema irá processar as instruções. Pode utilizar esta marcação para:

Para obter mais informações sobre cada aspecto da marcação, siga as ligações acima apresentadas ou localize os tópicos na tabela de conteúdos.

Tal é demonstrado no fragmento XHTML apresentado abaixo:


<p> 
 
  This is a static paragraph.
</p>
  
<!-- This tag will be replaced with the referenced tag -->
<include
path="my.plugin.id/path/my_other_document.xhtml/element_id"/>

<ul>
   <li>
      This is a static list item.
   </li>
   <li filter="os=win32">
      This only shows when running on Windows.
   </li>
   <li filter="plugin!=org.eclipse.help">
      This only shows when plugin org.eclipse.help is NOT installed.
   </li>
</ul>
        
<!-- A place where others can add content -->
<anchor id="my.anchor.id"/>

Produtores de conteúdo

Um produtor de conteúdo é um mecanismo para conectar o código Java de modo a produzir o conteúdo do documento de passagem. Os produtores de conteúdo são mais poderosos do que as anotações de XML, mas a sua utilização é mais complexa.

Os produtores de conteúdo são suportados nas seguintes áreas de assistência ao utilizador: