Uma revisão rápida
Seguem-se algumas das questões mais importantes, mas subtis, associadas ao trabalho num repositório.
- O projecto foi identificado como uma versão, através da criação de versões do projecto tal como aparecia no Workbench. Por este motivo, é importante sincronizar o projecto com o repositório (que é HEAD ou a ramificação com que está a trabalhar) antes de criar as versões.
Caso contrário, outro utilizador pode ter consolidado alterações interessantes
ao projecto, que ainda têm de ser actualizadas na Área de Trabalho. Ao proceder à criação da versão do projecto sem actualizar, este terá versões sem essas alterações.
- O repositório contém todos os projectos no repositório.
Os indivíduos seleccionam os projectos em que estão interessados e dão saída
para o espaço de trabalho. Desse ponto em diante, estão a sincronizar esses projectos (apenas) relativamente ao repositório.
- O repositório representa uma grande recolha em curso de todos os projectos conhecidos.
Da perspectiva do repositório, tudo o que estiver em HEAD ou numa ramificação está sempre aberto a alterações.
- O acto de criação de versões de um projecto realiza instantâneos de forma eficaz do mesmo e coloca-o na secção Versões do repositório, contudo, as ramificações do repositório ainda estão abertas para alterações.
- É importante actualizar primeiro as alterações efectuadas ao repositório, voltar a testar com essas alterações e com as alterações prestes a serem consolidadas e depois consolidar as alterações.
Ao testar novamente as alterações mais recentes na ramificação, irá ajudar a
assegurar que as alterações que estão prestes a ser consolidadas irão de facto
funcionar com o estado actual da ramificação.
- Cada projecto está associado a um determinado repositório. Projectos diferentes podem estar associados a diferentes repositórios, que podem estar em servidores completamente diferentes.