Visto que o plug-in de CVS do Eclipse armazena a sua informação meta num formato que é compatível com o cliente de CVS da linha de comandos, deverá poder utilizar um cliente de linha de comandos de CVS em relação a ficheiros do espaço de trabalho do Eclipse no disco. Os metadados são armazenados em CVS/ sub-directórios mas raramente os vê no Eclipse. Estão marcados como privados, o que leva a que sejam ocultados da vista. Se abrir um explorador de ficheiros (não-Eclipse), vai ver que estes directórios e o respectivo conteúdo surgem no sistema de ficheiros.
Sempre que utilizar ferramentas externas para modificar ficheiros do espaço de trabalho, tem de executar uma Renovação do Eclipse para que o espaço de trabalho se aperceba das alterações. Caso obtenha um erro recurso fora de sinc no Eclipse, é sinal que existem recursos no Eclipse que foram modificados fora do Eclipse. Uma solução é executar uma renovação (disponível no menu emergente de um recurso) em quaisquer recursos ou projectos que tenham sido modificados fora do Eclipse. Também existe uma preferência para renovar automaticamente.
1. Pastas eliminadas
Pode detectar um comportamento inesperado quando utilizar o cliente de CVS da linha de comandos juntamente com pastas eliminadas. O suporte de CVS do Eclipse rastreia as pastas eliminadas e os respectivos conteúdos para que, na sincronização seguinte, a vista Sincronizar possa comunicar adequadamente as alterações. Estas informações são mantidas fora da estrutura de pastas meta de CVS. Isto acontece porque, em CVS, normalmente o utilizador informa o repositório acerca das eliminações antes de as eliminar localmente, o que é um fluxo de trabalho diferente que gostaríamos de suportar na vista Sincronização. Deste modo, recomenda-se que não utilize o cliente de CVS da linha de comandos enquanto tiver eliminações pendentes para consolidar. Nalgumas circunstâncias, poderia levar a que a vista Sincronizar apresentasse conteúdos incorrectos, apesar de não originar qualquer perda de trabalho.
2. Os directórios de CVS surgem na área de trabalho
Quando utiliza o CVS de linha de comandos, as pastas de CVS podem por vezes surgir numa das vistas de navegação. Existem alguns casos em que as pastas de CVS não são ocultadas da IU, como o utilizador esperaria. Por exemplo, as pastas de CVS seriam apresentadas se um utilizador importasse um projecto de CVS para o Eclipse, antes de ser carregado o plug-in de CVS. Para evitar esta situação, abra a vista Repositórios de CVS (carregando assim o plug-in de CVS) antes de importar projectos de CVS para o Eclipse.
3. O método de ligação "extssh"
O método de ligação extssh é único para o CVS do Eclipse e não existe no cliente de CVS da linha de comandos. Se estiver a utilizarextssh para estabelecer ligação a um repositório de SSH2 e gostaria de utilizar um cliente de linha de comandos para algumas operações de CVS, pode configurar o método de ligação ext para utilizar extssh quando estiver no Eclipse.
Alterar as propriedades de uma localização do repositório de CVS
Criar uma localização do repositório de CVS
Utilizar projectos com saída dada com outra ferramenta de CVS