Manual do Programador JDT

A plataforma Eclipse é entregue com um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE - integrated development environment) Java e cheio de funções. O conjunto de Ferramentas de Desenvolvimento Java (JDT - Java development tooling) permite que os utilizador escrevam, compilem, testem, depurem e editem programas escritos na linguagem de programação Java.

O JDT recorre ao uso de vários pontos de extensão de plataforma e as estruturas descritas no Manual do Programador de Plug-in de Plataforma.   É mais fácil considerar um JDT como um conjunto de plug-ins que adicionam um comportamento específico Java ao modelo de recursos de plataforma genérica e contribuem com vistas, editores e acções específicos Java para a área de trabalho.

O presente manual aborda os pontos de extensão e a API fornecidos pelo JDT. Parte-se do princípio que o utilizador já compreende os conceitos de plug-ins, pontos de extensão, recursos de pontos de extensão e UI da área de trabalho.  

Dado que o JDT fornece um IDE Java cheio de funções, porque será necessário utilizar a API JDT? Se estiver a construir um plug-in que interage com programas e recursos Java com parte das suas funções, pode ter de fazer um ou mais dos seguintes:

O JDT está estruturado por três componentes principais:

Vamos analisar a estrutura de cada componente e a respectiva API.