Definir uma configuração de introdução

org.eclipse.ui.intro.config descreve o ID da configuração de introdução que se destina a mostrar o nosso conteúdo e o nome do ficheiro XML que contém a definição específica para o conteúdo de introdução. Espera-se que somente uma configuração de introdução deva ser definida para determinada CustomizableIntroPart. (Só a primeira configuração de introdução encontrada pode ser mostrada numa CustomizableIntroPart.)

   <extension
         id="intro"
         point="org.eclipse.ui.intro.config">
<config
            introId="org.eclipse.platform.intro"
            id="org.eclipse.platform.introConfig"
		content="$nl$/introContent.xml">
<presentation
               home-page-id="root"
               standby-page-id="standby">
<implementation
                  ws="win32"
                  style="css/shared.css"
                  kind="html"
                  os="win32">
			</implementation>
<implementation
                  kind="swt">
			</implementation>
		</presentation>
</config>
   </extension>
O caminho para o ficheiro é relativo ao directório de plug-ins. (Repare que a utilização da variável $nl$ no nome de directório, que significa que o ficheiro será localizado num directório específico do idioma nacional do ambiente destino.)

A extensão config permite especificar tanto o conteúdo como a apresentação deste. Enquanto que o elemento content se concentra na definição de páginas, o elemento presentation descreve atributos relacionados com a apresentação que descrevem como a página será mostrada. O ID da página para a página inicial de introdução (em full mode) deve ser especificado e o ID da página em espera (emstandby mode) é opcional. A página inicial é a página que é mostrada quando o produto é iniciado. Uma apresentação pode especificar uma ou mais implementations para mostrar as páginas. As implementações são especificadas por plataforma e sistema de janelas, permitindo tirar partido de funções inerentes à plataforma para mostrar conteúdo de páginas. Por exemplo, a plataforma Windows dispõe de um robusto widget de browser HTML, de modo que se utiliza implementação baseada em HTML para conteúdo de introdução. As outras plataformas sem esta capacidade utilizam uma implementação baseada em SWT que correlaciona descrições de páginas com um formulário baseado em SWT. Uma implementação que não especifique um sistema de janelas nem um sistema operativo será considerada a implementação genérica; para assegurar que é mostrada uma introdução em todas as plataformas, é importante definir tal implementação. A área de trabalho irá buscar primeiro uma implementação que corresponda ao actual sistema operativo e sistema de janelas. Se não for detectada nenhuma, a área de trabalho escolherá a implementação genérica. A maioria destes detalhes é tratada ao nível da configuração do produto, de modo que não os aprofundamos aqui.