Gerar scripts Ant a partir da linha de comandos

Os scripts Ant são normalmente gerados com o PDE (Plug-in Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento de Plug-ins), mas também é possível gerá-los manualmente ou a partir de outros scripts. 
É certo que o PDE expõe tarefas Ant para gerar os diversos scripts de construção. As conveniências para gerar scripts de construção residem nas seguintes tarefas. Também estão listados os argumentos para cada tarefa.

Exemplos

<eclipse.fetch elements="bundle@org.eclipse.osgi"
buildDirectory="c:\toBuild"
directory="directory.txt"
configInfo="win32,win32,x86 & linux, motif, x86"
/>

<eclipse.buildScript elements="bundle@org.eclipse.osgi"
buildDirectory="c:\toBuild"
archivesFormat="macosx, carbon, ppc - tar"/>

Formato de ficheiros de directório

Os ficheiros de directório são usados para indicar onde se encontram os plug-ins e as funções, bem como para indicar qual a versão que deve ser buscada. É um ficheiro de propriedade Java cujo formato de linha é "type@id=version, repositoryLocation, password,path".  Ao utilizar ficheiros carregados em memória para obter os seus elementos, o ficheiro de directório é uma concatenação de todos os ficheiros carregados em memória. Para mais detalhes sobre ficheiros de correlações, consulte Obter a Partir de Repositórios.

Exemplo de um ficheiro de directório

plugin@org.eclipse.pde.build=v20040622,:pserver:anonymous@dev.eclipse.org:/home/eclipse,
feature@org.eclipse.pde.builder=v20040622,:pserver:anonymous@dev.eclipse.org:/home/eclipse,,org.eclipse.pde.build/feature
plugin@org.eclipse.osgi=v20040617a,:pserver:anonymous@dev.eclipse.org:/home/eclipse,

Utilizar os destinos

As tarefas anteriormente descritas só funcionam se o Eclipse estiver em execução. No cenário propriamente dito de execução de scripts Ant com tarefas Eclipse, os scripts devem ser executados através da aplicação Eclipse Ant Runner. A linha de comandos para este caso particular é a seguinte:

  java -cp startup.jar org.eclipse.core.launcher.Main -application org.eclipse.ant.core.antRunner -buildfile build.xml

Repare que os parâmetros que aparecem após a aplicação são os parâmetros que são transmitidos ao Ant.