Os processadores de anotação podem gerar códigos adicionais Java ou outros ficheiros e produzir marcadores de problemas, baseados em anotações do Java 5 (JSR-175). A área da janela de preferência Processamento de Anotação permite a configuração de preferências que se aplicam a todos os processadores num projecto ou espaço de trabalho. A área da janela de preferência Caminho de Fornecedor especifica quais os processadores activados e permite a configuração de processadores individuais. As definições na área da janela de preferências Caminho de Fábrica apenas terão efeito se o processamento de anotações estiver activado na área da janela de preferências Processamento de Anotações.
A área da janela apresenta uma lista de todos os plug-ins e ficheiros jar que contêm processadores de anotação que podem ser aplicados ao projecto. Para adicionar ou remover ficheiros jar da lista, utilize os botões correspondentes. Os ficheiros Jar podem ser especificados por caminhos absolutos, através da utilização do botão Adicionar Jars Externos... ou por um caminho relativo a uma variável de caminho de classe, através da utilização do botão Adicionar Variável... Todos os plug-ins instalados que expandam o ponto de extensão org.eclipse.jdt.apt.annotationProcessorFactory são também apresentados na lista.
Para activar um determinado plug-in ou ficheiro jar, seleccione na lista a caixa de verificação correspondente. Os processadores nos plug-ins e nos jars que não estejam marcados, não serão executados. Se mais do que um processador requerer a mesma anotação, esta será apenas servida ao apenas o primeiro da lista. Para reordenar a lista, utilize os botões Para Cima e Para Baixo.
O botão Avançado... leva ao diálogo Opções Avançadas de Caminho de Fornecedor, que é utilizado para ver os fornecedores do processador individuais dentro de um plug-in ou ficheiro jar e para configurar opções adicionais.