O exemplo do browser

Veremos como construir uma aplicação "Rich Client Platform" com um simples exemplo de browser da Web. Este exemplo não está incluído no SDK R3.0, mas pode ser descarregado do org.eclipse.ui.examples.rcp.browser do projecto. Se trabalhar em Eclipse, poderá simplesmente dar saída do projecto do repositório CVS do Eclipse (consulte a secção Instruções do CVS do Eclipse se não conhecer o procedimento de dar saída a projectos do CVS).

Para executar o exemplo de browser RCP a partir do SDK do Eclipse:

  1. Carregue o projectoorg.eclipse.ui.examples.rcp.browser do repositório CVS do Eclipse.
  2. Seleccione Executar > Executar... na barra de menus do área de trabalho e crie uma nova configuração "Área de trabalho de tempo de execução" denominada "Exemplo de Browser".
  3. No separador Argumentos, seleccione Executar um produto e seleccione "org.eclipse.ui.examples.rcp.browser.product" no menu pendente.
  4. No separador Plug-ins, seleccione Escolher plug-ins e fragmentos a lançar na lista para poder seleccionar os plug-ins necessários.
  5. Prima Desmarcar Todos para começar de raiz.
  6. Marque "org.eclipse.ui.examples.rcp.browser"
  7. Prima Adicionar Plug-ins Necessários.
  8. Marque "org.eclipse.update.configurator"
  9. Execute ou depure a nova configuração de execução.
Janela do Exemplo de Browser

Como se pode ver, é difícil dizer se esta aplicação tem alguma coisa a ver com Eclipse (salvo o sítio na Web predefinido que aparece no browser!). Não há navegador de recursos, nenhuma menção à Plataforma Eclipse e nenhum dos artigos conhecidos da barra de menus da área de trabalho da plataforma. (As poucas funções relacionadas com Eclipse como, por exemplo, o ícone da janela, também poderiam ser reconfiguradas se pretendido.)

Esperamos que este exemplo ajude a esclarecer o interesse da "Rich Client Platform". Veremos abaixo da superfície a fim de aprendermos o que implica construir uma. Partimos do princípio aqui de que o utilizador conhece as extensões de área de trabalho básicas abordadas em Constituir plug-ins para a área de trabalho.