Este manual abrange a migração de plug-ins do Eclipse 3.0 (ou anteriores) para o Eclipse 3.1.
Um dos objectivos do Eclipse 3.1 era fazer avançar o Eclipse, mas permanecendo o mais possível compatível com versões anteriores. Ou seja, os plug-ins escritos em relação às APIs do Eclipse 3.0 devem continuar a trabalhar no 3.1, apesar das alterações à API.
Os tipos chave de compatibilidade são a compatibilidade de contrato da API e a compatibilidade binária. A compatibilidade do contrato da API significa que a utilização válida das APIs do 3.0 permanece válida para o 3.1, por isso não há necessidade de revisitar o código de trabalhos. A compatibilidade binária significa que as assinaturas do método da API, etc. não foram alteradas de forma a que originassem código compilado ("binário") existente nem deixaram de criar ligações e de serem executadas com as novas bibliotecas do 3.1.
Enquanto que foram feitos imensos esforços para impedir a descontinuidade nas versões, existem algumas áreas de incompatibilidade. Este documento descreve as áreas em que o Eclipse foi alterado de formas incompatíveis entre o 3.0 e o 3.1, facultando instruções para a migração de plug-ins do 3.0 para 3.1.