Lançar um programa

Os plug-ins de depuração da plataforma permitem ao seu plug-in estender a plataforma de modo a que o tipo de programa em particular possa ser lançado a partir da área de trabalho, tendo a intervenção do utilizador se necessário. Um tipo de programa único que pode ser lançado na plataforma chama-se tipo de configuração de lançamento. A classe ILaunchConfiguration é utilizada para descrever um tipo de configuração. Uma configuração de lançamento mantém um conjunto de atributos denominados que podem ser utilizados para armazenar dados específicos para determinado tipo de lançador.

Para cada tipo de configuração de lançamento, existem diferentes modos nos quais pode ser lançada a configuração. A plataforma define modos de executar, depurar ou perfilar um programa definidos por determinada configuração. Os plug-ins são livres de implementarem qualquer ou todos estes modos de lançamento para a respectiva configuração de lançamento ou definem novos modos de lançamento para qualquer configuração de lançamento.

Os plug-ins que contribuem com tipos de lançadores adicionais fazem-no fornecendo um ILaunchConfigurationDelegate (ou ILaunchConfigurationDelegate2) que saiba como lançar um programa dados os tipo e modo esperados para a configuração de lançamento.  Uma vez o programa lançado, é utilizado um objecto ILaunch para representar a sessão lançada.  Este objecto pode ser consultado para informações como, por exemplo, processos em execução, informações da sessão de depuração, e localização do código fonte.  Um lançamento conhece a configuração que foi usada para o criar.  

Os utilizadores interagem com um diálogo de configuração de lançamento para configurar os parâmetros para diferentes tipos de lançamentos. Estas configurações podem ser armazenadas num ficheiro para serem partilhadas com outros utilizadores ou armazenadas localmente no espaço de trabalho.