As sincronizações do espaço de trabalho de CVS lançadas utilizando o comando do menu Equipa > Sincronizar ou o comando da barra de ferramentas Sincronizar na Perspectiva Equipa irá surgir na vista Sincronizar. Esta vista Permite-lhe inspeccionar as diferenças entre os recursos locais da área de trabalho e os respectivos homólogos remotos, bem como actualizar recursos na Área de trabalho e consolidar recursos da área de trabalho para um repositório.
Segue-se a apresentação da Sincronização do Espaço de Trabalho de CVS na vista Sincronizar:
A vista sincronizar apresenta o estado da sincronização dos recursos no espaço de trabalho comparado com os do repositório. Este estado é apresentado utilizando os ícones e também pode ser configurado para mostrar o estado como texto anexado ao nome do recurso. Segue-se uma descrição dos ícones na tabela abaixo:
![]() |
Uma adição de entrada significa que um recurso foi adicionado ao repositório. Actualizar vai transferir o recurso para o espaço de trabalho. |
![]() |
Uma alteração de entrada significa que o ficheiro foi alterado no repositório. Actualizar irá transferir a nova revisão do ficheiro para o seu espaço de trabalho. |
![]() |
Uma eliminação de entrada significa que um recurso foi eliminado do servidor. Actualizar vai eliminar o recurso local. |
![]() |
Uma adição de saída significa que o ficheiro foi adicionado ao espaço de trabalho e que ainda não está no repositório. Adicionar e depois Consolidar irá transferir o novo ficheiro para o repositório. |
![]() |
Uma alteração de saída significa que o ficheiro foi alterado localmente. Consolidar o ficheiro irá transferir as alterações para o repositório e criar uma nova revisão do ficheiro. |
![]() |
Uma eliminação de saída é um recurso que foi eliminado localmente. Consolidar estes recursos irá causar a eliminação do recurso remoto. Nota: em CVS, os directórios nunca são realmente eliminados do repositório. Em vez disso, os ficheiros são eliminados e os directórios vazios são reduzidos do espaço de trabalho. |
![]() |
Uma adição em conflito significa que o recurso foi adicionado local e remotamente. |
![]() |
Uma alteração em conflito significa que o ficheiro foi adicionado local e remotamente. Uma intercalação manual ou automática será necessária por parte do utilizador. Além disso, quaisquer entradas na vista que contenham descendentes que sejam conflitos também serão decoradas com o ícone de conflito. Isto é realizado para facilitar a localização de conflitos. |
![]() |
Uma eliminação em conflito significa que o recurso foi eliminado local e remotamente. |
A vista Sincronizar pode ser filtrada utilizando os modos nas acções da barra de ferramentas ou os artigos de menus no menu pendente da vista. Os modos podem ser utilizados para mostrar apenas alterações de entrada, saída ou em conflito. As vantagens dos modos são:
Importante: É preferível actualizar recursos primeiro na Área de trabalho, resolver quaisquer conflitos que existam através da intercalação e depois consolidar os recursos da área de trabalho para o repositório.
Existem três opções para o esquema da vista Sincronizar para CVS: Plano, Árvore e Pastas Compactadas.
Existem vários tipos de operações de actualização e consolidação disponíveis na vista Sincronizar. Pode executar as operações de actualização e consolidação padrão em todas as alterações aplicáveis visíveis ou num subconjunto seleccionado. Também pode optar por substituir e actualizar, ignorando assim quaisquer alterações locais ou substituir e consolidar, fazendo assim o recurso remoto corresponder ao conteúdo do recurso local. Também pode optar por limpar as marcas de hora para ficheiros que tenham sido modificados localmente (talvez através de uma ferramenta de construção externa), mas cujos conteúdos correspondem ao do servidor.
Ao lidar com conflitos, primeiro pode executar uma actualização e quaisquer alterações em conflito. A operação de actualização irá actualizar correctamente conflitos que sejam auto-intercaláveis (ou seja, as alterações de conteúdos dos ficheiros não são sobrepostas), mas vai ignorar os ficheiros que contenham alterações que são sobrepostas. Em alternativa, pode processar conflitos utilizando um Editor de comparação. Um Editor de comparação pode ser aberto fazendo duplo clique (ou um único clique se tiver alterado a sua estratégia nas preferências) sobre o conflito ou escolhendo Abrir no Editor de Comparação no menu de contexto. O Editor de comparação permite-lhe resolver manualmente os conflitos no ficheiro. Uma vez concluído, execute Marcar como Intercalado no conflito para indicar que já terminou. Vai mudar o conflito para uma alteração de saída.
A vista Sincronizar irá mostrar marcações de problemas de erro ou de aviso em qualquer alteração que surja na vista ou em qualquer pasta ou projecto que surja na vista, que contenha um recurso com este tipo de marcação de problema. Isto é realizado para impedir que os recursos com problemas sejam consolidados no repositório.
Este comando permite-lhe repetir a sincronização actual que vai buscar novamente o estado remoto dos recursos. O menu pendente do artigo da barra de ferramentas permite-lhe seleccionar outras sincronizações existentes ou criar novas utilizando o comando do menu Sincronizar....
Este comando permite-lhe fixar ou anular a fixação da sincronização actual. As sincronizações fixas não serão substituídas pela sincronização seguinte do mesmo tipo, enquanto que as sincronizações não fixas serão substituídas. Vai permitir-lhe manter uma sincronização acessível para um fácil acesso. Este tipo de sincronização irá automaticamente ser actualizada quando forem efectuadas alterações aos recursos da área de trabalho, podendo ser configuradas para executar renovações marcadas para se manter actualizado com o estado remoto dos recursos.
Este comando irá para a diferença seguinte apresentada pela vista. Todas as diferenças num único ficheiro serão visitadas antes de abrir o ficheiro seguinte na vista.
Este comando irá para a diferença anterior apresentada pela vista. Todas as diferenças num único ficheiro serão visitadas antes de abrir o ficheiro anterior na vista.
Resume todas as entradas expandidas na vista.
Neste modo, apenas estão visíveis os recursos que tenham sido alterados no repositório desde que foram carregados ou sincronizados pela última vez com os da área de trabalho (alterações de entrada).
Neste modo, apenas estão visíveis os recursos que tenham sido modificados na Área de trabalho (alterações de saída).
Neste modo, são apresentadas as alterações de entrada e de saída, e o utilizador pode actualizar e consolidar. A vantagem de utilizar este modo duplo é que pode executar qualquer uma das tarefas à sua escolha. A desvantagem é que a execução simultânea de uma intercalação bidireccional é muitas vezes complicado.
Neste modo, apenas são apresentados os conflitos (recursos modificados na área de trabalho e no repositório).
Este comando actualiza todas as alterações de entrada visíveis na vista. O comando também irá actualizar conflitos que sejam auto-intercaláveis mas irá ignorar os ficheiros cujos conteúdos contenham conflitos.
Este comando consolida todas as alterações de saída visíveis na vista. Os conflitos não se incluem na consolidação.
Os conjuntos de alterações podem ser activados no modo de entrada e no modo de saída.
O menu pendente permite-lhe remover a actual ou todas as sincronizações, alterar o modo ou o esquema, configurar a sincronização actual para executar renovações marcadas, bem como definir outras preferências da vista.
No menu de contexto da vista Sincronizar, pode executar um número de operações interessantes.
Este comando abre a alteração seleccionada no Editor de comparação que lhe permite inspeccionar as alterações no ficheiro.
Este comando abre o recurso local para a alteração seleccionada no editor da área de trabalho predefinido para o tipo de ficheiro.
Este comando permite-lhe abrir o recurso local para a alteração seleccionada num editor da área de trabalho.
Este comando renovou o estado remoto dos recursos seleccionados.
Este comando remove os recursos seleccionados da vista. Os recursos só voltarão a surgir se o estado dos recursos removidos for alterado ou se a Área de trabalho for reiniciada.
Este comando actualiza os recursos seleccionados. Os conflitos podem ser incluídos numa actualização mas apenas serão actualizados conflitos auto-intercaláveis. Os conflitos não intercaláveis serão ignorados e devem ser intercalados manualmente utilizando um editor de comparação.
Este comando consolida os recursos seleccionados. Apenas podem ser consolidadas as alterações de saída.
Este comando funciona em conflitos e alterações de saída e substitui o conteúdo local desses recursos pelo conteúdo do servidor.
Este comando funciona em conflitos e alterações de entrada e sobrepõe o conteúdo do servidor com o conteúdo dos homólogos locais.
Este comando ajusta as marcas de hora de CVS das alterações em conflito para que se tornem alterações de saída. Este comando deverá ser executado após os conflitos terem sido intercalados manualmente utilizando um editor de comparação.
Este comando ajusta as marcas de hora das alterações de saída, cujo conteúdo já corresponde ao conteúdo do recurso correspondente no servidor, para que o ficheiro já não seja uma alteração de saída. Isto e útil em situações em que as ferramentas de construção regeneram ficheiros cujos conteúdos não foram alterados.
Programação em equipa com CVS
Sincronizar com um repositório de CVS
Sincronizar com o repositório
Actualizar
Resolver conflitos
Intercalar de uma ramificação
Consolidar
Comparar recursos
Intercalar alterações no editor de comparação