O termo acessível é usado aqui para designar software que tenha sido concebido para quem tem incapacidades poder desfrutar de uma boa interacção com o mesmo. O software acessível tem em conta muitas espécies de incapacidades:
A tecnologia assistiva consiste em equipamento ou software que é utilizado para aumentar a acessibilidade dos sistemas operativos e aplicações existentes. Embora esteja fora deste manual de programação abranger o vasto âmbito das tecnologias assistivas, é importante saber que se pode contar com elas. E isto porquê? Porque coisas muito simples que pode fazer ao programar o seu software ou a sua documentação como, por exemplo, facultar descrições de texto alternativas para imagens no código HTML ou equivalentes de teclado para todas as acções de software, podem melhorar grandemente a eficiência das tecnologias assistivas que recorrem a estas técnicas.
Há algumas sugestões de programação básicas que se podem utilizar ao construir interfaces de utilizador de plug-ins e que aumentam a acessibilidade do software. Consulte Sugestões para tornar acessíveis as interfaces de utilizador para mais informações.
O sítio na Web IBM Accessibility Center tem muitos recursos úteis para acessibilidade, incluindo directrizes e listas de verificação para programar interfaces de software e Web.
Dado que o SWT utiliza os widgets nativos do sistema operativo, as interfaces de utilizador construídas com SWT herdam as tecnologias assistivas que tenham sido instaladas no sistema operativo central. O SWT implementa uma interface, AccessibleListener, a qual faculta informações de acessibilidade básicas como, por exemplo, descrições de controlos, texto de ajuda e atalhos de teclado, aos clientes. Se desenvolver tecnologias assistivas que precisem de mais informações ou se quiser melhorar a acessibilidade básica da área de trabalho, poderá adicionar os seus próprios ouvintes e sobrepor o comportamento de acessibilidade predefinido na plataforma. Consulte o pacote org.eclipse.swt.accessibility para mais detalhes.