Ciclo de vida do controlo da versão: adicionar e ignorar recursos

Quando consolidar recursos, frequentemente existem recursos que não pretende armazenar no repositório. Por exemplo, os editores externos podem criar ficheiros temporários no projecto, a compilação de ficheiros .java pode criar ficheiros .class ou algumas operações de construção podem resultar em ficheiros binários. Quando conjugados, estes ficheiros gerados podem ser bastante grandes. Também podem ser regenerados sempre que é executada uma construção, resultando em muitas alterações de saída. Normalmente, não são ficheiros que se queira manter no repositório ou partilhar com outros membros de uma equipa.

O CVS da Equipa tem duas tarefas relacionadas que lhe permitem controlar os ficheiros que são armazenados no repositório: adicionar um recurso ao controlo da versão e ignorar um recurso.

Adicionar um ficheiro ao controlo da versão

O CVS da Equipa não adiciona ficheiros automaticamente ao controlo da versão. Em vez disso, é opção sua adicionar explicitamente ficheiros ao controlo da versão. Isto é conseguido seleccionando o menu Equipa > Adicionar ao Controlo da Versão.

Quando executado num ficheiro, irá adicionar esse ficheiro ao controlo da versão. O resultado é que o repositório de CVS cria imediatamente uma entrada para poder começar a manter o estado do histórico desse ficheiro. Isto ocorre mesmo antes de consolidar o ficheiro no repositório.

Quando adicionar uma pasta ou projecto, a acção irá descender recursivamente em sub-pastas, adicionando esses ficheiros que encontra ao controlo da versão, desde que os ficheiros não tenham sido ignorados de forma explícita.

Sugestão: Quando consolidar ficheiros, se a selecção directa ou recursiva contiver ficheiros que não foram adicionados ao controlo da versão, ser-lhe-à perguntado se quer ou não que eles sejam adicionados. Trata-se de uma função de conveniência para ajudar a assegurar que não lhe falta consolidar novos recursos, que, acidentalmente, nunca foram adicionados.

Como poderei ignorá-los, existem tantas formas

Existem várias funções que lhe permitem especificar os recursos que devem ser excluídos do controlo da versão:

  1. Existe uma preferência global que pode utilizar para ignorar ficheiros e directórios que correspondem a um determinado padrão de nome de ficheiro. Por exemplo, se criar ignorância global para /bin, qualquer recurso que corresponda a "bin" em qualquer directório no espaço de trabalho será ignorado para o controlo da versão. Utilize a página de preferências Equipa > Recursos Ignorados para excluir globalmente recursos do controlo da versão.
  2. Qualquer recurso marcado como derivado será automaticamente ignorado para gestão de versões pelo CVS de equipa. Alguns construtores, tais como o construtor Java, marcam toda a saída de construção (por exemplo, ficheiros .class) como derivada.
  3. O CVS suporta a criação de um ficheiro .cvsignore especial, cujo conteúdo descreve os ficheiros e pastas a ignorar para gestão de versões. O ficheiro .cvsignore aplica apenas o padrão a recursos no mesmo directório que o próprio ficheiro .cvsignore.

Sugestão: Quando um recurso estiver sob o controlo da versão, não pode ser ignorado facilmente em seguida. É por este motivo que o utilizador tem de invocar um comando explícito para adicionar recursos ao controlo da versão.

Conceitos relacionados
Programação em equipa com CVS

Tarefas relacionadas
Criar um padrão de ignorância global
Autor do ficheiro .cvsignore de CVS
Consolidar
Actualizar