Descrição Geral do Ambiente de Desenvolvimento de Plug-ins (PDE)
O Ambiente de Desenvolvimento de Plug-ins (Plug-in Development Environment - PDE) é uma ferramenta concebida para ajudar os programadores na criação, no desenvolvimento, teste, depuração e implementação de plug-ins Eclipse plug-ins. A missão do PDE também abrange
a utilização de ferramentas para desenvolvimento de fragmentos, funções e sítios da Web de actualização.
O PDE faz parte do SDK do Eclipse, não é uma ferramenta que se inicie separadamente. Nos termos da habitual filosofia de plataformas Eclipse, o PDE proporciona uma ampla variedade de contribuições para plataformas (p.ex. vistas, editores, assistentes, iniciadores, etc.) que se misturam com o resto da área de trabalho Eclipse e ajudam o programador em cada fase do desenvolvimento de plug-ins, trabalhando dentro da área de trabalho do Eclipse.
Conceitos
- Sistema Central versus Tempo de Execução
Quando se inicia a área de trabalho, esta usa-se para trabalhar com projectos que definam os plug-ins que se estiver a construir. A instância de área de trabalho que executar ao desenvolver o plug-in com o PDE e outras ferramentas é a instância do sistema central. As funções disponíveis nesta instância vêm exclusivamente dos plug-ins que estiverem instalados com a aplicação. Uma vez concluído o plug-in e querendo testá-lo, poderá lançar outra instância de área de trabalho, a instância de tempo de execução. Esta instância irá conter os mesmos plug-ins que a instância de sistema central, mas também terá os plug-ins com que estava a trabalhar na instância de sistema central.
O iniciador do PDE encarrega-se de intercalar os plug-ins com os plug-ins de sistema central e de criar a instância de tempo de execução.
- Plug-ins externos versus plug-ins de espaço de trabalho
Ao desenvolver plug-ins Eclipse, o conjunto de plug-ins que irá utilizar para executar a área de trabalho de tempo de execução vêm de dois locais distintos: o espaço de trabalho da instância de sistema central e a plataforma destino. Embora para o PDE todos os plug-ins sejam os mesmos seja qual for a proveniência, existem algumas diferenças que depressa se tornam evidentes para os utilizadores:
- Plug-ins de espaço de trabalho são aqueles em desenvolvimento na área de trabalho do sistema central. Estão sob o seu controlo e podem ser adicionados, eliminados e modificados pelo utilizador.
- Plug-ins externos são aqueles que chegaram com a instalação da plataforma básica e são simplesmente referenciados da sua localização original sem modificações. Poderá referenciá-los, procurá-los, ver a respectiva origem e depurá-los, mas são só de leitura.
A vista Plug-ins, que faz parte da perspectiva PDE, mostra a lista combinada de plug-ins de espaço de trabalho e externos. Nela poderá procurar a estrutura de directórios de plug-ins externos, abrir ficheiros, etc.

Preparar a área de trabalho
Conceitos do PDE

Criar um novo projecto de plug-in
Editar o manifesto
Em execução
Implementar
Trabalhar com funções
Trabalhar com sítios da Web de actualização