Criar uma localização para o repositório de CVS

Pré-requisito: Já tem de estar configurado um servidor de CVS na máquina do sistema central para criar uma localização de repositório válida na Área de trabalho.

Para criar uma nova localização do repositório:

  1. Abra a vista Repositórios de CVS seleccionando Janela > Mostrar Vista > Outro... > CVS > Repositórios de CVS. Alternativamente, a vista Repositórios de CVS é igualmente mostrada na perspectiva Explorar Repositório de CVS.
  2. Na barra de ferramentas, faça clique em Adicionar Repositório de CVS (ou do menu de contexto da Vista Repositórios de CVS, seleccione Novo >Localização do Repositório). Abre-se o assistente Adicionar Repositório de CVS.
  3. Insira as informações necessárias para identificar a estabelecer ligação à localização do repositório:
    1. No campo Sistema Central , escreva o endereço do sistema central. (Por exemplo: mymachine.com).
    2. No campo Caminho do repositório , escreva o caminho para o repositório no sistema central (por exemplo /home/repo, d:/repo.)
    3. No campo Utilizador , escreva o nome do utilizador com que pretende estabelecer ligação ao repositório.
    4. No campo Palavra-Passe, escreva a palavra-passe do nome de utilizador mencionado acima.
    5. Na lista Tipo de Ligação, seleccione o protocolo de autenticação do servidor de CVS.  Existem três métodos de ligação que vêm com o cliente de CVS do Eclipse:
      • pserver - um método de ligação específico de CVS.
      • extssh - um cliente SSH 2.0 incluído no Eclipse
      • pserverssh2 - faculta uma ligação pserver através do ssh2.
      • ext - O método de ligação ext de CVS que utiliza uma ferramenta externa, como SSH, para estabelecer ligação ao repositório. A ferramenta utilizada por ext é configurada na página de preferências Equipa > CVS > Método de Ligação EXT.
    6. Se o sistema central utilizar uma porta personalizada, active Utilizar Porta e insira o número da porta.
  4. (Opcional) Seleccione Validar Ligação ao Terminar se quiser autenticar o utilizador especificado para o sistema central especificado, quando fechar este assistente. (Se não seleccionar esta opção, o nome de utilizador será autenticado mais tarde, quando tentar aceder ao conteúdo do repositório.)
  5. (Opcional) Seleccione Guardar Palavra-Passe se quiser guardar a palavra-passe no ficheiro de conjunto de chaves mistas, para que não tenha de inserir de novo a palavra-passe da próxima vez que iniciar o Eclipse. O ficheiro de conjunto de chaves mistas está armazenado na unidade local e não utiliza codificação rígida, por isso não deverá activar esta opções para palavras-passe dependentes de minúsculas e maiúsculas.
  6. Faça clique em Terminar.É criada a localização do repositório.

Nota: Antes do Eclipse 3.0, o método de ligação extssh só suportava SSH 1.0. Na versão 3.0 ou superior, este método de ligação foi actualizado para suportar igualmente SSH 2.0.

Sugestão: Se pretender utilizar o método de ligação extssh mas pretender manter o espaço de trabalho local (sandbox) compatível com o cliente da linha de comandos de CVS, pode utilizar o método de ligação ext e configurá-lo para utilizar extssh dentro do Eclipse na página de preferências Equipa > CVS > Método de Ligação Ext.

Conceitos relacionados
Programação em equipa com CVS
Repositórios de CVS

Tarefas relacionadas
Rejeitar uma localização do repositório de CVS
Renovar a vista repositórios de CVS
Dar saída de um projecto de um repositório de CVS
Descobrir identificadores de ramificação e versão
Alterar as propriedades de uma Localização do Repositório de CVS

Referências relacionadas
CVS
Vista Repositórios de CVS