Personalizar editores Java

As ferramentas JDT implementam um editor Java totalmente operacional.   Definem também a API para que possa atribuir funções de edição de texto Java ao seus editores ou melhorar o editor Java com funções específicas do plug-in.

Edição de texto Java

O JavaSourceViewerConfiguration descreve a configuração para o visualizador que apresenta o código Java.   Como é um visualizador de código fonte, esta classe faculta o acesso a instâncias das classes do utilitário que adiciona um comportamento específico Java ao visualizador, como colorir, explorar sinais, assistir conteúdos, etc.  A configuração do visualizador depende das JavaTextTools para facultar estas informações.    As JavaTextTools são uma classe de utilitários que faculta exploradores e gestores para texto Java e assegura que estas classes estão configuradas correctamente quando as preferências do editor Java são alteradas.

Ajuda de texto Java

Quando implementa um plug-in que faculta capacidades adicionais associadas ao código Java, pode ter de implementar um novo comportamento de ajuda no editor, para que as informações sobre os elementos do modelo sejam apresentadas como ajudas de utilizador para código Java.   Por exemplo, o depurador utiliza uma ajuda flutuante personalizada para mostrar os valores de variáveis quando o utilizador se situa acima de nomes de variáveis no editor.

O ponto de extensão org.eclipse.jdt.ui.javaEditorTextHovers permite registar a implementação da sua própria ajuda flutuante.   Cabe ao utilizador implementar o IJavaEditorTextHover e registar a classe de implementação na definição de extensões.   Cabe também ao utilizador fornecer a etiqueta para o tipo de ajuda flutuante para que o utilizador possa activar e desactivar os vários tipos de ajudas flutuantes na página de preferências do editor.