Trabalhar com correcções de código de programa

Os ajustes permitem que os programadores partilhem trabalho sem o armazenar num repositório. Isto é útil quando um programador quiser contribuir para um projecto que seja partilhado através de um repositório, mas que não tenha acesso de escrita para o repositório. Nesta situação, o programador pode criar um ajuste e enviá-lo por correio-electrónico para um programador que tenha acesso de escrita ou anexá-lo a um erro no sistema de comunicação de erros utilizado pelo projecto, dependendo do processo definido pelo projecto. Um programador que tenha acesso de escrita pode depois aplicar o ajuste ao projecto e consolidar as alterações.

Para criar um ajuste de um projecto de CVS:

  1. Seleccione o recurso que contém as modificações a serem incluídas no ajuste. É possível seleccionar recursos que residem em vários projectos e em qualquer nível, tal como o assistente Criar correcções que, quando executado no modo predefinido, executa o procedimento para criar correcções aos projectos. O ajuste também deverá ser aplicado às mesmas revisões de ficheiros das quais foi gerado, de forma a que possam ser executados passos no sentido de assegurar que o ajuste é aplicado na mesma apresentação do recurso (a forma mais fácil de o fazer é criar o ajuste por cima de uma versão).
  2. No menu emergente, seleccione Equipa > Criar Ajuste.... Vai abrir-se o assistente Criar Ajuste.
  3. Escolha onde deve ser guardado o ajuste:
    1. Guardar na Área de Transferência - irá colocar o ajuste na área de transferência de forma a poder ser colado num editor de texto, como um programa de correio-electrónico.
    2. Guardar no Sistema de Ficheiros - irá colocar o ajuste no ficheiro especificado no sistema de ficheiros local
    3. Guardar no Espaço de Trabalho - irá colocar o ajuste no ficheiro especificado dentro de um dos projectos da área de trabalho existentes.
    Para ajustes pequenos poderá ser razoável transferir o ajuste utilizando a área de transferência mas, na maioria dos casos, o sistema de ficheiros local é a melhor opção a utilizar.
  4. É possível pré-visualizar e ajustar a selecção de correcção expandindo a árvore Recursos, apresentada em Alterações na área da janela. Apenas os elementos que se encontram marcados serão incluídos na correcção. Faça clique em Seguinte para configurar a forma como o ajuste é gerado.
  5. Escolha como configurar o ajuste:
    1. Formato de saída Diff - Permite a escolha de vários formatos de saída diff comuns. Unified é o formato utilizado por muitas ferramentas de aplicações de ajuste, incluindo o Eclipse.
    2. Raiz da correcção - Permite especificar a que nível de raiz pretende que a correcção seja efectuada. As opções são Espaço de trabalho, Projecto e Selecção.

      Espaço de trabalho permite incluir recursos de vários projectos na correcção e corresponde à opção predefinida. As correcções de espaço de trabalho podem ser aplicadas a qualquer recurso no espaço de trabalho - contêm informações suficientes para permitir que o assistente Aplicar correcção calcule quais os recursos a corrigir.

      As correcções de Projecto têm raiz ao nível do projecto - o que significa que apenas podem conter recursos de um projecto e têm de ser aplicadas ao mesmo projecto.

      As correcções de Selecção têm raiz em qualquer que seja o recurso seleccionado e têm de ser aplicadas ao mesmo recurso.
  6. Faça clique em Terminar.
  7. Transfira o ajuste conforme seja apropriado para o projecto que estiver a ser ajustado.

Para aplicar um ajuste:

  1. Seleccione o recurso em que foi gerado o recurso. Este recurso deverá conter as mesmas revisões de ficheiros que a apresentação em que o ajuste foi gerado.
  2. No menu emergente, seleccione Equipa>Aplicar Ajuste.... Irá abrir-se o assistente Ajustador do Recurso.
  3. Indique onde se vai localizar o ajuste:
    1. Ficheiro - o ajuste está num ficheiro no sistema de ficheiros local. Insira o caminho completo do ficheiro ou utilize o botão Procurar... para localizar o ficheiro.
    2. Área de Transferência - o ajuste está na área de transferência. Aviso: É mais seguro utilizar um ajuste baseado em ficheiro. As terminações de linhas podem não ser correctamente processadas se a área de transferência for utilizada e o ajuste tiver sido gerado numa plataforma diferente (por exemplo, Linux vs. Windows).
    3. Espaço de trabalho - a correcção foi guardada algures no espaço de trabalho.
    Faça clique em Seguinte para ver o efeito da aplicação do ajuste.
  4. Passo opcional: este passo apenas será aplicado caso exista uma correcção com raiz ao nível do projecto ou de selecção - as correcções com raiz no espaço de trabalho continuarão automaticamente para a página Pré-visualizar correcção. Na página Especificação de correcção de destino, deve seleccionar o recurso que deve actuar como raiz da correcção.
  5. A página de pré-visualização de correcção indica se a correcção foi aplicada com sucesso aos ficheiros do espaço de trabalho. A parte superior da área da janela apresenta a lista de alterações contidas na correcção. Se seleccionar um artigo de folha na árvore, a área de janela inferior mostra a parte do ficheiro de ajuste (conhecido como "hunk" em terminologia de ajuste) numa apresentação lado a lado, de fácil leitura. Nota: A área de janela inferior não mostra uma pré-visualização da aparência dos recursos após a aplicação do hunk. Apenas mostra o conteúdo do ficheiro de ajuste.
    1. Um artigo seleccionado indica que um ajuste (ou hunk) poderá ser aplicado com êxito num recurso do espaço de trabalho. Pode excluir ajustes ou hunks individuais desmarcando-os.
    2. Um ponto de exclamação vermelho indica que existe um problema com um ajuste ou hunk.
      Isto acontece se o ajuste não estiver bem formado ou se a revisão de um ou mais ficheiros em que foi gerado o ajuste não corresponder às revisões a que está a ser aplicado o ajuste.
      Descubra o motivo da falha entre parêntesis.

      Para aplicar o ajuste completo com êxito, terá de eliminar os problemas (pontos de exclamação vermelhos) e seleccionar os artigos todos trocando as opções nesta página de assistente (consulte "Opções" abaixo).

  6. Se tudo correr bem, faça clique em Terminar para aplicar o ajuste. O espaço de trabalho vai conter agora as alterações de saída para cada ficheiro modificado pelo ajuste.

Opções para aplicar um ajuste

Para obter correspondências com êxito do ficheiro de ajuste, tem as seguintes opções:
  1. Volte à primeira página do assistente Ajustador de Recurso e seleccione o recurso actual para o qual deverá ser aplicado o ajuste.
  2. Se um prefixo comum dos nomes de caminho armazenados no ficheiro de ajuste não corresponder aos nomes de caminhos no espaço de trabalho actual, pode "Ignorar segmentos de nome do caminho iniciais".
  3. Utilize a opção "Ignorar espaço em branco" para tornar o processo de correspondência independente das diferenças de espaço em branco entre o ficheiro de ajuste e os ficheiros no espaço de trabalho.
  4. Ajuste o "Máximo factor fuzz" (terminologia de ajuste). Este factor determina quantas linhas, da parte superior e inferior do contexto, serão ignoradas ao ser localizada uma correspondência. O valor predefinido é dois.
  5. Utilize a opção "Reverter ajuste" para ficheiros de ajuste que já tenham sido aplicados no seu espaço de trabalho. Esta opção também é útil para anular ou repetir um ajuste.
  6. Em correcções de espaço de trabalho, utilize "Redireccionar correcção" para seleccionar outro projecto no espaço de trabalho para aplicar as alterações. Para tal, seleccione um projecto da parte superior da área da janela e faça clique no botão Redireccionar correcção. Este procedimento lançará uma caixa de diálogo com uma lista de todos os projectos disponíveis no espaço de trabalho. Seleccione um projecto e faça clique em OK. As alterações da correcção serão aplicadas ao projecto seleccionado.

Conceitos relacionados
Programação em equipa com CVS

Tarefas relacionadas
Comparar recursos

Referência relacionada
CVS