Depurar os seus programas

Nesta secção, vai depurar um programa Java.

  1. Na vista Explorador de Pacotes na perspectiva Java, faça duplo clique em junit.samples.VectorTest.java para o abrir num editor.
  2. Coloque o cursor no regulador vertical juntamente com a margem esquerda da área de editores na linha seguinte no método setUp():

    fFull.addElement (new Integer(1));

    e faça duplo clique no regulador para definir um ponto de interrupção.

    O editor VectorTest.java a mostrar o ponto de interrupção adicionado

    O ícone do ponto de interrupção indica o estado do ponto de interrupção.  O ícone de ponto de interrupção azul simples indica que o ponto de interrupção foi definido, mas que ainda não foi instalado.   

    Nota: Uma vez que a classe seja carregada pela Java VM, o ponto de interrupção será instalado e a sobreposição do visto será apresentada no ícone do ponto de interrupção.

  3. Na vista Explorador de Pacotes, seleccione o pacotejunit.samples e seleccione Depurar Como e depois Aplicação Java.   Quando executar um programa de um pacote, ser-lhe-á pedido que escolha um tipo de todas as classes no pacote que define um método principal
  4. Seleccione o item VectorTest na caixa de diálogo e depois faça clique em OK.

    Diálogo selecção de tipo

  5. O programa vai ser executado até que o ponto de interrupção seja alcançado.   Quando for alcançado o ponto de interrupção, a execução é suspensa e é-lhe perguntado se quer abrir a perspectiva Depurar. Faça clique em Sim. Repare que o processo ainda está activo (não terminado) na vista Depurar. Poderão ainda estar em execução outros módulos.

    Perspectiva Depurar

    Nota: O ponto de interrupção agora tem um visto sobreposto desde que a classe VectorTest foi carregada na Java VM.
  6. No editor na perspectiva Depurar, seleccione new Vector() na linha por cima do local onde está definido o ponto de interrupção e do respectivo menu contextual, seleccione Inspeccionar.

    Editor VectorTest.java com a linha de ponto de interrupção seleccionada a mostrar o menu contextual

  7. A expressão é avaliada no contexto da estrutura da pilha e um menu emergente surge a apresentar os resultados. Pode enviar um resultado para a vista Expressões, premindo a associação de teclas apresentada no menu emergente.
  8. As expressões que avaliar ao depurar um programa será listada nesta vista. Para eliminar uma expressão depois de trabalhar com ela, seleccione a expressão e escolha Remover no menu contextual.
  9. A vista Variáveis (disponível num separador juntamente com a vista Expressões) apresenta os valores das variáveis na estrutura da pilha seleccionada. Expanda a árvore this.fFull na vista Variáveis até conseguir ver elementCount.
  10. As variáveis (por exemplo, elementCount) na vista Variáveis vão ser alteradas quando executar os passos através de VectorTest na vista Depurar.   Para executar os passos através do código, faça clique no botão Passar Por Cima (Passar
Por Cima).  A execução irá prosseguir na linha seguinte no mesmo método (ou, se estiver no fim de um método, vai continuar no método do qual foi chamado o método actual).

    Vista Variáveis

  11. Tente outros botões de passos Passar Para Passar Para, Retorno no PassoRetorno no Passo) para executar os passos através do código.   Repare nas diferenças nas técnicas de execução de passos.
  12. Pode terminar uma sessão de depuração permitindo ao programa ser executado até à conclusão ou terminá-lo.

Conceitos relacionados
Pontos de interrupção
Depuração remota
Depuração local

Tarefas relacionadas
Adicionar pontos de interrupção
Retomar a execução dos módulos suspensos
Executar e depurar
Suspender módulos

Referência relacionada
Preferências de depuração
Vista Depurar
Executar acções de menu
Executar e depurar acções da barra de ferramentas
Vista Pontos de interrupção
Vista Consola
Vista Apresentar
Vista Expressões
Vista Variáveis