Colocar Componentes do Eclipse no Pacote

Os componentes do Eclipse são apresentados como ficheiros de arquivo. Cada arquivo contém uma recolha de funções e plug-ins. Geralmente, os arquivos contêm todas as funções que um determinado componente têm para oferecer. É frequente que os consumidores necessitem de mais de um componente e/ou necessitem apenas de partes de alguns componentes. Se não houver qualquer assistência, os consumidores têm de obter manualmente os arquivos que contenham o super-conjunto da função de que necessitam de extrair manualmente as funções e os plug-ins requeridos. Esta acção pode ser um processo laborioso e propenso a erros.

Felizmente, o PDE contém um mecanismo orientado por agrupamento, que consiste no empacotador que pode facultar ajuda. Resumindo, o empacotador considera como entrada de dados uma lista de arquivos que contém funções e uma lista de funções interessantes. Em seguida, obtém zips, extrai as funções (e os respectivos plug-ins) e volta a colocá-las nos pacotes de um zip de saída.

Manual de Iniciação Rápida

Em seguida é apresentado um conjunto de passos básicos para iniciar o empacotador.  Recomenda-se que construa pacotes *nix numa máquina *nix para assegurar que as permissões de ficheiros estão preservadas.

  1. Crie um directório de configuração de criação de pacotes e copie os ficheiros modelo (packager.properties, packaging.properties e customTargets.xml) a partir do org.eclipse.pde.build/templates/packager.
  2. Edite os ficheiros packager.properties copiados e defina as seguintes propriedades:
  3. Obtenha ficheiros de correlações de empacotador. As seguintes propriedades controlam o descarregamento de ficheiros de correlações:
    O script empacotador irá concatenar todos os ficheiros *.map encontrados em ${downloadDirectory}. Para descarregar mais do que um ficheiro de correlações ou para os obter a partir do CVS, edite o ficheiro customTargets.xml e altere o destino getMapFiles.
  4. Execute o empacotador através da utilização do seguinte comando:
  5. java -jar <eclipse install>/startup.jar -application
    org.eclipse.ant.core.antRunner 
    -buildfile <<eclipse install>/plugins/org.eclipse.pde.build_<version>/scripts/package.xml>
    -DpackagingInfo=<path to your packaging configuration directory>

Formato de Ficheiro de Correlações de Empacotador

Os ficheiros de correlações de empacotador são utilizados para descrever os vários arquivos, o respectivo conteúdo e a localização de onde podem ser descarregados.  Estes ficheiros são semelhantes aos ficheiros de correlações utilizados no processo de construção utilizado para obter agrupamentos a partir de repositórios. O formato da entrada de um ficheiro de correlações de empacotador é a seguinte:
archiveName = url | [configList] | [directory] | contentDescription | componentName

Repare que a configList e o directório são opcionais. É importante que os separadores "|" de número apropriados ainda estejam a ser utilizados.
Exemplos:
eclipse-SDK-3.1-win32.zip=http://download.eclipse.org/downloads/drops/R-3.1-200506271435/
| win32,win32,x86 | | sdk | eclipse
eclipse-PDE-3.1.zip=http://download.eclipse.org/downloads/drops/R-3.1-200506271435/ | | | runtime | pde

Propriedades de Configuração do Empacotador

As seguintes propriedades podem ser definidas no ficheiro packager.properties de configuração do empacotador:
baseDirectory
O directório onde se dá todo o empacotamento
workingDirectory
O directório onde são gerados os scripts.  O valor no modelo é ${baseDirectory}/workingPlace
downloadDirectory
A pasta para a qual são descarregados os arquivos.  O valor no modelo é ${baseDirectory}/toPackage
tempDirectory
A pasta para a qual serão extraídos os arquivos. O valor no modelo é ${baseDirectory}/temp
featurePaths
O nome da raiz dos arquivos descarregados.  O valor no modelo é eclipse.
featureList
Uma lista separada por vírgulas de id de função que pretende voltar a empacotar.
componentFilter
Uma lista separada por vírgulas de componentes a partir das quais as funções na featureList podem ser encontradas.  Esta lista filtra os arquivos disponíveis e permite que o empacotador optimize o conjunto de ficheiros descarregados.
contentFilter
Uma lista separada por vírgulas de tipos de conteúdos a obter. Esta lista filtra um conjunto de arquivos disponíveis e permite que o empacotador optimize o conjunto de ficheiros descarregados.
config
Uma lista separada por "&" de configurações (triplas separadas por vírgulas compostas por sistema operativo, sistema de apresentação em janelas e arquitectura) para voltar a empacotar.  (por exemplo: win32, win32, x86 & linux, gtk, x86)
archivesFormat
Os formatos dos arquivos. Uma lista separada por "&" de configurações - formato. (por exemplo: win32, win32, x86 - antZip & linux, gtk, ppc - tar).  Se não estiver especificado nenhum formato de arquivo para uma determinada configuração, o formato predefinido é antZip.
zipargs
Argumentos adicionais para serem transmitidos para o zip
unzipargs
Argumentos adicionais para serem transmitidos para unzip
archivePrefix
O prefixo do(s) arquivo(s) resultante(s)
collectingFolder
O nome da pasta de raiz do arquivo resultante.
buildId
Controla o id de construção no nome predefinido do arquivo.
buildType
Tipo de construção utilizado na denominação da saída de construção. Tipicamente um de I, N, M, S, ...
buildLabel
Etiqueta para a construção. O valor modelo é ${buildType}.${buildId}
archiveNamePrefix
Controla o nome do arquivo resultante.  O valor predefinido é ${buildId}
packagingProperties
Um caminho relativo para o ficheiro que contém os ficheiros de raiz de empacotamento de propriedades. Por predefinição, este caminho indica packaging.properties.
deltaPack
Se deve ou não gerar um pacote delta.  Irá excluir partes independentes da plataforma e agrupar todas as configurações num único arquivo.

Empacotar Ficheiros de Raiz

No ficheiro packager.properties de configuração do empacotador, a propriedade packagingProperties indica um ficheiro de propriedades que especifica os ficheiros de raiz que necessitam de ser empacotados. Por predefinição, este é o ficheiro packaging.properties.

Este ficheiro de propriedades deverá conter as propriedades que especificam os ficheiros de raiz requeridos. Consulte a página Propriedades específicas da função para obter mais detalhes sobre as propriedades da raiz.