Separador Plug-ins
O Separador Plug-ins permite seleccionar os plug-ins (também conhecidos como agrupamentos) e o respectivo nível de início, que, por conseguinte, permite personalizar as propriedades do sistema osgi.bundles e osgi.bundles.defaultStartLevel com as quais a configuração de lançamento será executado.
Nível de Início Predefinido
Um nível de início é um número inteiro positivo que denota o nível de inicio do OSGi predefinido no qual será executado um agrupamento. O nível de início predefinido, que é atribuído a todos os agrupamentos seleccionados, é definido inicialmente como 4. Esta definição mestre pode ser alterada directamente ao modificar o nível de início dos agrupamentos em massa ou pode ser substituído numa base por agrupamentos.
Estado de Início Predefinido
O estado de início indica ao enquadramento se o agrupamento deve ou não ser marcado como activo após a sua instalação. Se estiver definido como true (a predefinição), um agrupamento será sempre iniciado quando o enquadramento for lançado. A opção Iniciar plug-ins automaticamente é uma definição mestre que é aplicada a todos os agrupamentos seleccionados em massa, mas pode ser substituída numa base por agrupamento.
Selecção de Agrupamentos
Os agrupamentos a serem instalados pelo enquadramento durante o arranque terão de ser explicitamente marcados nesta página. Por predefinição, serão atribuídos a um agrupamento o nível de início predefinido e o estado de início predefinido, mas estes valores podem ser substituídos numa base por agrupamento ao seleccionar o agrupamento e editar o nível e o estado de início no local.
Existem vários botões disponíveis para o ajudar a seleccionar plug-ins, incluindo um botão Adicionar Plug-ins Requeridos. O botão Adicionar Plug-ins Necessários deve ser utilizado frequentemente para assegurar que o subconjunto de plug-ins que seleccionou está completo.
Repare que se um agrupamento do espaço de trabalho tiver o mesmo ID que um agrupamento de destino, o agrupamento do espaço de trabalho é utilizado ao invés do equivalente de destino. Este comportamento pode ser substituído ao desmarcar um agrupamento do espaço de trabalho e ao seleccionar o equivalente de destino.
Validar Conjunto de Plug-ins
A funcionalidade Validar Conjunto de Plug-ins, que pode ser invocada através do botão localizado no canto inferior direito do Separador Plug-ins, analisa o conjunto de plug-ins seleccionado de modo a localizar problemas de arranque do lançamento. Por exemplo, as dependências em falta, os ambientes de execução não cumpridos e os filtros de plataforma incompatíveis são alguns dos potenciais problemas que poderão impedir a execução do plug-in.
Ao marcar a opção Validar dependências de plug-ins automaticamente antes do lançamento, o PDE irá executar a função Validar Conjunto de Plug-ins antes de cada lançamento. Se surgirem problemas, ficará activa uma caixa de diálogo que apresenta o erro para que o possa examinar e terá a opção de continuar o lançamento sem corrigir os problemas ou de cancelar o lançamento de modo a rectificar as questões. Caso contrário, se não surgir nenhum problema, o lançamento prossegue normalmente.