Actualizar o Eclipse

Se estiver a actualizar para uma edição mais recente do Eclipse e vem de uma edição anterior, existem passos simples que pode seguir para migrar o espaço de trabalho para a nova edição. O seu espaço de trabalho é o directório no disco que contém todos os ficheiros do projecto, bem como metadados, como as preferências que poderá ter personalizado. Os passos a seguir para actualizar dependem do ter ou não utilizado o argumento da linha de comandos "-data", ao iniciar o Eclipse. O argumento "-data" é recomendável na medida em que especifica claramente a localização do seu espaço de trabalho.

Sugestão: Pode efectuar uma cópia de segurança do seu espaço de trabalho antes de actualizar. Depois de ter actualizado o espaço de trabalho, não poderá utilizá-lo de novo com uma versão mais antiga do Eclipse. Se por acaso tiver de "voltar atrás no tempo" para uma edição mais recente, vai necessitar dessa cópia de segurança!

A caixa de diálogo de escolha do espaço de trabalho permite seleccionar a localização do espaço de trabalho. Esta caixa de diálogo é apresentada no arranque inicial na ausência de um argumento de dados. A localização predefinida fornecida pela caixa de diálogo será um "espaço de trabalho" descendente no directório inicial (por exemplo, C:\Documents and Settings\UserName\workspace.)

É possível manter esta predefinição ou escolher uma outra localização, excepto se tiver um espaço de trabalho existente de uma versão anterior do Eclipse. O espaço de trabalho não deve ser armazenado no directório de instalação do Eclipse, visto que tornará mais difícil efectuar a actualização de uma versão mais recente do Eclipse. Não deve copiar ou mover o directório do espaço de trabalho, visto que este pode conter metadados com caminhos absolutos de sistema de ficheiros, o que será inválido se o espaço de trabalho se encontrar copiado noutro local.

No Eclipse 3.0 e anterior, a localização predefinida do Eclipse para o espaço de trabalho era o directório do Eclipse. Por exemplo, se o eclipse.exe estava em D:\eclipse-SDK-3.0.1\eclipse, a localização do espaço de trabalho predefinida será D:\eclipse-SDK-3.0.1\eclipse\workspace.

Para carregar um espaço de trabalho criado através da utilização da versão 3.0 ou anterior, aponte ao antigo directório do espaço de trabalho, utilizando a caixa de diálogo de escolha do espaço de trabalho, quer se encontre no antigo directório do espaço de trabalho ou noutra parte.

 

Utilizar o "-argumento" de dados

Se anteriormente utilizou o argumento "-data" para iniciar o Eclipse,o caminho de actualização é muito mais fácil:

  1. Instale a nova versão do Eclipse numa nova localização, à parte de qualquer versão antiga do Eclipse.
  2. Inicie esta nova versão do Eclipse, utilizando o argumento da linha de comandos "-data" para indicar a antiga localização do espaço de trabalho.

veja o exemplo na secção anterior para obter uma ilustração.

Adicionar plug-ins de terceiros

Se instalou plug-ins extra no ambiente do Eclipse, terá de adicionar esses novos plug-ins a cada nova construção ou versão do Eclipse que instalar. Antes de o fazer, consulte a documentação desses plug-ins para assegurar que são compatíveis com a versão do Eclipse para onde está a mover. Existem várias formas de adicionar estes plug-ins extra à nova instalação do Eclipse:

  1. Copie os directórios para cada plug-in no directório "plugins" da nova versão do Eclipse.
  2. Utilize um sítio de actualização do Eclipse para voltar a instalar esses plug-ins extra ou funções na nova versão do Eclipse.
  3. Se estiver a utilizar extensões do produto, basta copiar o directório "ligações" no novo directório de instalação da versão do Eclipse. Para obter mais detalhes sobre as extensões do produto, consulte a documentação no Platform Plug-in Developer Guide, em Programmer's Guide > Embalar e entregar produtos baseados em Eclipse > Extensões do produto.