Separador Principal

O Separador Principal permite personalizar definições importantes da configuração de lançamento, incluindo a localização do espaço de trabalho em tempo de execução, o programa a executar e o ambiente em tempo de execução de Java.

Separador Principal

 

Dados do espaço de trabalho

A localização dos Dados do Espaço de Trabalho é o directório no disco que irá conter todos os trabalhos e metadados (como por exemplo, as preferências, etc.) para a aplicação do tempo de execução do Eclipse. Esta localização terá certamente de ser diferente da localização do espaço de trabalho do sistema central, uma vez que deverá testar o plug-in numa sandbox.

Por predefinição, a localização do espaço de trabalho do tempo de execução é definida pelo PDE de modo a ter uma nome exclusivo baseado no nome da configuração de lançamento e de modo a ser equivalente ao directório do espaço de trabalho do sistema central. Pode definir a localização do espaço de trabalho em tempo de execução para que seja onde pretender, desde que a localização seja gravável. Os nomes das variáveis podem ser utilizados no caminho da localização do espaço de trabalho em tempo de execução, permitindo assim que a configuração da configuração de lançamento seja partilhável entre os membros da equipa.

A opção Desmarcar dados do espaço de trabalho antes do lançamento é extremamente conveniente no caso de pretender testar o plug-in num espaço de trabalho recente. Esta opção é desligada por predefinição, uma vez que os espaços de trabalho da aplicação do Eclipse geralmente contêm dados úteis que não necessitem de se limpos de um lançamento para o outro.

A opção Pedir confirmação antes de desmarcar pergunta ao utilizador antes de eliminar os dados do espaço de trabalho em tempo de execução. Esta opção é ligada por predefinição para que não limpe inadvertidamente dados importantes do espaço de trabalho de teste.

 

Programa a ser Executado

A secção Programa a ser executado é o local em que especifica o produto ou aplicação a testar.

A caixa de combinação do produto é preenchida com os IDs de todos os produtos (extensões org.eclipse.core.runtime.products) definidos no espaço de trabalho e nos plug-ins de destino. O ID de produto inicialmente seleccionado é o produto predefinido segundo a especificação da chave eclipse.product no ficheiro config.ini que se encontra no directório ${target_home}/configuration. A variável ${target_home} refere-se à localização da plataforma de destino segundo a especificação na página de preferências Janelas > Preferências... > Desenvolvimento de Plug-ins > Plataforma de Destino. No SDK Eclipse, o ID predefinido do produto é org.eclipse.sdk.ide.

A caixa de combinação do produto é preenchida com os IDs de todas as aplicações (extensões org.eclipse.core.runtime.applications) definidas no espaço de trabalho e nos plug-ins de destino. O ID da aplicação inicialmente seleccionado é a aplicação predefinida segundo a especificação da chave eclipse.application no ficheiro config.ini que se encontra no directório ${target_home}/configuration. No SDK Eclipse, o ID predefinido da aplicação é org.eclipse.ui.ide.workbench.

A opção Executar um produto é seleccionada por predefinição, uma vez que testar um produto (uma aplicação marcada) resultará numa experiência mais substancial do que testar uma aplicação simples.

 

Executável Java

A opção Executável Java permite-lhe especificar o executável com o qual será executada a Aplicação do Eclipse. Por exemplo, em Janelas pode substituir o executável predefinido, javaw.exe, com java.exe, caso o pretenda.

Java Runtime Environment

Pode testar o plug-in em relação ao Java Runtime Environment (JRE) de escolha. Para além disso, este tempo de execução do JRE não tem necessariamente o mesmo JRE (com SDK associado) utilizado para compilar os plug-ins do espaço de trabalho.

A caixa de combinação JRE em Tempo de Execução é preenchido por todos os JREs enumerados na página de preferências Janelas > Preferências.... > Java > JREs Instalados . Pode adicionar dinamicamente mais JREs à lista de JREs instalados ao premir o botão JREs Instalados..., que irá abrir a página de preferências JREs Instalados.

 

Entradas de Programa de Arranque

O lançamento da instância do sistema central do Eclipse geralmente envolve um executável de lançador nativo, que por seu turno chama uma classe org.eclipse.core.launcher.Main para iniciar o processo de facultar de instruções de arranque. A classe Principal está localizada num arquivo denominado startup.jar que se encontra na raiz da instalação do Eclipse.

O lançamento de uma aplicação em tempo de execução do Eclipse ignora o executável nativo e chama directamente a classe Principal, do mesmo modo que é executada uma aplicação Java comum. Assim sendo, o PDE calcula a localização da classe Principal e adiciona-a implicitamente ao caminho da classe da configuração de lançamento.

Determinados perfiladores requerem que algumas bibliotecas nativas também estejam no caminho da classe da configuração de lançamento. O campo Entradas de Instruções de Arranque permite-lhe especificar e anexar essas localizações adicionais ao caminho da classe.

 

Para mais informações sobre a execução do Eclipse, consulte os seguintes documentos: