Consolidar

Pode consolidar recursos da área de trabalho que modificou no repositório, para que outros membros da equipa possam ver o seu trabalho. Apenas as alterações consolidadas nessa ramificação estarão visíveis para terceiros que estejam a trabalhar nessa ramificação. O comando consolidar pode ser emitido de dois locais: no menu Equipa > Consolidar ou na vista Sincronizar.

Para consolidar alterações utilizando Equipa > Consolidar:

  1. Numa das vistas de navegação, seleccione os recursos que pretende consolidar.
  2. Faça clique com o botão direito do rato nos recursos e seleccione Equipa > Consolidar no menu emergente.
  3. Caso existam novos ficheiros cujos tipos de ficheiros não possam ser determinados automaticamente, a primeira página de caixa de diálogo Consolidar vai apresentar os tipos desconhecidos e permitir que os defina adequadamente para ASCII ou binário. Faça clique em Seguinte para continuar.
  4. Na página Comentário, faculte um comentário para as suas alterações (por exemplo, Corrigiu erros ortográficos).

É possível pré-visualizar ficheiros que estão prestes a ser consolidados na página Comentário. Se souber que algum dos ficheiros se trata de alterações em conflito, a consolidação não será permitida. Caso não existam alterações em conflito conhecidas, a consolidação será permitida mas ainda poderão existir alterações em conflito no servidor(ou seja, as alterações em conflito no servidor são dadas a conhecer ao cliente durante uma operação de sincronização). Caso existam alterações em conflito em quaisquer ficheiros que estejam consolidados, a operação vai falhar. Caso isto ocorra, tem de executar uma actualização ou utilizar a vista Sincronizar para resolver os conflitos. Considera-se um fluxo de trabalho preferível actualizar sempre antes de consolidar, para assegurar que obtém o último estado do repositório antes de consolidar mais alterações.

Se um ou mais recursos que estão a ser consolidados forem novos e ainda não tiverem sido adicionados ao controlo de CVS, serão adicionados automaticamente, excepto se forem removidos de forma explícita através da escolha de Remover da Vista no menu de contexto.

Para consolidar alterações na vista Sincronizar:

  1. Numa das vistas de navegação, seleccione os recursos que pretende consolidar.
  2. Faça clique com o botão direito do rato no menu emergente e seleccione Equipa > Sincronizar com Repositório. Vai abrir-se a vista Sincronizar.
  3. Na barra de ferramentas da vista Sincronizar, seleccione o botãoModo de saída para mostrar quaisquer recursos modificados da área de trabalho (alterações de saída) que tenha efectuado.
  4. Caso existam conflitos (setas vermelhas), resolva-os. Para o fazer, abra-os num editor de Comparação e utilize a área de comparação de texto para intercalar recursos com conflitos. Pode copiar alterações da revisão do repositório do ficheiro para a revisão da área de trabalho do ficheiro e guardar o recurso intercalado da Área de trabalho. Uma vez que estejam resolvidos todos os conflitos na área Comparação da Estrutura, execute Marcar como Intercalado no recurso na vista Sincronizar, para fazer da alteração uma alteração de saída, sendo que o utilizador está pronto a consolidar.
  5. Na área de janela Comparação da Estrutura, faça clique com o botão direito do rato na parte superior da hierarquia que pretende consolidar e seleccione Consolidar no menu emergente.
  6. Na caixa de diálogo Consolidar Comentário, faculte um comentário para as suas alterações (por exemplo, Corrigiu erros ortográficos). De novo, caso existam ficheiros novos de tipo desconhecido, ser-lhe-à pedido que especifique de que tipo deverão ser.

Sugestão: Pode consolidar ficheiros que estão em conflito, executando Sobrepor e Consolidar. Esta acção vai consolidar a cópia da área de trabalho do recurso para o repositório, removendo assim qualquer uma das alterações de entrada.

Aviso: O comportamento do comando Sobrepor e Consolidar descrito acima apenas se aplica ao modo de saída da vista Sincronizar. No modo Entrada/Saída da vista, o comportamento das alterações de saída e dos conflitos é o mesmo, mas o comando vai reverter as alterações de entrada para o que forem os conteúdos da área de trabalho local. Tenha muita atenção se utilizar este comando no modo entrada/saída.

Conceitos relacionados
Programação em equipa com CVS
Repositórios de CVS
Ramificações
Sincronizar com um repositório de CVS

Tarefas relacionadas
Actualizar
Resolver conflitos
Comparar recursos
Ciclo de vida do controlo da versão: adicionar e ignorar recursos

Referências relacionadas
CVS
Vista Sincronizar