Visto que existe um modelo uniforme e genérico para os elementos de depuração na plataforma, é possível facultar um ponto de partida para implementar uma UI de depurador. O centro do suporte da UI de depurador é a apresentação de modelos de depuração (IDebugModelPresentation). A apresentação de modelos de depuração é responsável por facultar etiquetas, imagens e editores associados a elementos de depuração específicos.
Os plug-ins que definem o seu próprio modelo de depuração geralmente facultam uma apresentação de modelos de depuração para apresentar elementos de depuração no modelo. Tal efectua-se por meio do ponto de extensão org.eclipse.debug.ui.debugModelPresentations. Este ponto de extensão permite que uma implementação de IDebugModelPresentation seja associada ao identificador de determinado modelo de depuração.
Recorde que os elementos do modelo de depuração sabem o ID do respectivo modelo de depuração. Significa isto que, perante qualquer elemento de depuração, a plataforma de depuração pode obter o ID do modelo de depuração e depois consultar o registo de extensões relativamente a quaisquer apresentações de modelos de depuração.
A marcação para adicionar uma apresentação de modelos de depuração assemelha-se ao seguinte:
<extension point = "org.eclipse.debug.ui.debugModelPresentations"> <debugModelPresentation class = "org.eclipse.jdt.internal.debug.ui.JDIModelPresentation" id = "org.eclipse.jdt.debug" detailsViewerConfiguration = "org.eclipse.jdt.internal.debug.ui.display.DetailsViewerConfiguration"> </debugModelPresentation> </extension>
Pode ser especificada uma detailsViewerConfiguration opcional além da apresentação de modelos de depuração. O visualizador de detalhes deve expanbdir a classe SourceViewerConfiguration de JFace. O significado dos "detalhes" é interpretado pelo modelo de depuração. Os detalhes são calculados pela apresentação de modelos de depuração e transmitidos ao visualizador de detalhes. Por exemplo, o depurador Java utiliza o visualizador de detalhes para mostrar assistência de código na vista de variáveis, aquando da avaliação de expressões.
Os implementadores de IDebugModelPresentation poderão também implementarIDebugEditorPresentation quando for necessário mais controlo sobre o editor que apresenta o código fonte para uma frame de pilha. Os implementadores poderão controlar a posição do editor ou as anotações na fonte.