As folhas de anotações compósitas proporcionam orientação através de um problema complexo, decompondo esse problema num conjunto de tarefas menores. Cada tarefa consiste numa série de passos que têm de ser executados por ordem. As folhas de anotações compósitas são iniciadas na vista das folhas de anotações e apresentam dois painéis, que estarão lado a lado ou um acima do outro, dependendo da altura e largura relativas da vista.
O painel que se apresenta à esquerda ou acima (dependendo da orientação da vista) é denominado explorador de tarefas e mostra todas as tarefas que precisam de ser concluídas e o respectivo estado. O painel abaixo ou à direita é denominado painel de detalhes da tarefa e mostra a tarefa que está seleccionada no explorador.
As folhas de anotações compósitas são iniciadas da mesma maneira que qualquer outra
folha de apontamentos, seleccionando
Ajuda > Folhas de Anotações na barra de menus.
O explorador de tarefas é a vista em árvore que mostra as tarefas e grupos de tarefas numa folha de apontamentos compósita. Cada tarefa terá igualmente uma imagem sobreposta no canto inferior direito se estiver em execução, tiver sido completada ou tiver sido ignorada. Seleccionar uma tarefa no explorador de tarefas fará com que essa tarefa seja apresentada no painel de detalhes da tarefa. Fazer clique com o botão direito do rato numa tarefa no explorador de tarefas abre um menu de contexto que, dependendo do estado da tarefa, permitirá que a tarefa seja iniciada, ignorada ou reposta.
A área da janela de detalhes da tarefa mostrará diferentes conteúdos, consoante o tipo de tarefa e se esta já tiver sido iniciada. Uma tarefa de folha de apontamentos que não tiver sido iniciada mostrará uma descrição e um botão para iniciar a tarefa (ou, se não puder ser iniciada, o motivo para tal). Quando em execução, uma tarefa de folha de apontamentos mostrará uma folha de apontamentos e quando tiver sido completada, mostrará uma ligação para a próxima tarefa.
Há três tipos de grupos de tarefas, "conjunto", "sequência" e "opção". Uma sequência representa um conjunto de subtarefas que têm de ser executadas por ordem, um conjunto representa um conjunto de subtarefas que podem ser executadas por qualquer ordem, uma opção representa um conjunto de tarefas, das quais apenas uma terá de ser executada. Um conjunto ou sequência estão completos quando todas as respectivas subtarefas tiverem sido completadas. Uma opção está completa quando uma das respectivas subtarefas tiver sido completada.
Uma tarefa de folha de apontamentos representa uma única folha de apontamentos. Da primeira vez que se acede a uma tarefa de folha de apontamentos, a área da janela de detalhes da tarefa mostra uma descrição da tarefa, dá a opção de começar a trabalhar na execução dessa tarefa e possivelmente de ignorar a tarefa. A figura abaixo mostra igualmente as imagens para conjuntos, sequências e opções de tarefas. Tenha em atenção que algumas imagens são apresentadas em cinzento, devido ao facto de estas tarefas não poderem ainda ser iniciadas, porque as tarefas de pré-requisito não foram completadas.
Uma folha de apontamentos compósita pode ter dependências que requeiram que uma tarefa seja completada antes de outra poder ser iniciada. Um exemplo de uma situação em que isto poderia acontecer seria se uma tarefa criasse um projecto e uma segunda tarefa utilizasse esse projecto. Neste caso, a primeira tarefa tem de ser completada ou ignorada antes de a segunda tarefa poder ser iniciada.
O autor de uma folha de apontamentos compósita pode optar por classificar uma tarefa ou grupo
de tarefas como opcionais. Se uma tarefa for opcional, pode ser ignorada, fazendo clique com o botão direito do rato
nessa tarefa, no explorador de tarefas, e seleccionando ignorar no menu de contexto ou fazendo clique
na hiperligação "Ignorar esta tarefa" na área da janela de detalhes da tarefa.
Ignorar uma tarefa permite que tarefas que dependam desta tarefa sejam iniciadas.
A área de detalhes da tarefa disponibilizará hiperligações que percorrerão as tarefas por ordem. É igualmente possível executar tarefas que não por ordem, seleccionando a tarefa no explorador de tarefas e começando a trabalhar nessa tarefa. Isto é útil se pretender ir directamente para uma tarefa que lhe interesse, sem ter de trabalhar em todas as tarefas anteriores.
Fazer clique com o botão direito do rato no explorador de tarefas mostra uma opção de menu "Recomeçar todas as tarefas". Se seleccionado, vai repor o estado de todas as tarefas na folha de apontamentos compósita. Utilize este artigo apenas se pretender repor todas as tarefas. O menu de contexto para qualquer outra tarefa terá uma opção de menu para repor uma tarefa individual. Quaisquer tarefas que dependam desta tarefa serão igualmente repostas e para grupos de tarefas, todas as subtarefas serão, do mesmo modo, repostas.
Uma folha de apontamentos compósita está fechada se a vista de folhas de anotações estiver fechada, se o Eclipse estiver fechado ou se for aberta outra folha de apontamentos. O estado de cada tarefa é guardado, para que, quando a folha de apontamentos compósita for reaberta, o respectivo estado seja restaurado.