O histórico local de um ficheiro é mantido quando criar ou modificar um ficheiro. Sempre que editar e guardar um ficheiro, é guardada uma cópia do mesmo. Isto permite-lhe comparar o estado actual do ficheiro com um estado anterior, ou substituir o ficheiro por um estado anterior. Cada estado no histórico local é identificado pela data e hora em que o ficheiro foi guardado.
Nem projectos nem pastas têm histórico local.
O histórico local é apresentado na vista Histórico. Segue-se uma apresentação do histórico local de um ficheiro da área de trabalho:
Para ver o histórico local de um ficheiro, escolha Equipa > Mostrar histórico local no menu emergente. Esta acção abrirá a vista Histórico e preenchê-la-á com as revisões do ficheiro seleccionado. É possível abrir revisões diferentes na tabela (utilizando a opção Abrir a partir do menu contextual ou fazendo duplo clique numa revisão), compará-las com a última revisão ou com revisões anteriores (utilizando a opção Comparar com revisão a partir do menu contextual) e substituir a revisão actual pelos conteúdos de revisões anteriores (utilizando a opção Obter conteúdos do menu contextual).
Nota: Os projectos geridos por CVS contêm agora as revisões de histórico apresentadas ao longo das revisões remotas. Para visualizar o histórico local de um ficheiro gerido por CVS, seleccione o artigo de menu Equipa > Mostrar histórico e certifique-se que a vista Histórico corresponde a um dos modos possíveis para visualizar o histórico local.
Este comando renova o conteúdo de uma vista, buscando a informação do histórico mais recente para o recurso do servidor.
Quando activa, a vista irá apresentar o histórico para o recurso do editor activo ou da selecção activa.
Quando activa irá fixar a vista e os respectivos conteúdos. Quaisquer novas solicitações de histórico serão abertas numa nova instância da vista Histórico.
Quando activos, todos os artigos de histórico serão ordenados numa das seguintes categorias de data:
Se a vista se encontrar no modo Agrupar por data, a função Contrair todos irá contrair todas as categorias de data.
Quando activo, um duplo clique (ou um único clique, dependendo do conjunto de estratégias do Modo de abertura emPreferências>Gerais) abrirá um editor de comparação. Quando se encontra desactivado, ao fazer clique numa revisão esta será aberta.
A partir do menu contextual da vista Histórico local é possível efectuar as seguintes operações:
Este comando irá abrir os conteúdos da revisão seleccionada num editor só de leitura. (O editor utilizado é o que se encontra registado como editor predefinido no tipo de ficheiro). Nota: Se a revisão que está a abrir corresponde à versão actual do ficheiro, será aberta num editor normal.
O comando de comparação difere com base no número de revisões seleccionadas na vista histórico. Numa única selecção, Comparar actual com revisão irá comparar a versão actual do recurso com a revisão seleccionada. Em duas selecções, Comparar entre si irá comparar as revisões seleccionadas.
Este comando irá carregar o conteúdo da revisão seleccionada para a cópia local do ficheiro cujo histórico seja apresentado na vista.