Ao utilizar formulários de modo não trivial, é importante partilhar tanto quanto possível para poupar recursos. Por esta razão, a gestão de cores deve ser separada do kit de ferramentas quando houver mais de um formulário a tratar.
Naturalmente que é possível criar um kit de ferramentas por formulário, mas será um desperdício se houver muitos formulários. Em contrapartida:
Crie um kit de ferramentas para todos os formulários que tenham o mesmo ciclo de vida. Por exemplo, se criar um editor multi-página, crie um kit de ferramentas por editor e descarte-o quando o editor for descartado. Todas as páginas no editor devem partilhar este kit de ferramentas.
Crie um gestor de cores (FormColors
) por
plug-in. Ao criar o kit de ferramentas, transmita o gestor de cores ao kit de ferramentas. O kit de ferramentas sabe que as cores são partilhadas e não as irá descartar.
Utilize suporte de plataforma para tipos de letra, se possível, utilize tipos de letra predeterminados JFaceResources
. Entre os tipos de letra predefinição, "banner" (faixa) e "header" (cabeçalho), poderá concretizar muito. O recurso a muitos tipos de letra revela-se confuso para o utilizador, e mesmo que consiga os seus, terá de assegurar alternativas entre plataformas. Os tipos de letra JFace estão garantidos para funcionarem em todas as plataformas Eclipse.
Descarte o gestor de cores no encerramento do plug-in (este encerramento de plug-in não é o mesmo que o encerramento da plataforma - o tempo de execução do Eclipse pode desinstalar o plug-in dinamicamente com a plataforma em execução).
Utilize o gestor de cores de formulários para atribuir todas as cores necessárias aos mesmos.