Separador de Configuração
O Separador de Configuração é um separador avançado que permite substituir a localização da área de configuração predefinida e o conteúdo do ficheiro config.ini da aplicação em tempo de execução do Eclipse que está a testar.
Área de configuração
Cada instância de aplicação do Eclipse contém uma área de configuração exclusiva que contém metadados, caches e ficheiros de configuração lidos pelo tempo de execução e pelo Gestor de Actualizações no momento do arranque.
Geralmente, a localização da configuração não é relevante. Por conseguinte, o PDE gera uma área de configuração exclusiva para cada lançamento na própria área de metadados. Esta área de configuração é eliminada quando a configuração de lançamento também for eliminada.
Caso o pretenda, um utilizador pode definir a localização da área de configuração. As variáveis no caminho do directório são suportadas, permitindo assim que as configurações de lançamento sejam partilháveis entre os membros da equipa.
Existe também a opção de Desmarcar a área de configuração antes do lançamento, que é útil para testar a forma como os plug-ins colocam os dados em memória cache nessa área.
Ficheiro de configuração
Durante o arranque, o tempo de execução lê um ficheiro de configuração denominado config.ini localizado num subdirectório configuration/ da área de configuração associada à instância de aplicação do Eclipse. Este ficheiro é um ficheiro de propriedades padrão que pode configurar vários aspectos do tempo de execução. Para aceder a uma lista completa das propriedades suportadas, consulte o documento Opções de Tempo de Execução do Eclipse.
A opção Gerar um ficheiro config.ini file com conteúdo predefinido é a opção predefinida e é recomendado excepto quando tiver necessidades muito específicas. Quando esta opção é seleccionada, o PDE gera um ficheiro config.ini com as seguintes propriedades:
A opção Utilizar um ficheiro config.ini como modelo faz uma cópia de um ficheiro config.ini existente. O PDE não adiciona nem remove propriedades deste ficheiro. Contudo, o PDE modifica as chaves osgi.bundles e osgi.splashPath ao substituir os valores de URL do respectivo agrupamento genérico por caminhos absolutos que reflectem as verdadeiras localizações dos agrupamentos no disco.