Quem necessita de uma plataforma?

Um belo dia, deparamos com um anúncio acerca de uma aliança estratégica, uma arquitectura aberta ou uma API comercial que promete integrar todas as ferramentas, movimentar imperceptivelmente dados entre aplicações, e simplificar a vida do programador.

Nos bastidores, tentamos utilizar fita adesiva suficiente para que o marketing possa anunciar uma "série" de produtos com uma cara séria.

De onde vem toda esta pressão pela integração? Por que é que toda a gente anda a tentar integrar os seus produtos em séries ou construir plataformas que suportem integração aberta? A quem se destinam estas plataformas?

Utilizadores finais

A bem dizer, os utilizadores finais não telefonam para a linha de suporte a dizer "Do que eu preciso mesmo é de uma plataforma de ferramentas abertas."

Em contrapartida, perguntam mesmo por que razão o nosso produto não se integra com as ferramentas de que já dispõem. Pedem funções fora do âmbito da nossa aplicação porque não conseguem inserir os seus dados numa ferramenta que desempenhe melhor a função. Deparam com problemas na importação e exportação entre diferentes programas. Interrogam-se por que é que os seus programas têm interfaces de utilizador completamente diferentes para realizar as mesmas tarefas. Não é óbvio que a ferramenta de concepção de sítios na Web devia ser integrada com o programa de scripts?

Os nossos utilizadores querem a liberdade de escolher a melhor ferramenta para a tarefa. Não querem ficar limitados só porque o nosso software só se integra com poucos programas. Têm um trabalho a fazer que não se prende com a gestão de ficheiros e dados entre ferramentas. Estão ocupados a resolver os seus próprios problemas. Compete-nos a nós pôr as ferramentas a funcionar, e será melhor ainda que funcionem em conjunção.

Programadores de software

Entretanto, cá estamos a labutar na nossa ferramenta que implementa a próxima volta de funções críticas, a corrigir erros e a despachar edições. Não precisamos mesmo nada de outra função de importação de emergência adicionada à nossa lista.

Não seria bom poder publicar ganchos suficientes para que a integração com a nossa ferramenta fosse problema dos outros? Infelizmente, a menos que trabalhemos para um dos gigantes, não temos influência bastante para cometermos essa proeza.