Mapa do SDK da plataforma

Núcleo de tempo de execução

O núcleo de tempo de execução da plataforma implementa o motor de tempo de execução que inicia a base da plataforma e descobre e executa dinamicamente plug-ins. Um plug-in é um componente estruturado que se descreve por si só ao sistema através de um ficheiro de manifesto OSGi (MANIFEST.MF) e um ficheiro de manifesto de plug-in (plugin.xml). A plataforma mantém um registo dos plug-ins instalados e das funções que proporcionam.

Um dos objectivos gerais do tempo de execução defende que o utilizador final não deve ser penalizado na memória nem no rendimento em caso de plug-ins instalados mas não utilizados. Um plug-in pode ser instalado e adicionado ao registo, mas só será activado se for pedida uma funcionalidade fornecida pelo plug-in segundo a actividade do utilizador.

O tempo de execução da plataforma é implementado com o modelo de serviços OSGi. Embora os detalhes de implementação do tempo de execução possam ter pouca importância para muitos programadores de aplicações, os que já conhecem OSGi irão reconhecer que um plug-in de Eclipse é, com efeito, um agrupamento OSGi.

A melhor forma de saber como é o sistema de tempo de execução consiste em construir um plug-in. Consulte Constituir plug-ins: Hello World encontra a área de trabalho para começar a construir um plug-in. Para compreender as especificidades do sistema de tempo de execução, consulte Descrição geral do tempo de execução.

Gestão de recursos

O plug-in de gestão de recursos define um modelo de recursos comum para gerir os artefactos de plug-ins de ferramentas. Os plug-ins podem criar e modificar projectos, pastas e ficheiros para organizar e armazenar artefactos de desenvolvimento em disco.

A secção Descrição geral dos recursos proporciona uma descrição geral do sistema de gestão de recursos.

IU da área de trabalho

O plug-in da UI da área de trabalho implementa a UI da área de trabalho e define vários pontos de extensão que permitem a outros plug-ins contribuírem com acções de menu e barra de ferramentas, operações arrastar e largar, caixas de diálogo, assistentes e vistas e editores personalizados.

Plug-ins para a área de trabalho apresenta os pontos de extensão e a API da UI da UI da área de trabalho.

Os plug-ins da UI adicionais definem quadros que costumam ser úteis para desenvolvimento de interfaces de utilizador.  Estes enquadramentos foram utilizados para desenvolver a própria área de trabalho.  Ao utilizar os quadros facilita-se não só o desenvolvimento da interface de utilizador de um plug-in, como assegura que os plug-ins têm aspecto comum e um nível coerente de integração na área de trabalho.

O Standard Widget Toolkit (SWT) é um toolkit de baixo nível e independente de sistema operativo que suporta integração de plataformas e APIs portáteis. Encontra-se descrito em Standard Widget Toolkit.

O quadro UI JFace proporciona construções de aplicações de alto nível para suportar caixas de diálogo, assistentes, acções, preferências de utilizador e gestão de widget.   As funcionalidades de JFace estão descritas em Caixas de diálogo e assistentes e JFace: Quadro UI para plug-ins.

Suporte de equipa

Os plug-ins de Equipa permitem a outros plug-ins definirem e registarem implementações para programação de equipas, acesso a repositórios e a criação de versões.  O SDK do Eclipse inclui um plug-in CVS que utiliza o suporte de equipa para proporcionar suporte a clientes CVS no SDK.  

O suporte de equipa está descrito em Suporte de equipa.

Suporte de depuração

O plug-in Depuração permite a outros plug-ins implementarem lançadores e depuradores de programas específicos de idiomas.  

O suporte de depuração encontra-se descrito em Suporte de depuração e lançamento de programas.

Sistema de Ajuda

O plug-in Ajuda implementa um servidor Web de ajuda e uma função de integração de documentos optimizados para plataformas.  Define pontos de extensão que os plug-ins podem utilizar para contribuir com ajuda ou outra documentação de plug-ins sob forma de manuais visualizáveis.  O servidor Web da documentação inclui funções especiais para permitir aos plug-ins referenciarem ficheiros mediante URLs lógicos e baseados em plug-ins em vez de URLs do sistema de ficheiros.

São fornecidas funções adicionais para integrar tópicos de ajuda nas configurações da documentação ao nível dos produtos.

A função de ajuda está descrita em Plug-ins para ajuda.

Ferramentas de programação de Java (JDT)

Os plug-ins das Java development tools (JDT) estendem a área de trabalho da plataforma mediante funções especializadas para edição, visualização, compilação, depuração e execução de código Java.

As JDT são instaladas como conjunto de plug-ins que está incluído no SDK. O manual Java Development User Guide descreve como utilizar as ferramentas Java.  O manual JDT Plug-in Developer Guide descreve a estrutura e a API das JDT.

Plug-in Development Environment (PDE)

O Plug-in Development Environment (PDE) fornece ferramentas que automatizam a criação, manipulação, depuração e implementação de plug-ins. 

O PDE é instalado como conjunto de plug-ins que está incluído no SDK. O manual PDE Guide descreve como utilizar o ambiente.