Descrição geral

A página Descrição Geral tem dois objectivos:

  1. Contém duas secções principais que definem propriedades importantes do plug-in: Informações Gerais e Ambientes de Execução.
  2. Funciona como uma referência rápida sobre como desenvolver, testar e implementar plug-ins ao facultar as secções Conteúdo do Plug-in, Extensões, Testar e Exportar. Estas secções facultam hiperligações que, após fazer clique nelas, navegam para outras páginas ou invocam comandos.

 

Informações gerais

Descrição Geral

Um ID é obrigatório e tem de estar em conformidade com o plugin.dtd.

Uma Versão é obrigatória e tem de estar no formato major.minor.micro.qualifier (por exemplo, 1.3.0).

Um Nome é o nome de apresentação traduzível do plug-in. Este campo é necessário.

Um Fornecedor é um nome traduzível do fornecedor de plug-ins. Este campo é opcional.

Um Filtro de Plataforma é uma cadeia LDAP válida que tem de avaliar como true num sistema em execução para que o plug-in seja executado. Por exemplo, o filtro seguinte indica que o plug-in foi concebido para ser apenas executado em plataformas com um sistema de apresentação em janelas win32: Eclipse-PlatformFilter: (ws=win32). Se um utilizador tentar executar o Eclipse numa plataforma que não corresponda aos requisitos, o plug-in será ignorado silenciosamente pelo tempo de execução.

Um Activador é uma classe Java que controla o ciclo de vida dos plug-ins. É apenas necessário se necessitar que o trabalho seja efectuado no arranque ou no encerramento do plug-in.

 

Ambientes de Execução

Um ambiente de execução de agrupamentos especifica o nível mínimo do JRE requerido para a execução do plug-in. Se o JRE utilizado para executar o Eclipse não corresponder aos requisitos, o plug-in não será executado.

Ambientes de Execução

Prima o botão Adicionar... para procurar a lista de ambientes de execução disponíveis e adicionar o mais adequado para os plug-in. Por exemplo, se declarar o J2SE-1.4 como ambiente de execução dos agrupamentos do plug-in, este será executado com uma versão >= 1.4 do JRE.

Se o plug-in poder ser executado num ambiente de execução que não seja um subconjunto adequado do ambiente de execução especificado (por exemplo, J2SE-1.4 e CDC-1.1/Foundation-1.1), ambos os ambientes de execução deverão ser especificados.

Durante a exportação de um plug-in, o código de plug-in é compilado relativamente ao JRE associado ao primeiro ambiente de execução enumerado no ficheiro MANIFEST.MF. Faça clique na ligação Configurar associações de JRE... para abrir a página de preferências Janelas > Preferências... > Java > JREs Instalados > Ambientes de Execução de modo a obter uma lista de ambientes de execução OSGi e a lista correspondente de JREs compatíveis instalados no sistema.

Sempre que actualizar a lista de ambientes de execução para o plug-in, deverá Actualizar o caminho da classe e as definições de compatibilidade do compilador através da ligação para assegurar de que está a compilar relativamente ao JRE correcto e de que contém as definições que melhor correspondem ao primeiro ambiente de execução.