Suporte de equipa

O suporte de equipa do Eclipse define APIs que permitem aos plug-ins integrarem as funcionalidades de um repositório de gestão de versionamento e configuração. As funcionalidades oferecidas por um repositório afectam fundamentalmente o fluxo de trabalho do utilizador, dado que há passos adicionais para obter ficheiros, comparar o conteúdo destes com conteúdo local, versioná-los e devolver ficheiros actualizados ao repositório. O objectivo da API de plug-ins de equipa consiste em ser passivo o bastante para permitir aos fornecedores de plug-ins de repositórios definirem o seu próprio fluxo de trabalho, de modo a que os utilizadores conhecedores do seu produto possam utilizar a plataforma de maneira semelhante e facultar suporte a fluxos de trabalhos que tenhamos considerado úteis para plug-ins de equipa.

Este objectivo realiza-se por meio de vários passos:

O suporte de UI também está estruturado passivamente. Os marcadores de lugar para acções de fornecedor de equipa, preferências e propriedades são definidos pelo plug-in da UI da equipa, mas compete ao fornecedor do plug-in da equipa definir estes elementos da UI. O plug-in da UI da equipa também inclui um assistente de configuração simples e extensível que deixa os utilizadores associarem projectos a repositórios. Os plug-ins podem facultar conteúdo para este assistente que deixe o utilizador especificar informações específicas de repositório. 

Podem coexistir pacificamente fornecedores de repositórios numa plataforma.  Aliás, até é possível ter diferentes implementações clientes para o mesmo repositório instalado. Por exemplo, poder-se-ia instalar um cliente CVS concebido para peritos e um diferente para utilizadores novatos.