Separador Plug-ins

Ao testar o plug-in, tem a capacidade de gerir e seleccionar manualmente a lista de plug-ins que pretende lançar no Separador Plug-ins da configuração de lançamento.

Separador Plug-ins

 

Opções de Selecção de Plug-ins

A opção Lançar utilizando todo o espaço de trabalho e permitir plug-ins externos é a definição predefinida. Através desta opção, os plug-ins que constituem a aplicação em tempo de execução do Eclipse que está a lançar são todos os plug-ins do espaço de trabalho e todos os plug-ins que tenham sido explicitamente marcados na página de preferências Janela > Preferências... > Desenvolvimento de Plug-ins > Plataforma de Destino. Esta opção requer muito pouca manutenção, uma vez que a lista de plug-ins é mantida pelo PDE e é actualizada antes de cada lançamento, à medida que vai criando ou eliminando plug-ins no espaço de trabalho. Esta opção é recomendada quando a definição Programa a Executar no Separador Principal da configuração de lançamento é definida como produto predefinido ou aplicação predefinida do destino.

A opção Utilizar funções no espaço de trabalho é uma opção avançada que requer uma configuração especial. Deverá apenas ser utilizada quando pretender testar os ciclos de vida da função e permitir que o Gestor de Actualizações controle a sequência de arranque. Para mais detalhes sobre como definir o espaço de trabalho para esta opção, consulte a secção Sugestões e Dicas.

A opção Seleccionar plug-ins e fragmentos na lista é geralmente utilizada ao testar uma aplicação RCP que utiliza um subconjunto de plug-ins do espaço de trabalho e do destino. Esta definição requer mais manutenção do que as outras duas opções, uma vez que terá de se certificar que a lista de plug-ins seleccionados está actualizada quando estiver a adicionar ou a remover um plug-in do espaço de trabalho. Existem vários botões disponíveis para o ajudar a seleccionar plug-ins, incluindo um botão Adicionar Plug-ins Requeridos. O botão Adicionar Plug-ins Necessários deve ser utilizado frequentemente para assegurar que o subconjunto de plug-ins que seleccionou está completo.

Repare que se um plug-in do espaço de trabalho tiver o mesmo ID que um plug-in de destino, o plug-in do espaço de trabalho é utilizado ao invés do equivalente de destino. Este comportamento aplica-se às três opções de selecção de plug-ins supre-descritas. Contudo, pode ser substituído ao seleccionar a terceira opção e desmarcar o plug-in do espaço de trabalho e, em seguida, ao seleccionar o equivalente de destino.

 

Validar Conjunto de Plug-ins

A funcionalidade Validar Conjunto de Plug-ins, que pode ser invocada através do botão localizado no canto inferior direito do Separador Plug-ins, analisa o conjunto de plug-ins seleccionado de modo a localizar problemas de arranque do lançamento. Por exemplo, as dependências em falta, os ambientes de execução não cumpridos e os filtros de plataforma incompatíveis são alguns dos potenciais problemas que poderão impedir a execução do plug-in.

Ao marcar a opção Validar dependências de plug-ins automaticamente antes do lançamento, o PDE irá executar a função Validar Conjunto de Plug-ins antes de cada lançamento. Se surgirem problemas, ficará activa uma caixa de diálogo que apresenta o erro para que o possa examinar e terá a opção de continuar o lançamento sem corrigir os problemas ou de cancelar o lançamento de modo a rectificar as questões. Caso contrário, se não surgir nenhum problema, o lançamento prossegue normalmente.