Sugestões para tornar acessíveis as interfaces de utilizador

Em seguida é apresentada uma série de sugestões para tornar as aplicações compatíveis com programas de acessibilidade, tais como a interface Acessibilidade facultada pelo Windows.

Utilizar grupos em vez de etiquetas.
Se utilizar uma Etiqueta como título de um grupo de widgets relacionados, remova a etiqueta e substitua o compósito ascendente por um Grupo cujo texto é o mesmo do título Etiqueta.
 
Evitar compósitos intermédios.
As ferramentas de acessibilidade irão ler a hierarquia ascendente de um widget com foco o máximo possível em direcção ao topo. Certifique-se que não existem widgets sem texto algures na árvore.
 
Utilizar textos só de leitura em vez de etiquetas.
Um Texto pode ser acedido através do teclado e dever ser utilizado caso pretenda que as informações contidas numa etiqueta sejam acessíveis à navegação do teclado. Repare que a etiqueta junto ao texto será considerada como sendo um título e, por conseguinte, se tiver um par título/valor, apenas será necessário que transforme o widget do valor em Texto.
 
Ler e compreender a lista de verificação da IBM.
A IBM fornece uma lista de verificação útil para uma boa acessibilidade no sítio da Web http://www.ibm.com/able/guidelines/software/accesssoftware.html
 
Atribuir mnemónicas a todos os menus e artigos de menus.
Certifique-se de são únicas dentro de um determinado menu. Se um menu for composto de modo dinâmico para vários plug-ins, poderá ser melhor não atribuir mnemónicas, uma vez que, de uma forma geral, não será possível evitar os conflitos (por exemplo, a lista Ficheiro > Novo ou a lista Janela > Mostrar Vista)
 
Atribuir mnemónicas a todas as etiquetas de controlos em caixas de diálogo / páginas de preferências / páginas de propriedades (por exemplo, botões, caixas de verificação, botões, etc)
Certifique-se de que são únicas dentro da caixa de diálogo. Seja cuidadoso para evitar colisões com os botões predefinidos (por exemplo, Restaurar &Predefinições, &Aplicar em páginas de preferências &Seguinte, &Anterior e &Terminar nos assistentes). Não atribuir mnemónicas aos botões OK e Cancelar. Se transformar o botão OK como predefinido no shell e Cancelar for equivalente a fechar o shell, então Enter e Esc são correlacionados a eles por predefinição. De uma forma geral, premir Esc ou Enter não é boa ideia.
 
Certificar-se de que os controlos não têm etiquetas precedidas por uma etiqueta.
Se um controlo não tiver a sua própria etiqueta (por exemplo, um campo de texto), utilize uma etiqueta precedente que termine por ":" e atribua-lhe uma mnemónica. Os leitores de ecrã como JAWS irá ler esta etiqueta quando o controlo tiver focagem (ver Janela > Preferências > Geral)
 
Evitar etiquetas independentes adicionais.
Não pode navegar para etiquetas independentes com o teclado e os leitores de ecrã como os JAWS ignoram-na uma vez que não têm focagem.
 
Não atribuir mnemónicas a controlos na janela principal.
Não coloque mnemónicas nos controlos na janela principal (com excepção dos menus e os artigos de menus principais), ainda que esta pareça uma caixa de diálogo (por exemplo, os editores de formulários em org.eclipse.ui.forms), já que normalmente estas irão entrar em conflito com as mnemónicas dos menus.
 
Atribuir teclas de atalho a funções utilizadas frequentemente (e apenas em funções utilizadas frequentemente).
Existem actualmente duas maneiras de atribuir teclas de atalho nas SWT: Consulte a tabela de teclas de atalho do SDK do Eclipse, disponível dentro do Eclipse na página de preferências Geral > Teclas, para evitar a colisão.
 
Evitar as combinações Alt+{tecla}, Ctrl+Alt+{tecla} e Ctrl+Espaço+{tecla}.
Tente guardar o contexto de navegação.
Por exemplo, em Janela > Preferências, recorda-se a página que seleccionou por último. Isto evita que tenha de se deslocar através da lista todas as vezes.
 
Atribuir um utilizador específico na equipa para ser o responsável pela acessibilidade no projecto.
Todas as coisas que são importantes precisam de alguém que as defenda. Certifique-se de que a equipa sabe que uma boa acessibilidade é vital e que está disposta a cooperar com esse responsável.
 
Teste a acessibilidade.
Estabeleça na sua equipa "um dia sem rato", em que todos os membros da equipa tentarão utilizar o produto utilizando apenas o teclado. Se estiver a desenvolver o programa no Windows, obtenha uma cópia de JAWSTM e certifique-se de que a UI a utiliza.