No ambiente de programação da equipa de CVS, existem dois processos distintos envolvidos na sincronização de recursos: actualizar com as alterações mais recentes de uma ramificação e consolidar para a ramificação.
Quando efectuar alterações na Área de Trabalho, os recursos são guardados localmente. Eventualmente, vai querer consolidar as suas alterações à ramificação para que os outros possam aceder a elas. Entretanto, outros podem ter consolidado alterações na ramificação. Deverá actualizar os recursos da área de trabalho com as respectivas alterações.
Importante!: É preferível actualizar antes de consolidar, no caso de existirem conflitos com os recursos na Área de Trabalho e com os recursos actualmente na ramificação.
A vista sincronizar contém filtros para controlar se pretende ver apenas entrada de alterações ou saída de alterações. A entrada de alterações vem da ramificação. Caso seja aceite, irá actualizar o recurso da área de trabalho para a versão mais recente actualmente consolidada na ramificação. A saída de alterações vem da área de trabalho. Caso seja consolidada, irá alterar os recursos de ramificação para corresponder aos actualmente presentes na Área de Trabalho.
Independentemente do modo (filtro) que seleccionar, a vista Sincronizar apresenta-lhe sempre os conflitos que surgem quando tiver modificado localmente um recurso para o qual está disponível uma versão mais recente na ramificação. Nesta situação, pode optar por executar uma de três opções: actualizar o recurso da ramificação, consolidar a versão do recurso na ramificação ou intercalar o trabalho com as alterações no recurso da ramificação. Normalmente, vai querer intercalar, visto que as restantes duas opções podem resultar na perda de trabalho.
Programação em equipa com CVS
Ramificações
Sincronizar com o repositório
Actualizar
Resolver conflitos
Intercalar de uma ramificação
Consolidar