Actualizar
Enquanto está a trabalhar num projecto na Área de trabalho, outros membros da sua equipa podem estar a consolidar alterações na cópia do projecto no repositório.
Para obter estas alterações, pode "actualizar" a Área de trabalho para corresponder ao estado da ramificação.
As alterações que irá ver serão específicas da ramificação que o projecto da área de trabalho está configurado para partilhar. O utilizador controla quando vai escolher a actualização.
O comando actualizar pode ser emitido de dois locais: no menu Equipa > Actualizar ou na vista Sincronizar. Para compreender a diferença entre estes dois comandos, é importante que tenha conhecimento dos três tipos diferentes de alterações de entrada.
- Ocorre uma alteração sem conflito quando um ficheiro tiver sido alterado remotamente mas que não tenha sido modificado localmente.
- Ocorre uma alteração de conflito auto-intercalável quando um ficheiro ASCII tiver sido alterado remota e localmente (ou seja, tiver alterações não consolidadas), mas em que as alterações estão em linhas diferentes.
- Ocorre uma alteração de conflito não auto-intercalável quando uma ou mais das mesmas linhas de um ficheiro ASCII ou quando um ficheiro binário tiverem sido alterados remota e localmente (os ficheiros binários nunca são auto-intercaláveis).
Quando seleccionar Equipa > Actualizar, o conteúdo dos recursos locais serão actualizados com as alterações de entrada dos três tipos mencionados acima.
É possível especificar o comportamento da actualização na página de
preferências Actualizar/Intercalar. As opções são:
- Actualizar todas as alterações que não originem conflitos e, em
seguida, pré-visualizar as alterações restantes (predefinição):
Todas as alterações introduzidas que não originem conflitos serão intercaladas
automaticamente e todos os conflitos restantes serão apresentados na vista
Sincronização (predefinida) ou numa caixa de diálogo. É possível
especificar onde devem ser apresentados os conflitos na página de preferências
Actualizar/Intercalar.
- Pré-visualizar todas as alterações introduzidas antes de
actualizar: Todas as alterações serão apresentadas na vista Sincronizar ou
numa caixa de diálogo (consoante as definições). Em seguida, é possível
intercalar todas as alterações linha a linha ou actualizar de uma só vez todas
as alterações que não originem conflitos e, em seguida, resolver os restantes
conflitos.
- Nunca efectue a pré-visualização nem utilize marcação de texto de CVS
para indicar conflitos: esta opção irá intercalar automaticamente todas as
alterações, sem qualquer tipo de interacção do utilizador. As alterações que
originam conflitos serão intercaladas utilizando a marcação de texto de CVS:
<<<<<<< revisão do ficheiro original
[código original]
= = = = = = =
[código de entrada]
>>>>>>> revisão do ficheiro de entrada
Em seguida, terá de abrir todos os ficheiros que contenham um conflito
de intercalação e editar o ficheiro para o estado final pretendido.
Muitas vezes é preferível conhecer as alterações de entrada que existem antes
de actualizar quaisquer recursos locais. Estas questões são abordadas pela vista Sincronizar.
Para abrir a vista Sincronizar no modo de entrada:
- Numa das vistas de navegação, seleccione os recursos que pretende actualizar.
- No menu emergente dos recursos seleccionados, seleccione Equipa> Sincronizar com Repositório. Vai abrir-se a vista Sincronizar.
- Na barra de ferramentas da vista Sincronizar, faça clique no botão Modo de entrada para filtrar quaisquer recursos modificados da área de trabalho (alterações de entrada) que possa ter.
No modo de entrada, verá as alterações que foram consolidadas na ramificação desde a última actualização.
A vista vai indicar o tipo de cada alteração de entrada.
Existem dois comandos de actualização (disponível no menu de contexto de qualquer recurso na vista) para processar os diferentes tipos de conflitos: Actualizar e Sobrepor e Actualizar. Quando seleccionar o comando Actualizar na vista Sincronizar, todas as alterações de entrada seleccionadas e de conflitos auto-intercaláveis são processados, enquanto que os conflitos que não são auto-intercaláveis não serão actualizados (quaisquer ficheiros que tenham sido processados com êxito são removidos da vista).
O comando Sobrepor e Actualizar funciona nos conflitos e irá substituir os recursos locais pelo conteúdo remoto.
Este comportamento de "substituição" raramente é o pretendido.
Mais tarde é descrita uma alternativa.
Para actualizar ficheiros de não conflito e auto-intercaláveis:
- A área de janela Comparação da Estrutura na parte superior da vista Sincronizar contém a hierarquia dos recursos com alterações de entrada.
- Seleccione todos os ficheiros em conflito e escolha Actualizar no menu emergente.
Esta acção vai actualizar os recursos seleccionados que são alterações de entrada ou conflitos auto-intercaláveis e remova-os da vista.
Os conflitos cujo conteúdo não seja auto-intercalável ficarão na vista.
Se a Área de trabalho local contiver alterações de saída que não sejam auto-intercaláveis com alterações de entrada da ramificação, então, em vez de executar Sobrepor e Actualizar, pode intercalar as diferenças na Área de trabalho manualmente, da seguinte forma:
- Na área de janela Comparação da Estrutura, caso exista um conflito na lista de recursos (representado por setas vermelhas), abra-o (fazendo duplo-clique ou seleccionando Abrir no Editor de Comparação no menu de contexto).
- Na área Comparação de Texto do editor de comparação, os dados locais da área de trabalho estão representados à esquerda e os dados da ramificação do repositório estão representados à direita.
Examine as diferenças entre os dois.
- Utilize a área de comparação de texto para intercalar as alterações. Pode copiar alterações da revisão do repositório do ficheiro para a cópia da área de trabalho do ficheiro e guarde o ficheiro intercalado da área de trabalho (utilizando o menu emergente na área de janela da esquerda).
- Uma vez que tenha concluído a intercalação das alterações remotas para um ficheiro local, escolha Marcar como Intercalado no menu emergente da vista Sincronizar. Vai marcar o ficheiro local como tendo sido actualizado e permitir que as alterações sejam consolidadas.
Nota: O conteúdo do repositório não é alterado quando actualizar. Ao aceitar as alterações de entrada, estas alterações são aplicadas na Área de trabalho. O repositório só é alterado quando consolidar as alterações de saída.
Sugestão: Na vista Sincronizar, a selecção de um ascendente de um conjunto de alterações de entrada vai executar a operação em todos os descendentes apropriados.
Por exemplo, a selecção da pasta mais acima e a escolha de Actualizar vai processar todas as alterações de conflitos de entrada e auto-intercaláveis e deixar sem processamento todas as outras alterações de entrada.
Aviso: O comportamento do comando Sobrepor e Actualizar descrito acima apenas se aplica ao modo de entrada da vista Sincronizar.
No modo Entrada/Saída da vista, o comportamento para as alterações de entrada e os conflitos é o mesmo, mas o comando irá reverter as alterações de saída para o que forem os conteúdos do repositório.
Tenha muita atenção se utilizar este comando no modo de Entrada/Saída.

Programação em equipa com CVS
Sincronizar com um repositório de CVS

Consolidar
Resolver conflitos
Comparar recursos
Ciclo de vida do controlo da versão: adicionar e ignorar recursos
CVS
Vista Sincronizar