Nesta secção, irá utilizar a estrutura de testes JUnit para escrever e executar testes. Para começar com JUnit, pode consultar o JUnit Cookbook.
Crie um projecto "JUnitTest". Agora pode escrever o seu primeiro teste. Implemente o teste numa subclasse de CasoTeste. Pode fazê-lo através da utilização do assistente Classe padrão ou o assistente especializado Caso de Teste:
Nota: e pretende utilizar os testes JUnit 4, tem de certificar-se de que a conformidade do seu compilador está definida como 5.0.
Adicione um método de teste que falhar à classe FalhaTeste. Uma forma rápida de inserir um método de teste é com o o modelo teste. Para o fazer, coloque o cursor dentro da declaração da classe. Escreva "teste" seguido de Ctrl+Espaço para activar a assistência de código e seleccione o modelo "teste". Mude o nome do método criado para FalhaTeste e invoque o método fail() .
public void testFailure() throws Exception {
fail();
}
Agora está pronto a executar o primeiro teste.
Para executar FalhaTeste, active o menu pendente Executar na barra de ferramentas e seleccione Executar como > Teste de JUnit. Pode inspeccionar os resultados do teste na vista JUnit. Esta vista mostra-lhe o progresso e o estado da execução do teste:
A vista é apresentada na perspectiva actual sempre que iniciar uma execução de teste. Uma acção apropriada para a vista JUnit é acoplá-la como uma vista rápida. A vista JUnit tem dois separadores: um que mostra uma lista de falhas e o outro que mostra o conjunto integral de testes como uma árvore . Pode navegar de uma falha para a origem correspondente fazendo duplo clique na linha correspondente no rastreio da falha.
Acople a vista JUnit como uma vista rápida, remova a instrução fail() no método testFailure(), de forma a que o teste passe e volte a executar o teste. Pode voltar a executar um teste fazendo duplo clique no botão Voltar a executar na barra de ferramentas da vista ou pode voltar a executar o programa que foi iniciado em último lugar, activando o menu pendente Executar. Desta vez o teste deverá ter êxito. Visto que o teste teve êxito, a vista JUnit não fica emergente, mas o indicador de êxito é apresentado no ícone da vista JUnit e a linha de estado apresenta o resultado do teste. Como lembrete para voltar a executar os seus testes, o ícone da vista é decorado por um "*" sempre que mudar o conteúdo do espaço de trabalho depois da execução.
- Uma execução de teste com êxito
- Foi executado um teste com êxito, mas o conteúdo do espaço de trabalho foi alterado desde a última execução do teste.
Além de executar um caso de teste como está descrito acima, também pode:
Quando quiser transmitir parâmetros ou personalizar as definições para uma execução de teste, abra a caixa de diálogo Configuração de Lançamento. Seleccione Executar....no menu pendente Executar na barra de ferramentas:
Nesta caixa de diálogo, pode especificar o teste que vai ser executado, os respectivos argumentos, o caminho de classes do tempo de execução e o ambiente de tempo de execução Java.
No caso de uma falha de teste pode seguir estes passos para a depurar:
Uma configuração de lançamento de JUnit tem uma opção "manter em actividade". Se a máquina virtual Java suporta "substituição de código em actividade", pode ajustar o código e voltar a executar o teste sem reiniciar a execução de teste integral. Para activar esta opção, seleccione a caixa de verificação Manter JUnit em execução após uma execução de teste ao depurar na configuração de lançamento de JUnit.
O assistente ConjuntoTestes de JUnit ajuda-o na criação de uma série de testes. Pode seleccionar o grupo de classes que deve pertencer a um conjunto.
Pode adicionar ou remover classes de testes de série de testes de duas formas:
Nota: o assistente coloca 2 marcações, //$JUnit-BEGIN$
e //$JUnit-END$
, na classe do conjunto Teste criada, que permite ao assistente actualizar as classes de conjuntos de testes existentes.
Editar código entre as marcações não é recomendável.