Lançador de Teste de Plug-in do JUnit

O PDE faculta suporte JUnit para testar plug-ins ao contribuir com um lançador de Teste de Plug-in JUnit para o SDK. Assim como em todos os outros lançadores do Eclipse (como por exemplo, os lançadores de Aplicação Java e Applet Java...), o lançador do Teste de Plug-in JUnit pode ser invocado através de um atalho e as respectivas configurações de lançamento são geridas centralmente na Caixa de Diálogo da Configuração de Lançamento.

 

Testes UI versus Testes sem Cabeçalho

Quando uma configuração de lançamento de Teste de Plug-in JUnit é lançada, o ponto de entrada principal para a instância do tempo de execução do Eclipse é uma aplicação ligeira de PDE. Se a aplicação a ser testada pelo utilizador necessitar de uma interface do utilizador, a aplicação do PDE cria uma área de trabalho para essa aplicação. Quando a área de trabalho estiver aberta, a instalação é executada dentro da mesma. Após todos os testes terem sido executados, a aplicação do PDE fecha a área de trabalho e saí da mesma, terminando assim a execução do teste.

Se os testes a serem executados não necessitarem de uma interface do utilizador (ou seja, estiverem em modo sem cabeçalho), a aplicação de PDE ligeira executa o teste sem lançar uma área de trabalho. Após todos os testes terem sido executados, a aplicação do PDE é encerrada.

Para mais detalhes sobre como executar diferentes tipos de testes, consulte o Separador Principal da configuração de lançamento Teste de Plug-in JUnit.

 

Lançar através de um Atalho

Uma forma rápida de testar um plug-in JUnit é através de Executar Como > Teste de Plug-in JUnit no menu contextual de um projecto de plug-ins. Para lançar em modo de depuração, seleccione Depurar Como > Teste de Plug-in JUnit no menu contextual do projecto de plug-ins. Estas acções estão também disponíveis nos menus contextuais de pastas de origem, pacotes, ficheiros de origem e métodos contidos num projecto de plug-in.

Ao criar uma nova configuração de lançamento através de um atalho, o PDE analisa as dependências do plug-in incluído. Se o plug-in necessitar do plug-in org.eclipse.swt directa ou indirectamente, a configuração de lançamento criada é personalizada para executar testes de UI. Caso contrário, a configuração de lançamento é personalizada para executar testes sem cabeçalho.

 

Personalizar uma configuração de Lançamento

Para obter controlo total sobre o lançamento de um Teste de Plug-in JUnit, pode criar e personalizar uma configuração de lançamento na Caixa de Diálogo da Configuração de Lançamento.

A Caixa de Diálogo da Configuração de Lançamento pode ser invocada através de Executar > Executar... ou de Depurar > Depurar... no menu de nível superior. Pode ser criada uma nova configuração de lançamento do Teste de Plug-in JUnit ao fazer duplo clique no nó Teste de Plug-in JUnit no visualizador da árvore à esquerda.

Uma configuração de lançamento do Teste de Plug-in JUnit contém oito separadores que permitem personalizar todos os aspectos do lançamento de teste. Para mais detalhes, consulte os seguintes documentos: