Utilizar o botão Novo

Já vimos como criar recursos utilizando Ficheiro > Novo e Novo no menu de contexto de uma das vistas de navegação. Agora vamos criar um ficheiro para o projecto utilizando uma terceira alternativa, o botão da barra de ferramentas Novo.

  1. Seleccione a pasta CarlaPasta numa das vistas de navegação.

  2. Na barra de ferramentas da janela da área de trabalho, active o menu pendente no botão Novo assistente Botão Novo Assistente e seleccione Ficheiro. Para activar o menu pendente simplesmente faça clique na seta para baixo.

    Menu Pendente Novo Assistente

  3. No assistente Novo Ficheiro, o nome da sua pasta e o caminho já surgem por predefinição no campo Inserir ou seleccionar a pasta ascendente. Isto acontece por que optou por criar um novo ficheiro enquanto esta pasta estava seleccionada numa das vistas de navegação e a vista estava activa.

  4. No campo Nome do ficheiro, insira um nome único para um novo ficheiro de texto, incluindo a extensão de ficheiro .txt. Não utilize espaços ou caracteres especiais neste nome de ficheiro (por exemplo, "CarlaFicheiro.txt").

  5. Faça clique em Terminar quando tiver terminado.

  6. A Área de trabalho tem um editor capaz de editar ficheiros de texto. Um editor de texto é aberto automaticamente no ficheiro recém-criado.

  7. No editor de texto, escreva as seguintes cinco linhas:

    Trata-se de um ficheiro de texto exemplo.
    Não há muito mais
    que possamos dizer além de
    que se trata de cinco linhas
    de texto um pouco ilógicas.

    Repare que o separador do editor tem um asterisco (*) à esquerda do nomeficheiro. O asterisco indica que o editor tem alterações que não foram guardadas.

    Alterações Não guardadas do Editor

  8. Na barra de ferramentas da janela da área de trabalho, faça clique no botão Guardar Botão Guardar para guardar o trabalho.

  9. Numa das vistas de navegação, certifique-se de que a pasta ainda está seleccionada e que a vista de navegação está activa.

  10. Faça clique em Novo Assistente na barra de ferramentas da área de trabalho. Anteriormente havíamos feito clique na seta pendente do botão Novo. Aqui fizemos clique no próprio botão, que tem o mesmo efeito que escolher Ficheiro > Novo > Outros...

  11. No assistente Novo, seleccione Simples > Ficheiro. Depois faça clique em Seguinte

  12. Uma vez mais, o nome e o caminho da sua pasta surgem por predefinição no campo Inserir ou seleccionar a pasta ascendente

  13. No campo Nome do ficheiro, insira um nome único para um ficheiro .ini. Não utilize quaisquer espaços ou caracteres especiais no nome do ficheiro (por exemplo, "CarlaINIFicheiro.ini"). Faça clique em Terminar quando tiver terminado. 

  14. Uma vez que a Área de trabalho não tem quaisquer editores registados para ficheiros .ini, poderá iniciar um editor externo no ficheiro se estiver um registado com o sistema operativo. De momento, feche o editor.

Agora que criámos os recursos, uma das vistas de navegação mostra os dois projectos, a pasta e os respectivos dois ficheiros. À direita de uma das vistas de navegação está aberto o editor de texto no primeiro ficheiro que criámos (CarlaFicheiro.txt). Para continuar com o exemplo seguinte, crie um segundo ficheiro (CarlaFicheiro2.txt).

Eclipse Workbench

Faça clique no novo separador do editor CarlaFicheiro2.txt. Agora seleccione o ficheiro CarlaINIFicheiro.ini numa das vistas de navegação. Depois seleccione Ligar ao Editor numa das vistas de navegação. Por último, faça clique no separador do editor para CarlaFicheiro.txt. Repare que a vista de navegação actualizou-se para seleccionar o ficheiro que estiver a editar actualmente (CarlaFicheiro.txt). Se esta actualização automática não for do seu agrado, pode facilmente desligá-la, desmarcando Ligar ao Editor.