Construir funções

A Construção de PDE inclui uma infra-estrutura para automatizar a construção de funções. Grande parte da configuração necessária para esta construção pode ser efectuada através de algumas modificações no modelo template build.properties facultado pela construção de PDE. A secção seguinte concentra-se na configuração de uma construção simples, pressupondo que todos os plug-ins e funções (para-construção e pré-construção)referidos na função a ser construída já estão disponíveis localmente no disco.

Configuração Básica

O primeiro passo para configurar uma construção é a criação de um directório no qual irá ocorrer a construção. Este directório será referido como o directório de construção e irá conter os plug-ins e as funções, bem como todos os artefactos gerados. Em seguida, copie os plug-ins e funções, respectivamente, para os subdirectórios "plug-ins" e "funções". A pasta de função deverá conter a função a ser construída.

O segundo passo para configurar uma construção é copiar o ficheiro build.properties modelo do org.eclipse.pde.build/templates/headless-build para um novo directório que se tornará o directório de configuração de construção (também referido como directório de configuração). Edite o ficheiro build.properties e defina as seguintes propriedades:

Controlar o que irá ser construído: allElements.xml

Copie o ficheiro allElements.xml de org.eclipse.pde.build/templates/headless-build para o seu directório de configuração. Este é o ficheiro que indica ao PDE a função que está a ser construída.  Este ficheiro contém dois tipos de destinos: o allElementsDelegator, que especifica a função a ser construída e os destinos de junção, que são chamados para juntar configurações individuais.  O allElementsDelegator para uma função denominada org.foo.Feature é:
 	<target name="allElementsDelegator">
<ant antfile="${genericTargets}" target="${target}">
<property name="type" value="feature" />
<property name="id" value="org.foo.Feature" />
</ant>
</target>
Os destinos de junção permitem-lhe controlar o nome do arquivo final numa base por configuração. Deverá ter um destino para cada configuração que está a construir.  Por exemplo, ao construir org.foo.Feature para o windows (quando o configs está definido como win32, win32, x86) deverá ter o seguinte destino:
<!--Target for assembling os=win32,
ws=win32, arch=x86 -->
<target name="assemble.org.foo.Feature.win32.win32.x86">
<ant antfile="${assembleScriptName}" dir="${buildDirectory}/">
</target>
Ao construir uma configuração independente de plataforma (quando configs não está definido ou está definido como *,*,*), deverá ter um destino como o seguinte:
<!--The platform independent assemble
target-->
<target name="assemble.org.foo.Feature">
<ant antfile="${assembleScriptName}" dir="${buildDirectory}"/>
</target>

Executar a construção

Para executar a construção, irá utilizar a aplicação org.elipse.ant.core.antRunner. Ao invocar o eclipse com esta aplicação para executar uma construção, necessita de configurar dois argumentos na linha de comandos:
Execute a aplicação antRunner através da utilização do seguinte comando:
java -jar <eclipseInstall>/startup.jar -application org.eclipse.ant.core.antRunner -buildfile <<eclipseInstall>/plugins/org.eclipse.pde.build_<version>/scripts/build.xml> -Dbuilder=<path to the build configuration folder>
Quando a construção estiver concluída, pode obter o resultado no directório de construção numa pasta denominada I.TestBuild (este nome pode ser configurado ao definir a propriedade buildLabel).

Cenários avançados

Se necessitar de uma maior personalização da construção, ou seja, de obter um repositório, consulte os Tópicos de Construção de PDE Avançada para ter acesso a mais informações.