Quando a Área de trabalho é iniciada, a primeira coisa que vê é um diálogo que lhe permite seleccionar onde deverá ser colocado o espaço de trabalho. O espaço de trabalho é o directório onde será armazenado o trabalho. Por agora, apenas faça clique em OK para escolher a localização predefinida. (Também pode marcar a caixa de verificação para impedir que esta questão volte a surgir.)
Depois de escolhida a localização do espaço de trabalho, é apresentada uma única janela da área de trabalho. Uma janela da área de trabalho oferece uma ou mais perspectivas. Uma perspectiva contém editores e vistas, tais como o Navegador. Podem ser abertas várias janelas da área de trabalho em simultâneo. Inicialmente, na primeira janela da área de trabalho que é aberta, é apresentada a perspectiva Recurso, apenas com a vista Bem-Vindo visível. Faça clique na seta etiquetada Área de trabalho na vista Bem-Vindo para levar a que as outras vistas na perspectiva fiquem visíveis.
(Pode voltar a ver a vista Bem-Vindo em qualquer altura, seleccionando
Ajuda > Bem-Vindo.)
Surge uma barra de atalho no canto superior direito da janela. Vai permitir ao utilizador abrir novas perspectivas e comutar entre as que já estão abertas. O nome da perspectiva activa é apresentado no título da janela e o respectivo artigo na barra de atalhos é destacado.
A barra de títulos da janela da área de trabalho indica qual a perspectiva que está activa. Neste exemplo, a perspectiva Recurso está em utilização. As vistas Navegador, Tarefas e Contorno são abertas juntamente com um editor.