Esta vista faculta uma lista de todas as revisões de um recurso num repositório, bem como todas as revisões de um recurso no histórico local. Nesta vista, pode comparar revisões, carregar uma revisão, reverter o ficheiro de espaço de trabalho correspondente para uma revisão, efectuar a identificação com um identificador existente, apresentar anotações e abrir um editor numa revisão.
Segue-se a apresentação da Vista Histórico de CVS:
A vista Histórico apresenta revisões locais e remotas. As revisões do Histórico local contêm poucas informações associadas: apenas um carimbo de hora. Como resultado, a maior parte dos artigos das colunas serão apresentados em branco para revisões de Histórico local. As revisões remotas, por sua vez, possuem um conjunto mais completo de informações. Seguem-se as colunas:
Uma vez que a vista Histórico de CVS pode apresentar revisões locais e remotas. Para revisões remotas:
Os identificadores que estão associados à revisão. A selecção de uma linha de revisão vai listar os identificadores na área de janela inferior esquerda da vista. (Apenas revisões remotas)
Esta coluna apresenta a data e hora de criação da revisão no histórico.
Esta coluna apresenta o nome da pessoa que criou e que foi o autor da versão. (Apenas revisões remotas)
Esta coluna apresenta o comentário (caso exista) facultado por esta revisão na altura da consolidação. A selecção de uma linha de revisão vai mostrar o comentário completo na área de janela do canto inferior direito da vista. (Apenas revisões remotas)
Este comando renova o conteúdo de uma vista, buscando a informação do histórico mais recente para o recurso do servidor.
Quando activada, a vista irá apresentar o histórico do recurso do editor activo ou da selecção activa.
Quando está activada, são fixadas a vista e respectivos conteúdos. Todos os novos pedidos de histórico abrirão uma nova ocorrência da vista Histórico.
Quando activa, todos os artigos do histórico serão ordenados por uma das seguintes categorias de data:
Quando activa, apresentará revisões locais e remotas do recurso na vista Histórico.
Quando activa, apresentará apenas as revisões locais do recurso na vista Histórico.
Quando activa, apresentará apenas as revisões remotas do recurso na vista Histórico.
Caso a vista esteja no grupo por modo de data, Contrair tudo irá contrair todas as categorias de data.
Quando activado, fazer duplo clique (ou um único clique, dependendo da definição de estratégia do Modo de abertura em Preferências>Geral) irá abrir um editor de comparação. Quando estiver desactivado, fazer clique numa revisão abri-la-á.
O menu pendente contém as seguintes opções:
No menu de contexto da vista Histórico do Recurso de CVS pode executar um número de operações interessantes.
Este comando abre os conteúdos da revisão seleccionada num editor só de leitura. (O editor utilizado é o que está registado como editor predefinido para o tipo do ficheiro). Nota: Se a revisão que foi aberta for a versão actual do ficheiro, esta será aberta num editor normal.
O comando de comparação será alterado, com base no número de revisões seleccionado na vista histórico. Numa única selecção, Comparar o actual com a revisão compara a versão actual do recurso com a revisão seleccionada. Em duas selecções, Comparar entre si compara as revisões seleccionadas.
Este comando irá carregar o conteúdo da revisão seleccionada para a cópia local do ficheiro cujo histórico seja apresentado na vista. O ficheiro local pode depois ser consolidado para que o conteúdo da revisão mais recente em HEAD (ou ramificação) corresponda ao conteúdo da revisão seleccionada.
Este comando irá carregar o conteúdo da revisão seleccionada através do ficheiro local cujo histórico está a ser apresentado. Esta operação raramente é necessária e é principalmente utilizada para alterar o identificador num ou mais recursos. A revisão carregada não pode ser consolidada subsequentemente mas pode ser identificada.
Este comando permite que um identificador existente seja movido para a revisão do ficheiro seleccionado.
Este comando mostra o conteúdo do ficheiro com anotações que identificam o autor de cada linha de código no ficheiro.
Este comando renova o conteúdo da vista.