Ao consolidar recursos, muitas vezes existem recursos que não quer adicionar ao controlo da versão. Uma forma de o fazer é utilizando a função "ignorar" de CVS, que lê o conteúdo do ficheiro .cvsignore para determinar o que vai ignorar.
O ficheiro .cvsignore pode ser adicionado a qualquer directório de um projecto. Muitos projectos de CVS existentes já contêm vários destes ficheiros. Este ficheiro de texto consiste numa lista de ficheiros, directórios ou padrões.
Por exemplo, para adicionar um ficheiro .cvsignore de forma a ignorar todo o directório bin de um projecto existente:
O ficheiro cvsignore consiste numa lista de ficheiros, directórios ou padrões. De forma semelhante a função de ignorância global, os caracteres globais * ? podem estar presentes em qualquer entrada no ficheiro .cvsignore. Qualquer ficheiro ou sub-directório no directório actual que correspondam a um dos padrões serão ignorados.
Sugestão: No menu Equipa no menu de contexto do recurso da vista Sincronizar existe uma opção de menu (Adicionar a .cvsignore) para adicionar um padrão de ficheiro ao ficheiro .cvsignore apropriado. Esta opção de menu está activa para recursos que ainda não estão sob o controlo da versão de CVS.
Sincronizar com o repositório
Ciclo de vida do controlo da versão: adicionar e ignorar recursos
Criar um padrão de ignorância global