Agora já deverá conhecer o funcionamento da área de trabalho e como esta usa vistas e editores para apresentar informações. Caso contrário, não deixe de ler a visita à área de trabalho a seguir.
As secções que se seguem à visita abordam a interface de utilizador da área de trabalho na perspectiva de uma API. Vamos mostrar como um plug-in pode contribuir para a UI da área de trabalho.
A área de trabalho é o cockpit para navegar em todas as funcionalidades proporcionadas por plug-ins. Com a área de trabalho, podemos navegar em recursos e podemos ver e editar o conteúdo e as propriedades desses recursos.
Quando abrimos a área de trabalho num conjunto de projectos, assemelha-se ao seguinte.
A área de trabalho é somente uma moldura que pode apresentar diversas partes visuais. Estas partes inserem-se em duas categorias principais: vistas e editores.
A área de trabalho faculta várias vistas padrão que permitem ao utilizador navegar ou ver algo de interesse. Por exemplo, o navegador de recursos deixa o utilizador navegar no espaço de trabalho e seleccionar recursos.
Os editores permitem ao utilizador abrir, editar e guardar objectos. A área de trabalho faculta um editor padrão para recursos de texto.
Os editores adicionais como, por exemplo, editores de código Java ou editores HTML, podem ser fornecidos por plug-ins