A personalização de produtos funciona distintamente quando se utiliza o mecanismo da função principal. As informações sobre a marca de uma função encontram-se num plug-in identificado pela função principal (ou o plug-in do mesmo nome que a função principal, se não for especificado nenhum). Os ficheiros que designam e definem informações sobre marcas para a nossa aplicação acmeweb hipotética estão destacados na estrutura de directórios exemplo a seguir:
acmeweb/ acmeweb.exe (executável do produto - invoca eclipse.exe e especifica a função principal) eclipse/ .eclipseproduct eclipse.exe startup.jar install.ini .config/ platform.cfg jre/ features/ com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ (função principal) feature.xml plugins/ com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ (plug-in para função principal. Contém informações sobre a marca.) plugin.xml about.ini about.html about.mappings about.properties acme.png plugin_customization.ini splash.jpg welcome.xml com.example.acme.acmewebsupport_1.0.0/ ... links/ ...
O plug-in associado a uma função principal é onde se especificam as informações sobre marcas de determinado produto. São vários os aspectos personalizáveis de um produto. As personalizações ao nível do produto são definida com o ficheiro about.ini e outros ficheiros nele descritos. Os produtos também podem controlar os valores de preferências predefinidos de outros plug-ins. Tal realiza-se com o ficheiro plugin_customization.ini.
Voltando mais uma vez ao plug-in da função principal do nosso produto exemplo, vejamos como o produto é personalizado.
com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ plugin.xml about.ini about.html about.mappings about.properties acme.png plugin_customization.ini plugin_customization.properties splash.bmp welcome.xml
Iremos rever as mesmas personalizações que revimos para o ponto de extensão do produto, concentrando-nos em como a especificação difere quando se utiliza o mecanismo da função principal.
Tal como debatido na personalização ao nível do produto, todas as funções e plug-ins devem contribuir com um ficheiro about.html que faculte informações sobre esse plug-in em particular.
A função principal também faculta as informações e imagens gráficas para o produto global. São utilizados ficheiros adicionais para especificar estas informações.
Pode ser utilizada uma imagem com cores de 16x16 pixéis para criar a marca de janelas criadas pelo utilizador. Aparece no canto superior esquerdo das janelas do produto. Está especificada no atributo windowImage no ficheiro about.ini. O caminho deve ser especificado como caminho relativo de plug-in. Uma entrada para a estrutura de directórios mostrada em cima seria o seguinte:
windowImage=acme.png
Os plug-ins que utilizam os mecanismos de boas-vindas do Eclipse 2.1 devem especificar o ficheiro da página de boas-vindas no atributo welcomePage no ficheiro about.ini. O caminho deve ser especificado como caminho relativo de plug-in. Uma entrada para a estrutura de directórios mostrada em cima seria o seguinte:
welcomePage=welcome.xml
Também pode especificar uma busca de idioma nacional para o ficheiro. (Consulte Ficheiros específicos de locale para mais detalhes.)
welcomePage=$nl$/welcome.xml
O ecrã de boas-vindas do produto é fornecido num ficheiro splash.bmp que se encontra no directório de plug-ins da função principal. A imagem deve ser fornecida em formato BMP com cores de 24 bits (formato RGB) e deve ter aproximadamente 500x330 pixéis de tamanho. Se for preciso personalizar ecrãs de boas-vindas para diferentes locales, estes podem ser colocados num fragmento do plug-in da função principal.
O ficheiro plugin_customization.ini é utilizado para estabelecer os valores predefinidos para preferências definidas por outros plug-ins. Este ficheiro é um ficheiro de formato java.io.Properties. Regra geral, este ficheiro é utilizado para definir valores para preferências que sejam publicadas como parte da API pública de um plug-in. Significa isto que se corre o risco de remeter para preferências que sejam utilizadas por plug-ins mas não estejam definidas formalmente na API.
Uma personalização comum consiste em estabelecer a perspectiva predefinida para a área de trabalho. Esta preferência está definida no plug-in org.eclipse.ui . O exemplo seguinte parte do princípio de que o produto deve ser lançado com a perspectiva de recurso como predefinição.
org.eclipse.ui/defaultPerspectiveId=org.eclipse.ui.resourcePerspective
Se se der o caso de ter de alterar a predefinição de uma preferência de outro plug-in, consulte a documentação da API desse plug-in para ver se a preferência é considerada pública.
O ficheiro plugin_customization.properties contém cadeias de caracteres traduzidas para o ficheiro plugin_customization.ini.