A Área de trabalho permite a criação de um ou mais conjuntos de editores na área de editores. A área de editores também pode ser redimensionada, mas as vistas não podem ser arrastadas para a área de editores.
Abra pelo menos dois editores na área de editores, fazendo duplo clique em ficheiros editáveis, numa das vistas de navegação.
Faça clique e arraste um dos separadores do editor para fora da área de editores. Não solte o botão do rato.
Repare que o cursor restrito é apresentado se for efectuada uma tentativa de largar o editor por cima de qualquer vista ou fora da janela da área de trabalho.
Ainda a manter premido o botão do rato, arraste o editor pro cima da área de editores e mova o cursor pelas quatro margens, bem como pelo meio da área de editores, por cima de outro editor aberto. Repare que ao longo das margens da área de editores, surgem as setas direccionais para largar cursores e no meio da área de editores surge largar cursor de pilha.
Acople o editor numa seta direccional de largar cursor, de forma a que dois editores surjam na área de editores.
Tenha em atenção que o editor também pode ser redimensionado, tal como toda a área de editores para acomodar os editores e as vistas, conforme seja necessário.
É importante observar a cor de um separador de editor (na figura abaixo existem dois grupos, um por cima do outro)
azul - indica que o editor está actualmente activo
predefinição (cinzento no Windows XP) - indica que o editor foi o último editor activo. Caso exista uma vista activa, será o editor com que a vista activa está actualmente a trabalhar. Isto é importante quando trabalhar com vistas como Esquema e Propriedades, que trabalham de perto com o editor.
Arraste e acople o editor em qualquer outro lado da área de editores, tendo em atenção o comportamento que resultar da acoplagem em cada tipo de largada de cursor. Continue a experimentar acoplar e redimensionar editores e vistas, até que a Área de trabalho fique do seu agrado. A figura que se segue ilustra o esquema de um editor for arrastado e largado por baixo de outro.