Como qualquer outra implementação de partes de introdução, para utilizar uma CustomizableIntroPart é necessário seguir os passos básicos para a associar a um produto. Todavia, há um passo extraordinário para utilizar esta parte de introdução, ou seja, associar uma "configuração" à mesma. Tal como se associa uma introdução a um produto, é necessário associar uma introConfig a uma customizableIntroPart. De seguida é apresentada uma configuração exemplo:
<extension point="org.eclipse.ui.intro.config"> <config id="static001_configId" introId="org.eclipse.ui.intro.examples.static_introId" content="introContent.xml"> <presentation home-page-id="homePageId" standby-page-id="standbyPageId"> <implementation os="win32" kind="html"/> <implementation kind="swt"/> </presentation> </config> </extension>
No contributo supra, regista-se uma configuração junto de uma parte de introdução com o ID org.eclipse.ui.intro.examples.static_introId. (Parte-se do princípio de que esta parte de introdução é uma instância de parte de introdução personalizável que já foi registada junto da área de trabalho). Esta configuração define o conteúdo a apresentar na parte de introdução e dita como este é apresentado ao utilizador. O conteúdo é definido num ficheiro de marcação XML, introContent.xml, ao passo que a apresentação é ditada por dois elementos implementation na marcação.
Uma apresentação de configuração pode ser baseada em browser de SWT ou em
formulários de UI. No contributo supra, a apresentação será "html", ou
seja, baseada em browser em plataformas win32, enquanto será "swt", ou seja,
baseada em formulários de UI em todas as outras plataformas. Durante a
execução, quando a área de trabalho estiver a tentar instanciar a
CustomizableIntroPart, o sistema operativo é determinado e a implementação
correcta da apresentação é escolhida.
Além disso, é preciso especificar um home-page-id ou página raiz, dado
que será a primeira página apresentada pela customizableIntroPart. Se também
for especificado um standby-page-id, será apresentado na parte de
introdução quando esta for colocada em modo de espera.
Os detalhes do ficheiro de conteúdo encontram-se na documentação do ponto de extensão. Para elaborar um exemplo simples e contribuir com conteúdo estático, utilizaremos o seguinte conteúdo:
<introContent> <page id="homePageId" url="http://eclipse.org"/> <page id="standbyPageId" url="./static001/standby.html"/> </introContent>
No contributo supra, um simples URL é utilizado como página raiz, neste caso, um URL que remete para o sítio eclipse.org na Web. Isto por questões de simplicidade. A página raiz poderia ter sido qualquer ficheiro HTML, por exemplo, um ficheiro HTML local que carregue uma demonstração flash. Também há uma página de espera definida que será apresentada quando a introdução for colocada em modo de espera.