Construções

Os construtores podem criar ou modificar recursos do espaço de trabalho, normalmente baseados na existência e no estado de outros recursos. São um mecanismo poderoso para reforçar as restrições de um domínio. Por exemplo, um construtor de Java converte ficheiros origem de Java (ficheiros .java) em ficheiros de classe executáveis (ficheiros .class), um construtor de ligações da web actualiza ligações aos ficheiros cujo nome/localização foram alteradas, etc.  Á medida que são criados e modificados recursos, os construtores são executados e as restrições são mantidas. Esta transformação tem de ser de um para um. Por exemplo, um único ficheiro .java pode produzir vários ficheiros .class. 

Construção Automática vs. Construção Manual

Existem dois modos de trabalho de utilizador distintos no que diz respeito à construção: confiar na construção automática ou na construção manual iniciada pelo utilizador.

Se não necessitar de controlar quando ocorrem as construções, é possível ligar a opção construção automática. Com a opção contruções automáticas ligada, as construções ocorrem sempre que cada conjunto de recursos for alterado (por exemplo, guardar um ficheiro, importar um ficheiro ZIP, etc). A opção Contruções automáticas é eficaz na medida em que a quantidade de trabalho produzido é proporcional à quantidade de alterações efectuadas.  A vantagem da construção automática é que os recursos derivados (por exemplo, ficheiros .class de Java) estão sempre actualizados. A construção automática é activada/desactivada através da opção Construir automaticamente na página de preferências Geral > Espaço de trabalho.

Se necessitar de um maior controlo sobre quando ocorrem as construções, é possível desligar a opção contruções automáticas e invocar as construções manualmente. Este procedimento é por vezes aconselhável nos casos em que, por exemplo, tem conhecimento de que a construção não tem qualquer valor até terminar um grande conjunto de alterações. Neste caso, não há qualquer vantagem em pagar o preço da construção automática. É possível invocar construções manualmente e de várias formas, por exemplo, se fizer clique com o botão direito do rato no projecto e se seleccionar Construir projecto.

A desvantagem da construção manual é que os problemas que foram gerados para indicar erros de construção rapidamente ficam obsoletos até à construção. Além disso, é muito importante que se lembre de executar a construção manual em vez de confiar na saída da construção (por exemplo, antes d e executar o programa Java).

Construir e Limpar

As construções funcionam de forma progressiva, baseadas num estado de construção anterior. Aplicarão as transformações dos construtores configurados apenas aos recursos que se tenham alterado desde o processamento desse estado anterior (ou seja, desde a última construção). A construção automática utiliza sempre a construção progressiva para obter eficácia.

Uma construção limpa (Projecto > Limpar) rejeita qualquer estado de construção existente. A construção seguinte após uma limpeza irá transformar todos os recursos segundo as regras de domínio dos construtores configurados.

Dependendo daquilo que pretende, construir e limpar são procedimentos que podem ser efectuados em conjuntos de projectos específicos ou no espaço de trabalho como um todo. Ficheiros e pastas específicos não podem ser construídos em separado.