Dispomos de todas as peças necessárias para executar o nosso plug-in. Agora falta construir o plug-in. Se a área de trabalho do Eclipse estiver configurada para construir automaticamente, a nova classe de vista deverá ter compilado assim que o novo conteúdo foi guardado.
Caso contrário, seleccione o novo projecto e escolha
Projecto > Construir Projecto.
A classe deverá compilar sem erros.
Há duas formas de executar um plug-in uma vez construído.
Para mais clareza, executamos o novo plug-in na área de trabalho Eclipse.
Para lançar uma área de trabalho em tempo de execução, seleccione
Executar > Executar.... Esta caixa de diálogo mostra as diversas formas de lançamento de um programa.
Escolha Aplicação Eclipse , faça clique em Nova e aceite todas as predefinições. Isto iniciará outra instância da área de trabalho Eclipse, a área de trabalho de tempo de execução.
Onde está a nossa nova vista? Podemos ver todas as vistas que foram contributos de plug-ins no menu Janela > Mostrar Vista.
Este menu mostra-nos quais as vistas disponíveis para a perspectiva actual. Poderá ver todas as vistas que forem contributos para a plataforma (independentemente da perspectiva) seleccionando Outras.... Isto apresenta uma lista de categorias de vistas e das vistas disponíveis em cada categoria.
A área de trabalho cria a lista completa de vistas através do registo de extensões para localizar todos os plug-ins que tenham facultado extensões para o ponto de extensão org.eclipse.ui.views.
Ora cá está. A vista chamada "Vista Olá" foi adicionada à janela Mostrar Vista debaixo da nossa categoria "Categoria Olá". As etiquetas para as nossas categoria e vista foram obtidas junto da marcação de configuração do ponto de extensão no ficheiro plugin.xml.
Até esta altura, ainda não executámos o código do nosso plug-in. As declarações que fizemos no ficheiro plugin.xml (as quais podem ser vistas por outros plug-ins que utilizem o registo de extensões) são suficientes para que a área de trabalho localize uma vista chamada "Vista Olá" disponível na categoria "Olá". Até sabe qual a classe que implementa a vista. Porém, o nosso código não será executado enquanto não decidirmos mostrar a vista.
Se escolhermos a vista "Hello World" na lista Mostrar Vista, a área de trabalho irá activar o nosso plug-in, instanciar a classe da nossa vista e mostrar a nova vista na área de trabalho junto com todas as outras vistas. Agora o nosso código está em execução.
Lá está, o nosso primeiro plug-in. Falaremos de mais detalhes sobre classes de UI e pontos de extensão noutra altura.