Criar um ficheiro de construção de Ant do construtor de projectos
Para ver como funcionam os construtores de projectos, iremos criar um projecto simples com um único ficheiro fonte e um ficheiro de construção de Ant que execute jars no único ficheiro de classes.
Apesar deste exemplo utilizar Java, deverá ter em conta que estão disponíveis construtores de projectos para todos os projectos, Java ou outros.
- Crie um projecto Java denominado "HW".
- Crie um ficheiro fonte Java denominado "HelloWorld" com um método principal.
- Coloque uma única instrução "System.out.println()" no método principal e faça com que imprima um acolhimento à sua escolha.
- Guardar as alterações.
- Crie um ficheiro denominado "projectBuilder.xml", abra o editor Ant no mesmo, insira o conteúdo seguinte e guarde as alterações.
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<project name="HW.makejar" default="makejar" basedir=".">
<target name ="makejar" description="Create a jar for the HW
project">
<jar jarfile="HelloWorld.jar" includes="*.class" basedir="."/>
</target>
</project>
- Numa das vistas de navegação, seleccione o projecto HW e escolha Propriedades no menu de contexto.
- Na caixa de diálogo de propriedades do projecto, seleccione Construtores e depois faça clique em Novo....
- Na caixa de diálogo Escolher tipo de configuração, seleccione Construção de Ant e faça clique em OK.
- Surge a caixa de diálogo Ferramentas Externas. Defina o nome para "Makejar". No separador Principal, faça clique em Ficheiro de Construção Procurar Espaço de Trabalho...
e defina a Localização para ser o ficheiro de construção projectBuilder.xml criado acima.
Depois faça clique em Directório Base Procurar Espaço de Trabalho... e defina o Directório Base para ser o projecto HW.
- No separador Renovar, queremos ter a certeza que quando o HelloWorld.jar for criado, o iremos ver em Eclipse. Por predefinição, não é realizada qualquer renovação quando um construtor de projectos terminar a execução, por isso seleccione Renovar recurso ao terminar e depois seleccione O projecto que contém o recurso seleccionado na lista de variáveis de âmbito.
Visto que a renovação pode ser dispendiosa, deverá em geral renovar a entidade mais pequena que contém todos os recursos que serão afectados pelo ficheiro de construção.
- No separador Destinos, p destino predefinido deverá ser seleccionado.
- No separador Opções de Construção, pode especificar quando é executado este construtor de projectos.
Por predefinição, isto define-se para Após uma "Limpeza" e Durante Construções Manuais. É possível a execução do construtor de projectos durante as construções automáticas, apesar de não ser recomendável por questões de rendimento.
- Aplique as alterações e faça clique em OK.
- De volta à caixa de diálogo de propriedades do projecto, agora irá ver um construtor de projectos denominado "Makejar", que está definido para ser executado após o Construtor Java predefinido. Faça clique em OK para guardar o construtor de projectos e fechar a caixa de diálogo.
Nota: Pode alterar a ordem, de forma a que o ficheiro de construção de Ant seja executado antes do construtor Java, apesar de não fazer sentido neste exemplo.
O Construtor Java executa o compilador de Java Eclipse interno que, por sua vez, é responsável pela indexação da origem para que esteja disponível a pesquisa, refracção e muitas outras funções.
Deste modo, não é possível substituir o compilador de Java Eclipse utilizando um construtor de projectos. Pode desactivar o Construtor Java e pode controlar quando o Construtor Java é executado relativamente aos construtores dos projectos que definir.