Efectuar as suas alterações

O Tiago efectuou várias alterações ao file1.txt e ao file2.txt consolidando-as no repositório. Nesta secção, serão efectuadas alterações adicionais e depois sincronizadas com o repositório. Ao sincronizar, espere ver as alterações efectuadas nesta secção juntamente com as alterações que haviam sido efectuadas pelo Tiago.

  1. Adicione file3.txt da seguinte forma:
    Novo conteúdo: (adicione as seguintes linhas ao ficheiro)
    Este é o breve conteúdo
    do ficheiro 3
  2. Observe que o Navegador apresenta o estado de CVS de um recurso. Repare que o novo ficheiro adicionado pela Carla é precedido de ">". Vista Navegador
  3. Seleccione o projecto CarlaEquipaProjecto e no menu de contexto do projecto, seleccione Equipa > Sincronizar com Repositório. Quando solicitado para mudar de perspectiva, seleccione Sim. A perspectiva Sincronizar Equipa irá abrir-se e irá ver os ficheiros que alterou a surgirem na Vista Sincronizar. Faça duplo clique em file1.txt e deverá ser possível visualizar a abertura do editor de comparação: Vista Sincronizar
  4. Existem alguns outros pormenores de observação relevante. Em primeiro lugar, o ícone junto de file1.txt (na área de comparação estruturada) indica que o file1.txt contém uma alteração de entrada. Isto significa que foi editada uma alteração no servidor que terá de assumir. Ao ver o file1.txt, é possível ver o texto que o Tiago adicionou ao ficheiro. Além disso, repare na parte inferior da janela, na linha do estado, existem setas com número ao lado delas. Estes mostram o número de ficheiro que tem a entrar, a sair e em conflito. O primeiro número ao lado de um ficheiro é a revisão que tem no espaço de trabalho e o outro é a revisão no servidor aquando da última sincronização.
  5. Normalmente, deverá actualizar as alterações efectuadas por terceiros, depois testar o espaço de trabalho com as alterações e depois consolidar as alterações uma vez que tenha a certeza de que as novas alterações de terceiros não danificaram nada no seu espaço de trabalho.
  6. Antes de decidir aceitar as alterações do Tiago, poderá querer saber porque é que ele efectuou essas alterações. Seleccione file1.txt e, no menu contextual, seleccione Mostrar no Histórico. Vista Histórico
  7. A linha que começa com * indica que se trata de uma revisão actual carregada. Neste caso, pode ver o comentário feito pelo Tiago quando editou a revisão 1.2.

    Sugestão: Pode seleccionar o botão Ligar ao Editor e à Selecção da barra de ferramentas na vista Histórico de modo a que o histórico seja actualizado automaticamente quando for aberto um novo editor ou quando a selecção for alterada. Vai permitir uma procura rápida de comentários.

  8. Para actualizar, seleccione apenasCarlaEquipaProjecto na Vista Sincronizar e no menu de contexto, seleccione Actualizar.
  9. A vista Sincronizar será actualizada de modo a reflectir o facto de o file1.txt e o file2.txt não estarem dessincronizados no repositório. Apenas deverá estar visível o file3.txt.
  10. Em seguida, poderá consolidar o file3.txt.