A plataforma Eclipse está concebida para se poderem adicionar plug-ins que proporcionem funcionalidades para a comunidade de ferramentas de desenvolvimento de software. Os revendedores de software comercial podem construir, criar marcas e pacotes de produtos que utilizem a plataforma como tecnologia de base. Estes produtos podem ser vendidos e suportados comercialmente.
O SDK do Eclipse pode ser descarregado e utilizado como IDE Java e ferramenta de desenvolvimento de plug-ins Eclipse, mas não é divulgado como produto comercial. A plataforma proporciona as matérias-primas para um produto sem caixa, rótulo ou etiqueta de preço. A plataforma define uma estrutura de ficheiros e directórios que permite personalizar facilmente o diálogo Acerca e o ecrã de boas-vindas da plataforma para conferir uma marca ao produto.
A licença que rege a plataforma Eclipse dá grande liberdade para construir e configurar um produto. Todavia, os produtos baseados em Eclipse coexistem mais facilmente no sistema de um utilizador se utilizarem normas semelhantes para pacotes, configuração e instalação dos seus produtos.