A presença do sistema de gestão de repositórios poderia ditar necessidades de tratamento especiais para ficheiros. Por exemplo, alguns ficheiros devem ser omitidos do controlo de versões. Alguns fornecedores têm um tratamento especial para ficheiros de texto versus binários. O plug-in da equipa define pontos de extensão que permitem a outros plug-ins prestarem informações sobre os seus tipos de ficheiros. Em todos os casos, o tratamento especial acaba por competir ao utilizador, através da página de Preferências da equipa. Estas extensões permitem aos plug-ins alimentarem as preferências com valores apropriados para o plug-in.
Em vários casos, poderá ser desnecessário manter certos ficheiros sob o controlo do repositório. Por exemplo, recursos que sejam derivados de recursos existentes podem ser omitidos do repositório. Por exemplo, ficheiros origem compilados (como, por exemplo, ficheiros ".class" Java) podem ser omitidos dado que o ficheiro origem correspondente (".java") está no repositório. Poderá também não ser apropriado versionar ficheiros de metadados de controlo que sejam gerados por fornecedores de repositórios. O ponto de extensão org.eclipse.team.core.ignore permite aos fornecedores declararem tipos de ficheiros que devam ser ignorados para operações de fornecedores de repositórios. Por exemplo, o cliente CVS declara o seguinte:
<extension point="org.eclipse.team.core.ignore"> <ignore pattern = ".#*" selected = "true"/> </extension>
A marcação declara simplesmente um padrão de nome de ficheiro que deva ser ignorado e um atributo seleccionado que declare o valor de selecção predefinido do tipo de ficheiro no diálogo de preferências. Compete ao utilizador decidir quais os ficheiros a ignorar. O utilizador poderá seleccionar, desmarcar, adicionar ou eliminar tipos de ficheiros da lista predefinida de ficheiros ignorados.
Alguns repositórios implementam tratamento especial para ficheiros de texto versus binários. O ponto de extensão org.eclipse.team.core.fileTypes permite aos plug-ins declararem tipos de ficheiros como texto ou binários. Por exemplo, as ferramentas Java declaram o seguinte:
<extension point="org.eclipse.team.core.fileTypes"> <fileTypes extension="java" type="text"/> <fileTypes extension="classpath" type="text"/> <fileTypes extension="properties" type="text"/> <fileTypes extension="class" type="binary"/> <fileTypes extension="jar" type="binary"/> <fileTypes extension="zip" type="binary"/> </extension>
A marcação deixa os plug-ins definirem um tipo de ficheiro por extensão e atribuir umtipo texto ou binário. Tal como com os ficheiros ignorados, compete ao utilizador gerir a lista de tipos de ficheiro de texto e binários.