Ignorar recursos do controlo da versão

Ao sincronizar recursos, é possível que existam alguns recursos que não quer consolidar no repositório. Existem duas funções facultadas para ignorar, permitindo ao utilizador especificar os recursos que devem ser excluídos das operações de actualização e consolidação.

A primeira é a função ignorar global, facultada pela área de trabalho. A segunda é a função ignorar CVS, que lê o conteúdo de um ficheiro especial.cvsignore para determinar o que deve ignorar.

Porquê ignorar ficheiros ao sincronizar?

Existem muitos ficheiros que um utilizador pode não querer consolidar no repositório.   Por exemplo, os editores externos podem criar ficheiros temporários no seu projecto. A compilação de ficheiros .java cria ficheiros .class e, da mesma forma, muitas operações de construção resultam em ficheiros binários. Estes ficheiros, quando estão juntos, podem ser bastante grandes. Além disso, podem ser regenerados sempre que uma construção é executada, resultando em muitas  alterações de entrada. Normalmente, não se trata de ficheiros que se queira partilhar com outros membros de uma equipa ou manter no repositório.  

Função ignorar global

Uma função ignorar global é facultada pela área de trabalho através da página de preferências Equipa. Existe uma lista de padrões de ficheiros relativamente aos quais os recursos serão correspondentes antes de serem considerados como candidatos de controlo da versão.   Estes padrões podem conter os caracteres globais "*" e "?".  "*" representa qualquer sequência de zero ou mais caracteres.  "?"representa qualquer carácter.   Por exemplo, pode especificar um padrão de "*~", que corresponderia a quaisquer ficheiros temporários que terminem com "~".   Qualquer ficheiro ou directório que corresponda a qualquer um dos padrões será ignorado durante  as operações de actualização ou consolidação.   Quando especificar um padrão de ficheiro para ignorar, pode desactivar temporariamente o ignorar do padrão do ficheiro, desmarcando-o da lista; não tem de remover o padrão do ficheiro especificado da lista.

Os padrões na função ignorar global são correspondentes aos nomes de recursos durante uma operação de sincronização.   É importante reparar que o caminho que leva ao nome do recurso não está incluído na correspondência.   Por exemplo, para o ficheiro "/path/to/file.txt", apenas a cadeia "file.txt" é correspondente com os padrões.  Esta função não se destina a especificar nomes de caminhos totalmente qualificados, mas a especificar padrões aplicáveis globalmente.

Função ignorar CVS

O cliente de CVS do Eclipse reconhece um ficheiro denominado ".cvsignore" em cada directório de um projecto.   Trata-se de uma função de CVS padronizada e muitos projectos de CVS existentes podem conter este ficheiro.

Este ficheiro de texto consiste numa lista de ficheiros, directórios ou padrões.   De forma semelhante à função ignorar global, os caracteres globais "*" e "?" podem estar presentes em qualquer entrada no ficheiro .cvsignore. Qualquer ficheiro ou sub-directório no directório actual que corresponda a qualquer um dos padrões será ignorado.   É importante ter em conta que a semântica deste ficheiro difere da semântica da função ignorar global, no sentido em que se aplica apenas a ficheiros e   directórios no mesmo directório que o próprio ficheiro.cvsignore. Um projecto pode conter um ficheiro .cvsignore em cada directório.  Para obter mais informações, consulte  http://www.cvshome.org.

Os recursos que não foram adicionados ao controlo de CVS podem ser ignorados seleccionando Equipa > Adicionar a .cvsignore no menu emergente do recurso numa das vistas de navegação. Esta opção de menu também está disponível na vista Sincronizar.