Tipos de Licenças

O IBM Rational Common Licensing (desenvolvido com software FLEXlm) fornece diferentes tipos de licença: flutuante, flutuante com usuário nomeado e chaves de licença com usuário autorizado.

A Tabela 1 explica os tipos de licença.

Tabela 1. Tipos de Licenças
Tipo de licença Produtos Descrição
Flutuante Todos os produtos incluídos no IBM Rational Common Licensing.
  • Um administrador de licenças instala o software do servidor de licença IBM Rational em servidores únicos, múltiplos ou redundantes. Em seguida, o administrador instala as licenças flutuantes nos servidores de licença. Essas licenças flutuantes são criadas para o servidor de licença específico.
  • Os usuários do cliente obtêm licenças do servidor de licença quando iniciam o software. É concedida uma licença por cliente, por produto, exceto produtos de teste de desempenho. Os produtos de teste de desempenho podem efetuar o registro de saída de várias licenças.
  • As licenças flutuantes permitem que qualquer pessoa na rede utilize os produtos IBM Rational se uma licença estiver disponível. O número de licenças adquiridas e registradas no IBM Rational License Key Center determina o número máximo de usuários que podem utilizar os produtos Rational simultaneamente.
Flutuante com Usuário Nomeado
  • IBM Rational PureCoverage
  • IBM Rational Purify
  • IBM Rational Quantify
  • Semelhante a uma licença flutuante, exceto que o administrador de licenças designa licenças para usuários específicos. Ou seja, apenas usuários específicos podem solicitar chaves de licenças flutuante do servidor de licença.
  • Uma licença flutuante com usuário nomeado requer que um administrador de licenças crie uma lista de usuários autorizados.
Usuário autorizado Todos os produtos incluídos no Rational Common Licensing.
  • Uma chave de licença de usuário autorizado (chamada anteriormente de licença de nó bloqueado) é criada para um cliente específico. Ela permite que um usuário utilize um produto Rational somente nesse cliente especificado.
  • O usuário pode iniciar várias sessões de um produto simultaneamente no computador especificado utilizando uma única chave de licença.
  • Como as chaves de licenças de usuário autorizado são licenças não contadas, nenhum servidor de licença é necessário para gerenciá-las.
FTL (Fixed Term License) de usuário autorizado Disponível para vários produtos de software IBM Rational
  • Um administrador de licenças instala o software do servidor de licença Rational em servidores únicos, múltiplos ou redundantes. Em seguida, o administrador instala as licenças flutuantes nos servidores de licença. Essas licenças flutuantes são criadas para o servidor de licença específico.
  • Os usuários do cliente obtêm licenças do servidor de licença quando iniciam o software. É concedida uma licença por cliente, por produto, exceto produtos de teste de desempenho. Os produtos de teste de desempenho podem efetuar o registro de saída de várias licenças.
  • As licenças flutuantes permitem que qualquer pessoa na rede utilize os produtos Rational enquanto uma licença estiver disponível. O número de licenças adquiridas e registradas no License Key Center determina o número máximo de usuários que podem utilizar os produtos Rational simultaneamente.