Nota: Antes de utilizar estas informações e o produto que elas suportam, certifique-se de ler as informações gerais em Avisos.
Esta edição do Guia do Usuário se aplica ao IBM 64-bit SDK para Windows na Arquitetura Intel Itanium, Java 2 Technology Edition, Version 1.4.2 e ao IBM 64-bit Runtime Environment para Windows na Arquitetura Intel Itanium, Java 2 Technology Edition, Version 1.4.2, e a todos os releases e modificações subseqüentes, até que seja indicado de outra forma em novas edições.
(c) Copyright Sun Microsystems, Inc. 1997, 2003, 901 San Antonio Rd., Palo Alto, CA 94303 USA. Todos os direitos reservados.
(c) Copyright International Business Machines Corporation, 1999, 2004. Todos os direitos reservados.
Direitos Restritos para Usuários do Governo dos Estados Unidos - Uso, duplicação e divulgação restritos pelo documento GSA ADP Schedule Contract com a IBM Corporation.
Este Guia do Usuário oferece informações sobre a instalação e configuração do IBM(R) 64-bit SDK para Windows(R) na Arquitetura Intel(R) Itanium(R), Java(TM) 2 Technology Edition, Version 1.4.2 e do IBM 64-bit Runtime Environment para Windows na Arquitetura Intel Itanium, Java 2 Technology Edition, Version 1.4.2.
Todos os pacotes neste SDK são suportados no Microsoft(R) Windows XP 64-Bit Edition e Windows Server 2003 64-Bit Edition.
As alterações técnicas deste Guia do Usuário Versão 1.4.2, com exceção das alterações menores ou evidentes, como a atualização de "1.4.1" para "1.4.2", estão indicadas em vermelho ao visualizar o HTML ou em uma cópia impressa colorida e por barras verticais à esquerda das alterações.
Observe que:
O arquivo setup.exe deve conter:
O install.exe é a versão em inglês do arquivo de instalação. Referências a install.exe se aplicam igualmente aos outros arquivos de instalação.
Execute um dos arquivos de instalação. Escolha o arquivo de instalação requerido específico da localidade e execute uma das seguintes ações:
Cada versão do install.exe específico da localidade deve conter:
O arquivo do Windows Installer, ibmsdk142_64.msi, contém cinco recursos separados que podem ser instalados:
Você pode instalar ou remover recursos com ou sem a interface GUI. Se estiver instalando ou removendo recursos sem uma GUI, você deve especificar os nomes de recursos da seguinte maneira:
O recurso sdk inclui o recurso jre (Java Runtime Environment). Se selecionar ambos os recursos sdk e jre, você irá instalar apenas uma cópia do Runtime Environment.
Por padrão, todos os recursos são instalados no diretório C:\Program Files\IBM\Java142\. Ao instalar utilizando a interface GUI, você poderá especificar a localização da instalação utilizando um diálogo. Quando estiver instalando sem uma GUI, você poderá especificar a localização definindo a propriedade JAVABASEDIR para o diretório requerido. JAVABASEDIR é definido dentro do comando msiexec; consulte o exemplo msiexec em Instalação Não-interativa.
Após ter extraído o ibmsdk142_64.msi:
ou
Siga as instruções do Assistente de Instalação para instalar os recursos necessários.
Durante a instalação do Runtime Environment (como parte do recurso SDK ou em sua própria instalação), o programa pergunta se você deseja instalar o Runtime Environment como a JVM (Java Virtual Machine) do sistema. Se você instalá-lo como a JVM do Sistema, o Installer copiará o java.exe e o javaw.exe para o diretório System do Windows (Windows\system32). Se o java.exe ou o javaw.exe já existir no diretório System do Windows, eles serão sobregravados. A instalação desses arquivos no diretório System do Windows torna esse Runtime Environment a JVM padrão do sistema.
Nota: A instalação do Runtime Environment como a JVM do Sistema copia apenas os arquivos java.exe e javaw.exe no diretório System do Windows; nenhum outro executável (como javac.exe ou appletviewer.exe) será copiado.
Após ter instalado o ibmsdk142_64.msi você poderá modificar o que foi instalado executando uma das seguintes ações:
O Assistente de Instalação permitirá modificar os recursos instalados, ou seja, instalar novos recursos ou remover os instalados. O Assistente de Instalação permite que você repare a instalação ou remova completamente todos os recursos.
Para desinstalar, proceda de uma das seguintes formas:
Você poderá instalar todos, ou parte dos recursos de ibmsdk142_64.msi silenciosamente, isto é, sem nenhuma interface GUI. Isso pode ser feito utilizando o msiexec.exe e as opções /q /i. Por exemplo, você poderá digitar os seguintes comandos no prompt de comandos:
msiexec /q /i c:\installer\ibmsdk142_64.msi msiexec /q JAVABASEDIR=c:\testdir ADDLOCAL=sdk,jaas /i ibmsdk142_64.msi) msiexec /q MAKESYS=YES /i c:\installer\ibmsdk142_64.msi
Esse primeiro exemplo instala todos os recursos em C:\Program Files\IBM\Java142\. Ele utiliza o ibmsdk142_64.msi encontrado no diretório C:\Installer. O segundo exemplo instala os recursos sdk e jaas no diretório C:\testdir. Ele utiliza o ibmsdk142_64.msi localizado no diretório atual. Nenhum desses exemplos instala o Runtime Environment como a JVM do Sistema. O terceiro exemplo instala todos os recursos na pasta Arquivos de programas e torna o Runtime Environment a JVM do Sistema.
Nota: Algumas vezes, poderá ocorrer um pequeno atraso entre o retorno do comando msiexec e a exibição dos novos diretórios ou arquivos, ou de ambos.
Instalações não-assistidas podem ser feitas a partir de um arquivo de comandos, que chama msiexec.exe com as opções /q /i.
Quando você instala o sdk ou o jre silenciosamente, pode especificar que o Runtime Environment seja instalado como a JVM do Sistema. Isso significa que o Installer copia os arquivos java.exe e javaw.exe no diretório System do Windows (WINDOWS\system32). Se o java.exe ou o javaw.exe já existir no diretório System do Windows, eles serão sobregravados. A instalação desses arquivos no diretório System do Windows torna o Runtime Environment a JVM padrão do sistema. Por exemplo:
msiexec /q MAKESYS=YES ADDLOCAL=jre,systemjvm /i c:\installer\ibmsdk142_64.msi
Esse exemplo instala o jre no diretório C:\Program Files\IBM\Java142\ e torna o Runtime Environment a JVM do Sistema; isto é, copia o java.exe e o javaw.exe no diretório WINDOWS\system32.
Nota: Não é possível instalar o recurso jvm do sistema separadamente dos recursos sdk ou jre.
Desinstalações silenciosas podem ser feitas utilizado o msiexec.exe com as opções /q /x. Por exemplo:
msiexec /q /x c:\installer\ibmsdk142_64.msi
Esse exemplo desinstala o ibmsdk142_64.msi. Ele desinstala todos os recursos, incluindo a jvm do sistema; isto é, remove os arquivos java.exe e javaw.exe do diretório System do Windows (WINDOWS\system32).
Para desinstalar apenas um recurso, utilize a opção /i (não utilize a opção /x) com a propriedade REMOVE definida para os recursos que deseja remover. Por exemplo:
msiexec /q REMOVE=demo,jni /i c:\installer\ibmsdk142_64.msi
Esse exemplo remove somente a instalação dos recursos demo e jni.
Desinstalações não-assistidas podem ser executadas a partir de um arquivo de comandos que chama o msiexec.exe com as opções /q /x.
As seguintes seções oferecem informações básicas sobre a utilização do SDK.
Para visualizar os Guias do Usuário que descrevem o SDK:
Para obter o número de compilação e versão IBM, em um prompt de comandos , digite:
java -version
O compilador JIT (just-in-time) (jitc.dll) gera dinamicamente o código da máquina para as seqüências de bytecode utilizadas nos aplicativos e applets Java durante sua execução.
O SDK para Windows inclui o JIT (jitc.dll), que é ativado por padrão. É possível desativar o JIT para ajudar no isolamento de um problema com um aplicativo Java, um applet ou o próprio compilador.
Para desativar o JIT, em um prompt de comandos da janela em que irá executar o aplicativo, digite:
set JAVA_COMPILER=NONE
Para ativar o JIT, em um prompt de comandos , digite:
set JAVA_COMPILER=jitc
Para verificar se o JIT está ativado ou não, em um prompt de comandos , digite:
java -version
Se o JIT estiver sendo utilizado, será exibida uma mensagem que inclui:
(JIT enabled: jitc)
Se o JIT não estiver sendo utilizado, será exibida uma mensagem que inclui:
(JIT disabled)
Para executar um aplicativo Java, digite em um prompt de comandos:
java classname
em que classname é o nome do arquivo de classe Java (aplicativo Java) que deseja executar.
Nota: Se não tiver instalado este sdk ou jre como a JVM do Sistema, será necessário em primeiro lugar definir o caminho para incluir os diretórios apropriados. Para atualizar o caminho, digite o seguinte em um prompt de comandos:
set path=javadir\bin;javadir\jre\bin;%path%
em que javadir é o diretório em que instalou o sdk ou jre.
Se estiver desenvolvendo aplicativos Java, consulte a publicação SDK User Guide para obter informações mais detalhadas sobre a definição de PATH e CLASSPATH. O arquivo está localizado no subdiretório docs do diretório em que instalou o pacote SDK. O nome do arquivo é sdkguide.win64.htm.
Estas informações foram desenvolvidas para produtos e serviços oferecidos nos Estados Unidos. A IBM pode não oferecer os produtos, serviços ou recursos discutidos neste documento em outros países. Consulte seu representante da IBM local para obter informações sobre os produtos e serviços atualmente disponíveis em sua área. Qualquer referência a produtos, programas ou serviços IBM não significa que apenas produtos, programas ou serviços IBM possam ser utilizados. Qualquer produto, programa ou serviço funcionalmente equivalente, que não infrinja nenhum direito de propriedade intelectual da IBM ou quaisquer outros direitos da IBM, poderá ser utilizado em substituição a este produto, programa ou serviço. Entretanto, a avaliação e verificação da operação de qualquer produto, programa ou serviço não-IBM é de inteira responsabilidade do Cliente.
A IBM pode ter patentes ou solicitações de patentes pendentes relativas a assuntos tratados nesta publicação. O fornecimento desta publicação não garante ao Cliente nenhum direito sobre tais patentes. Pedidos de licença devem ser enviados, por escrito, para:
Para pedidos de licenças com relação a informações sobre DBCS (Conjunto de Caracteres de Byte Duplo), entre em contato com o Departamento de Propriedade Intelectual da IBM em seu país ou envie pedidos, por escrito, para:
O parágrafo a seguir não se aplica a nenhum país em que tais disposições não estejam de acordo com a legislação local:
A INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES CORPORATION FORNECE ESTA PUBLICAÇÃO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA", SEM GARANTIA DE NENHUM TIPO, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE MERCADO OU DE ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO PROPÓSITO. Alguns países não permitem a exclusão de garantias expressas ou implícitas em certas transações; portanto, esta disposição pode não se aplicar ao Cliente.
Estas informações podem incluir imprecisões técnicas ou erros tipográficos. Periodicamente, são feitas alterações nas informações aqui contidas; tais alterações serão incorporadas em futuras edições desta publicação. A IBM pode fazer aperfeiçoamentos e/ou alterações nos produtos e/ou programas descritos nesta publicação, a qualquer momento, sem aviso prévio.
Referências nestas informações a Web sites não-IBM são fornecidas apenas por conveniência e não representam de forma alguma um endosso a esses Web sites. Os materiais contidos nesses Web sites não fazem parte dos materiais deste produto IBM e a utilização desses Web sites é de responsabilidade do usuário.
A IBM pode utilizar ou distribuir qualquer informação fornecida, da forma que julgar apropriada, sem que isso incorra em qualquer obrigação para com o Cliente.
Licenciados deste programa que pretendam obter mais informações sobre o mesmo com o objetivo de permitir: (i) a troca de informações entre programas criados independentemente e outros programas (incluindo este) e (ii) a utilização mútua das informações trocadas, devem entrar em contato com:
Tais informações podem estar disponíveis, sujeitas a termos e condições apropriados, incluindo, em alguns casos, o pagamento de uma taxa.
O programa licenciado descrito neste documento e todo o material licenciado disponível são fornecidos pela IBM sob os termos do Contrato com Cliente IBM, Contrato de Licença de Programa Internacional IBM ou qualquer contrato equivalente.
Todos os dados de desempenho aqui descritos foram determinados em um ambiente controlado. Portanto, os resultados obtidos em outros ambientes operacionais podem variar significativamente. Algumas medidas podem ter sido tomadas em sistemas em fase de desenvolvimento e não há garantia de que tais medidas sejam as mesmas nos sistemas normalmente disponíveis. Além disso, algumas medições podem ter sido estimadas através de extrapolação. Os resultados reais podem variar. Os usuários deste documento devem verificar os dados que se aplicam ao seu ambiente específico.
As informações referentes a produtos não-IBM foram obtidas junto a fornecedores desses produtos, anúncios publicados ou outras fontes publicamente disponíveis. A IBM não testou esses produtos e não pode confirmar a precisão de desempenho, compatibilidade nem qualquer outra reivindicação relacionada a produtos não-IBM. Dúvidas sobre os recursos dos produtos não-IBM devem ser encaminhadas aos fornecedores dos respectivos produtos.
IBM é uma marca comercial da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
IBM é uma marca comercial da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Java e todas as marcas comerciais e logotipos baseados em Java são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Sun Microsystems, Inc., nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Microsoft, Windows, Windows NT e o logotipo do Windows são marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Intel, Intel Inside (logotipos), MMX e Pentium são marcas comerciais da Intel Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas comerciais ou marcas de serviço de terceiros.
Este produto também é baseado em parte do trabalho do Projeto FreeType. Para obter mais informações sobre o Freetype, consulte http://www.freetype.org.
Este produto inclui software desenvolvido pela Apache Software Foundation http://www.apache.org/.