Adaptador de Log Genérico para Autonomic Computing - Notas sobre o Release

Problemas e soluções alternativas conhecidos

  1.0 Último Registro Não é Processado Quando o Adaptador de Log Genérico é Executado Continuamente
  1.1 Limitação ao Analisar Logs do WebSphere® Application Server no UNIX
  1.2 Limitação ao Analisar Logs de Erros do WebSphere MQ no UNIX
  1.3 Problemas ao Analisar Arquivos de Log Utilizando runregex_showlog_example.bat/sh
  1.4 A Análise de Alguns Logs Gera Informações Incorretas de Fuso Horário
  1.5 Elementos de Dados Estendidos Inválidos Gerados
  1.6 Scripts do Adaptador de Log Genérico Não São Legíveis no z/OS
  1.7 Informações e Limitações de Log do Adaptador de Log Genérico
  1.8 Nenhuma Validação Feita no Tipo de Arquivo de Log
  1.9 Limitação ao Analisar Arquivos activity.log do WebSphere Application Server
  1.10 Limitação ao Analisar Arquivos de Log Gerados em um Código de Idioma Diferente
  1.11 Problemas ao Descompactar com o Utilitário Descompactar Arquivo ZIP do Windows® XP
  1.12 Limitação ao Monitorar os Arquivos activity.log do WebSphere Application Server e os Arquivos de Log de Erros do IBM® HTTP Server com o Analisador Estático Respectivo
  1.13 A Análise de Arquivos de Log com Símbolos de Fuso Horário Exclusivos com Três Letras Pode Retornar Horários de Criação Incorretos para Eventos

Informações leia-me adicionais associadas ao Adaptador de Log Genérico TPTP estão disponíveis nas Notas sobre o release do TPTP V3.3.

1.0 Último Registro Não Processado Quando o Adaptador de Log Genérico É Executado Continuamente

Quando o Generic Log Adapter está monitorando continuamente um arquivo de log, ele não processa o último registro quando não há um padrão de encerramento especificado. O último registro será processado apenas quando o Generic Log Adapter estiver sendo encerrado.

Para assegurar que o último registro seja processado durante a monitoração, forneça um padrão de encerramento para os registros no arquivo de configuração do Generic Log Adapter.

1.1 Limitação ao Analisar Logs do WebSphere Application Server no UNIX

Ao analisar a atividade binária do WebSphere Application Server ou os logs de serviço nas plataformas UNIX® utilizando o Generic Log Adapter, o usuário deve ter privilégios iguais ou superiores aos do instalador do WebSphere Application Server.

Para solucionar essa limitação, o log binário de serviço ou de atividade deve ser movido para um diretório com os mesmos privilégios que o usuário do Generic Log Adapter, antes da análise do log.

1.2 Limitação ao Analisar Logs de Erros do WebSphere MQ no UNIX

Ao analisar os logs de Erros do WebSphere MQ em plataformas UNIX utilizando o Generic Log Adapter, o usuário deve ter privilégios iguais ou superiores aos do instalador do WebSphere MQ.

Para solucionar essa limitação, mova os logs de Erros do MQ para um diretório com os mesmos privilégios que o usuário do Generic Log Adapter, antes da análise dos logs.

1.3 Problemas ao Analisar Arquivos de Log Utilizando runregex_showlog_example.bat/sh

Ao tentar utilizar o runregex_showlog_example.bat e o runregex_showlog_example.sh para analisar um log de atividades do WebSphere Application Server, não é possível localizar o utilitário showlog do WebSphere Application.

Para solucionar esse problema, edite o arquivo regex_showlog_example.adapter no editor de regras e atualize a propriedade Conversor do Sensor para apontar para o local do diretório apropriado do WebSphere Application Server.

1.4 A Análise de Alguns Logs Gera Informações Incorretas de Fuso Horário

A análise de alguns logs gera informações incorretas de fuso horário.

Apenas os arquivos de log com time stamps contendo informações de fuso horário produzirão dados analisados com valores creationTime tendo o fuso horário correto. Se os time stamps em um arquivo de log não contiverem informações de fuso horário, o Adaptador de Log Genérico gerará valores de creationTime com informações incorretas de fuso horário.

1.5 Elementos de Dados Estendidos Inválidos Gerados

O Generic Log Adapter gerará um elemento inválido do Evento de Base Comum extendedDataElements para um registro de log se não houver uma regra que corresponda ao valor do nome ou tipo. O extendedDataElement não deverá ser gerado se não houver um nome ou tipo analisado a partir do registro de log, mas o Generic Log Adapter gerará apenas um com o campo de valor.

Para solucionar esse problema, assegure-se de que sejam fornecidas regras que façam com que os três campos - nome, valor, tipo - do extendedDataElement sejam correspondidos.

1.6 Scripts do Adaptador de Log Genérico Não São Legíveis no z/OS ®

A descompactação dos arquivos runtime.zip e rules.zip no z/OS às vezes produz scripts de arquivo ilegíveis.

Para evitar esse problema, assegure-se de que o procedimento a seguir seja seguido ao descompactar os arquivos runtime.zip e rules.zip em um sistema z/OS.

unzip -a runtime.zip
unzip -a rules.zip
unzip -o rules.zip *.adapter
unzip -o runtime.zip *.xsd

1.7 Informações de Log do Adaptador de Log Genérico

Quando o Generic Log Adapter é executado fora de um ambiente Eclipse, ele registra as mensagens e os erros em um arquivo denominado hgla.log. Ao ser executado no modo independente, o arquivo hgla.log será criado no diretório de trabalho atual. Ao ser executado como parte de uma operação de importação de log remoto utilizando o Log and Trace Analyzer, o arquivo hgla.log estará localizado no sistema remoto no diretório temporário especificado na variável SYS_TEMP_DIR no arquivo de configuração do Agent Controller, serviceconfig.xml. Por exemplo, o arquivo hgla.log será localizado no diretório /tmp ou /var/tmp se estiver sendo executado em um sistema UNIX ou Linux™ ou em c:\Documents and Settings\userid\Local Settings\Temp se estiver sendo executado em um sistema Windows.

Ao ser executado em um ambiente Eclipse, por exemplo como parte de uma operação de importação do log local utilizando o Log and Trace Analyzer, o Adaptador de Log Genérico registra as mensagens e erros no arquivo hgla.log no diretório .metadata\.plugins\org.eclipse.hyades.logging.adapter no diretório workspace do Eclipse.

O Adaptador de Log Genérico registra os eventos com níveis de log 10, 20, 30, 50 e 60. O arquivo hgla.log pode ser importado no Log and Trace Analyzer para diagnosticar problemas encontrados pelo Adaptador de Log Genérico ao analisar o arquivo de log.

1.8 Nenhuma Validação Feita no Tipo de Arquivo de Log

Nenhuma validação é feita pelo Generic Log Adapter para determinar se o tipo de arquivo de log que está sendo analisado corresponde à configuração do arquivo de adaptador.  Por exemplo, se o arquivo de log especificado na configuração do sensor no arquivo de adaptador não for do tipo para o qual as regras de configuração e de substituição do extrator na configuração do analisador foram projetadas, poderão ocorrer resultados inesperados.  A análise pode suceder sem erro, mas os dados resultantes do Evento de Base Comum estarão incorretos.  A análise pode falhar com mensagens de erro indicando que dados incorretos foram encontrados.

Para solucionar esse problema, assegure-se de que o arquivo especificado na configuração do componente de sensor seja do tipo correto.

1.9 Limitação ao Analisar Arquivos activity.log do WebSphere Application Server

Ao analisar arquivos binários do log de atividades do WebSphere Application Server em máquinas não em inglês, utilizando o runregex_showlog_example.bat/sh, os dados do registro de log não serão mapeados com êxito em um Evento de Base Comum.  Em vez disso, alguns dados do registro de log poderão aparecer no campo incorreto do Evento de Base Comum.

1.10 Limitação ao Analisar Arquivos de Log Gerados em um Código de Idioma Diferente

Ao analisar arquivos de log que contenham time stamps em um código do idioma diferente daquele em que o Generic Log Adapter está sendo executado, utilizando um arquivo de adaptador baseado em regras configurado para utilizar o atributo Formato de Hora na regra de substituição para creationTime, o time stamp e outros dados do registro de log podem não ser analisados corretamente.  Por exemplo, ao analisar um arquivo de log de acesso do IBM HTTP Server em inglês em uma máquina em japonês utilizando   config\IHS\access\v1.3.19.3\runregex_example.bat/sh, os valores de creationTime nos Eventos de Base Comum resultantes terão um valor zero e o campo msg do Evento de Base Comum ficará em branco.

Para solucionar esse problema, altere o arquivo runregex_example.bat/sh, incluindo os seguintes parâmetros da JVM no comando java:

-Duser.language=2-char-language-code -Duser.region=2-char-country-code

em que o idioma e os códigos de idioma são para o código do idioma em que se encontram os time stamps.  Para o exemplo mencionado, os parâmetros da JVM seriam:

-Duser.language=en -Duser.region=US

Alternativamente, altere o arquivo do adaptador com base em regras especificando os códigos de idioma e país para o código do idioma do time stamp nos atributos de Instância de Contexto associados.

1.11 Problemas ao Descompactar Arquivos com o Utilitário Unzip do Windows XP

Ao instalar o Generic Log Adapter no Windows XP, ocorrem problemas ao descompactar o arquivo rules.zip do Generic Log Adapter com o utilitário nativo de descompactação de arquivo zip do Windows XP.  Alguns diretórios e arquivos não são descompactados.  Como resultado desse problema, alguns tipos de arquivo de log não podem ser analisados utilizando o Generic Log Adapter.Para solucionar esse problema, ao instalar no Windows XP, utilize um outro utilitário de descompactação de arquivo ZIP, como WinZip ou UnZip.

1.12 Limitação ao Monitorar Arquivos activity.log do WebSphere Application Server e Arquivos de Log de Erros do IBM HTTP Server com o Analisador Estático Respectivo

A análise contínua do log de atividade do IBM WebSphere Application Server e dos arquivos de log de erros do IBM HTTP Server com os analisadores estáticos respectivos às vezes resulta em registros ausentes da saída analisada. Especificamente, quando o arquivo de log é anexado com novos registros, o primeiro registro anexado não é analisado e não é incluído na saída analisada. Esse problema ocorre quando a instância do contexto é configurada com continuousOperation="true" no arquivo de configuração do adaptador estático para os logs. Uma solução alternativa para esse problema é analisar o arquivo de log uma vez, configurando a instância do contexto com continuousOperation="false" ou utilizar o adaptador com base em regras para monitoração contínua.

1.13 A Análise de Arquivos de Log com Símbolos de Fuso Horário Exclusivos com Três Letras Pode Retornar Horários de Criação Incorretos para Eventos

Ao converter arquivos de log que utilizam símbolos de fuso horário com três letras no formato CBE utilizando o Adaptador de Log, é possível que horários de criação incorretos sejam gerados para eventos de log se o símbolo de fuso horário com três letras não for exclusivo. Por exemplo, o símbolo com três letras "IST" poderia ser interpretado como Israeli Standard Time, Indian Standard Time, Iran Standard Time ou Irish Summer Time.

Retornar para o arquivo leia-me principal

©Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.